Modelo de lição: O bom samaritano 

Modelo de lição: O bom samaritano 

Este é um exemplo de aula bíblica sobre a parábola do bom samaritano, contada por Jesus. Apesar de ser uma lição direcionada às crianças, o adulto que ler este texto, certamente poderá aprender muito com esta parábola, que é uma das mais conhecidas de Jesus. Aprendemos que devemos demonstrar amor e compaixão, mesmo àqueles que julgamos não merecem. Também podemos compreender que a vida religiosa não significa que estamos fazendo a vontade de Deus, pois duas pessoas consideradas exemplos de religiosos não fizeram a vontade de Deus: ajudar um necessitado. 

Introdução 

Quem aqui sabe o que devemos fazer para demonstrar que amamos a Deus? (deixe as crianças responderem) Alguém sabe qual a principal forma de demonstrarmos amor a Deus? (mais uma vez, deixem as crianças falarem o que pensam). 

Na história de hoje vamos aprender sobre como podemos demonstrar que realmente amamos a Deus. Vamos aprender sobre o bom samaritano. 

O ideal é que o professor pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma parábola. Dependendo da idade das crianças, explique o que é uma parábola antes de iniciar sua aula sobre o bom samaritano. 

História 

Certo dia Jesus conversava com seus discípulos quando um homem se aproximou. Este homem era um intérprete da lei, ou seja, ele estudava os mandamentos do Antigo Testamento para cumpri-los. Este homem chegou até Jesus e perguntou: “mestre, o que eu devo fazer para herdar a vida eterna?”. Esta pergunta parece simples, mas não é, pois nada do que podemos fazer pode garantir a nossa salvação. A única forma de termos certeza de nossa salvação é através de Jesus Cristo, que morreu pelos nossos pecados. 

Depois que o homem perguntou aquilo, Jesus olhou para aquele estudioso das leis e respondeu: “o que diz a lei?”. O homem falou: “A lei diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. 

Então, Jesus disse que ele estava certo, mas o homem queria ter certeza daquilo e pergunto mais uma vez: “quem é o meu próximo?”. Será que devemos amar só nossa família, ou nossos amigos? Será que é correto amar alguém que não gosta de nós? 

Professor, nesta história sobre o bom samaritano é essencial que você explique o que era um samaritano. 

Quem é o meu próximo? 

Uma coisa importante de se explicar, nessa aula sobre o bom samaritano é que naquela época os judeus não eram amigos de um povo chamado samaritano. Os judeus acreditavam que os samaritanos não amavam a Deus. Jesus, então, contou uma história para aquele estudioso e disse o seguinte; certa vez um homem foi assaltado e espancado na estrada e estava quase morrendo. Então, passou um sacerdote (uma espécie de líder da igreja) viu aquilo, mas não ajudou. Em seguida, passou um levita (os levitas ajudavam os sacerdotes a realizarem os serviços nos templos) e não ajudou.  

A parábola do bom samaritano, então, aponta duas pessoas que eram respeitadas naquela sociedade, mas que não praticavam o que ensinavam. 

Logo depois, passou um samaritano e ajudou o homem ferido. Levou até uma hospedagem e pagou tudo. Depois de contar a parábola do bom samaritano, Jesus perguntou ao estudioso da lei, “quem agiu certo o sacerdote, o levita ou o samaritano?”. Ao ouvir a pergunta aquele estudioso poderia ter ficado confuso, pois o sacerdote e o levita eram vistos como religiosos corretos e exemplos de servos de Deus, mas o samaritano não, mas na história de Jesus, foi justamente o samaritano que agiu com compaixão. O estudioso disse para Jesus: quem agiu corretamente foi o samaritano; e Jesus lhe respondeu, “muito bem. Faça a mesma coisa”. 

Explicação da parábola do bom samaritano 

Outra dica para o professor obter um bom desempenho ao dar a aula sobre o bom samaritano é explicar o que é um levita e um sacerdote. 

O que Jesus quis dizer nesta história é que não importa quem você seja, um pastor, um missionário ou uma pessoa simples, para ser salvo você precisa demonstrar amor às pessoas. Muitas pessoas são importantes, realizam a obra de Deus, mas não demonstram amor. Para ser salvo você não precisa ser um líder religioso, precisa apenas demonstrar amor a todos.  

Como a única pessoa que ajudou o homem que fora assaltado e espancado, foi um samaritano, a história passou a ser conhecida como a parábola do bom samaritano. 

Dependendo da idade das crianças, não deixe de explicar o que é uma parábola (uma espécie de conto, de historieta). 

Conclusão 

A melhor maneira que existe de demonstrar que realmente amamos a Deus é amando a todas as pessoas, independente de quem sejam. Mesmo aquelas que não são nossos amigos, ou que achamos que faz muitas coisas erradas, como foi o caso do bom samaritano. Nós também fazemos muitas coisas erradas, e mesmo assim Deus nos ama. 

Demonstrar amor aos demais não é só falando e nem ajudando somente quem conhecemos e a quem gostamos. Demonstrar amor é ajudar mesmo aqueles a quem achamos que não merece nossa ajuda. 

Em 1 João 3:18 está escrito “filhinhos, não amemos apenas de palavras e de boca, mas de fato e de verdade”. 

Momento de oração final 

Quem nunca aceitou Jesus como salvador de sua vida, pode orar comigo hoje, pedindo para que ele venha em sua vida e faça que você tenha amor por todas as pessoas (ORE e faça o APELO). Se você já aceitou a Jesus como salvador e entendeu que precisa amar mais as pessoas, como fez o bom samaritano, vamos orar para que Deus lhe dê oportunidade de demonstrar amor às pessoas (ORE).  

Complemente sua aula

Confira mais aulas como este modelo de aula sobre o bom samaritano, em nosso site:

Se você é professor do Ministério Infantil, então você precisa conhecer o livro Ministério Infantil não é Brincadeira, onde você aprende a vencer seus medos e limites para dar aula para crianças.