Estudo sobre o versículo – O Justo viverá pela fé 

Estudo sobre o versículo – O Justo viverá pela fé 

Um dos versículos conhecidos é este: o justo viverá pela fé. Praticamente, todo crente conhece este versículo. Mas vamos falar a verdade, poucos sabem onde ele está na Bíblia, não é mesmo? Ele está em Habacuque 2:4 e é repetido no Novo Testamento, em Romanos 1:7, Hebreus 10:38 e Gálatas 3:11. 

Hoje, vamos estudar a sua versão mais antiga, que está no Antigo Testamento, entender seu contexto a tirar lições preciosas para nossa vida prática. Portanto, meu irmão, se você quer mergulhar no versículo “o justo viverá pela fé”, você está no lugar certo. 

Preparei esse texto de forma que você possa utilizá-lo para uma devocional pessoal, ou como esboço de um estudo bíblico para jovens e adolescentes. Não que não sirva para o cristão em geral, mas é que eu uso exemplos mais ligados ao mundo deles. Pois o próprio profeta tem características muito parecidas com os jovens. 

Então, chega de “lenga lenga” e vamos ao nosso estudo sobre o versículo “o justo viverá pela fé”. 

Quem foi Habacuque? 

Antes que você pense: “ele foi o pai dos biscoitos, afinal Abba significa pai em hebraico e Cookie significa biscoitos em inglês”, saiba que não é nada disso. Ok! O trocadilho não foi dos mais felizes, mas vamos ao estudo de verdade. 

Falando sério, Habacuque foi um profeta que tem uma característica diferente dos demais. Habacuque tem um perfil mais humano e questionador. Ao ler suas palavras, identificamos um questionamento sobre o agir de Deus. 

Quem nunca questionou a forma de Deus agir que atire a primeira pedra. Quem pode entender por que Deus permite que crianças sofram, em guerras ou com doenças como câncer ou paralisia cerebral? 

Habacuque também faz questionamentos difíceis a Deus. Portanto, se você tem um perfil questionador, saiba usar essa característica para buscar a verdade de Deus. O problema é que muitas pessoas, principalmente jovens e adolescentes, usam essas dúvidas apenas para duvidar de Deus e se sentirem “desobrigados” de seguir uma aliança com o Criador. 

Recomendo que, depois de ler esse estudo com o tema “o justo viverá pela fé”, você leia Habacuque por inteiro. São apenas três capítulos, que você vai ler em menos de uma hora. 

No primeiro capítulo, o profeta questiona por que a maldade se multiplica e os perversos governam sobre os justos. Quem nunca se questionou coisas parecidas? 

Para este estudo, eu foco o trecho de Habacuque 2:1 a 8. Vamos lá, então. 

Análise de Habacuque 2:1 a 3 

Para essa análise do livro de Habacuque, vou usar a versão Almeida Revista e Atualizada. Vamos começar lendo com atenção este trecho: 

Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Habacuque 2:1-3 

Aqui, percebemos uma certa urgência na mensagem, embora ela seja para o futuro. O profeta, por sua vez, toma uma postura de vigiar e se colocar sobre a fortaleza, ou seja, ele assume o compromisso de ouvir e entender a resposta de Deus. 

O primeiro passo para que possamos viver uma fé genuína é assumir o compromisso de se colocar como vigia, ou seja, como alguém disposto a receber a resposta e aceitá-la como verdade. Habacuque, apesar de suas queixas, tomou a decisão de aceitar a resposta de Deus. 

Quais são sua dúvidas? 

Apesar de nossas dúvidas e queixas, devemos abrir nossa mente e nosso coração para receber a verdade de Deus. 

Antes de receber a promessa de que “o justo viverá pela fé”, Habacuque entendeu que ele precisa receber de Deus uma resposta para seus conflitos e queixas. 

É normal que homem questione o agir de Deus, e até mesmo sua existência, no entanto, se você não criar uma barreira e se comprometer a buscar uma resposta justa de Deus, você vai receber. 

Eu me converti na adolescência e já questionei muitas vezes o agir e a existência de Deus. Quando me dispus a acalmar meu coração e deixar Deus agir, fui conduzido às águas mansas. Assim, posso te afirmar que quando nos colocamos com sinceridade na presença de Deus, Ele não nos deixa sem resposta.  

Habacuque 2:4 – Eis o soberbo 

Antes de afirmar que o justo viverá pela fé, o profeta Habacuque faz um alerta contra o soberbo. A marca registrada, digamos assim, da Babilônia não era a idolatria, como a de outros povos ao redor de Israel, mas a soberba. Lembra de Nabucodonosor vivendo como animal? 

Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé. Habacuque 2:4 

E é aqui que vem o ponto chave de nosso estudo sobre “o justo viverá pela fé”: o orgulho, a vaidade. 

O orgulho é um mal que afasta o homem de Deus desde a criação. Adão e Eva foram iludidos pela promessa de serem como Deus. Assim, até hoje, somos iludidos pelo orgulho, pela sensação de sermos melhores que os outros. 

O orgulho é tipo um vírus que vive se adaptando para atacar as pessoas de uma forma inovadora. Assim, existem muitos tipos de orgulhos, do mais comum aos mais sutis, como orgulho: 

  • Das conquistas financeiras e dos bens adquiridos; 
  • Do poder e influência que exerce na sociedade, por ser político, empresário ou ter um cargo de prestígio; 
  • Dos talentos para servir nos ministérios, como talento para música, para pregar em público, facilidade para trabalhar com crianças, para ministrar aos jovens e até orgulho de seus princípios teológicos; 
  • De ser humilde (é contraditório, mas real); 
  • De ser abençoador (alguém que faz questão de ajudar aos outros só para ser visto como piedoso). 

Esses são apenas alguns exemplos de como o orgulho pode se manifestar de forma sutil. 

O pecado é insaciável 

Antes de falarmos sobre o justo, que vive da fé, vamos pular para o versículo cinco, onde lemos mais alguns alertas. 

Assim como o vinho é enganoso, tampouco permanece o arrogante, cuja gananciosa boca se escancara como o sepulcro e é como a morte, que não se farta; ele ajunta para si todas as nações e congrega todos os povos. Habacuque 2:5 

Um dos perigos do orgulho é que ele nos leva às comparações e essas comparações são intermináveis. Isso acontece porque queremos sempre nos comparar aos outros, mas nunca nos sentiremos “imbatíveis” naquilo que gera nosso orgulho. 

O orgulho nunca nos dá a sensação de “dever cumprido. Cheguei ao ponto mais alto que podia”. Vamos sempre continuar nos comparando com os outros. O pior é que, vamos falar a verdade, não importa o quão bom sejamos em algo, no mundo sempre vai ter um milhão de pessoas melhores do que a gente. 

Por isso, o justo viverá pela fé, pois ele não é preso às comparações. Ele apenas tem fé de que Deus está o guiando corretamente. 

O justo viverá pela fé 

Agora, voltemos ao versículo 4, para estudarmos o termo: o justo viverá pela fé. 

Como lemos antes, o texto apresenta opostos. Isso é muito comum na Bíblia, em especial no Antigo Testamento, quando o autor apresenta ideias opostas. 

Primeiro, Habacuque fala sobre o soberbo, depois ele menciona o justo. Por isso, apesar de parecer um termo vago, o justo aqui pode ser visto como alguém que não é soberbo, que é humilde e equilibrado (sem orgulho da própria humildade). 

Quando lemos que o justo viverá pela fé, pensamos apenas em uma pessoa justa, justificada pelo sangue de Jesus, vivendo com fé. Porém, o termo justiça aqui tem conotação de andar na verdade, falar a verdade e viver a verdade. 

Busque a justiça em seus atos 

Portanto, o justo é aquele que aplica a verdade em sua vida. E de que verdade estamos falando? Da verdade da Palavra de Deus.  

Jesus disse que ele é o caminho, a verdade e vida. Portanto, devemos aplicar essa verdade em nossa vida. 

Se você tem sede de buscar uma vida plena, satisfeito com o que ela te oferece, sem ansiedade e angústia por buscar sempre mais e mais, você precisa aplicar a verdade de Deus em sua vida. 

Podemos olhar para o mundo ao redor e observar que aqueles que não vivem de acordo com essa verdade estão sempre insatisfeitos. Querem mais dinheiro, mais sexo, mais poder, mais reconhecimento social e assim por diante. 

Para encontrar satisfação em sua vida, viva conforme a Palavra de Deus. O justo viverá pela fé significa que aquele que aplica a justiça de Deus em sua vida, em seus atos, palavras e planos encontrará satisfação nessa vida, conforme sua fé. 

Conclusão 

Quem vive com essa vontade de aplicar a justiça de Deus em sua rotina vive pela fé, pois entende que esses atos renderão frutos eternos. 

Então, se você quer viver com satisfação plena em sua vida, assim como o justo que vive da fé, aplique a verdade de Deus em sua vida. 

Complemente seu estudo sobre o justo viverá pela fé: