Temas para reunião de casais
Precisa de dicas de temas para reunião de casais? Então, confira essas sugestões. A reunião de casais tem se tornado um importante instrumento para o fortalecimento das famílias cristãs. Através destas reuniões, assuntos antes considerados tabus para serem discutidos dentro da igreja começaram a ser debatidos.
Essas reuniões ajudam as famílias a encontrarem seus erros, assumir suas responsabilidades e entenderem o porquê de muitas situações. Organizar uma equipe de casais exige cuidado e preparação, mas quando os resultados começam a aparecer podemos perceber que trata-se de uma ferramenta indispensável para a igreja cristã. Neste texto quero orientar os líderes de cada igreja a buscar assuntos indispensáveis para estas reuniões como existem inúmeras possibilidades de cada tema ser desenvolvido.
A primeira dica para reunião de casais que dou é que a equipe, antes de começar o planejamento do ano, do semestre, ou como for, busque material adequado para embasar suas reuniões. Hoje em dia, existem ricos livros de casais, pregações e seminários que podemos encontrar na internet. Particularmente, gosto muito das pregações do pastor Cláudio Duarte sobre casais.
De uma maneira direta e bem humorada o pastor Cláudio Duarte comenta assuntos delicados, antes considerados tabu. Não é difícil encontrarmos bons vídeos de pregações sobre sexo. Recomendo apenas, o cuidado de se pesquisar sobre a pessoa que está ministrando e que os líderes assistam ao vídeo por completo para terem certeza que o vídeo não conflita com os ensinamentos de sua própria congregação.
Tema para reunião de casais – Finanças
Pode parecer fácil, mas falar de finanças nas igrejas é algo que deve ser feito com muito cuidado e responsabilidade. Também existem muitos livros sobre finanças para casais. A leitura de um bom livro sobre finanças pode render assuntos para várias reuniões.
As primeiras reuniões sobre o assunto podem abordar o básico sobre finanças para casais como organização, prioridades, planejamento, planilha de gastos, metas a curto e longo prazo. Sem este conhecimento prévio, os demais assuntos podem não surtir os efeitos necessários.
Também acho fundamental que a igreja discuta as diferentes necessidades do casal. O marido precisa entender que algumas necessidades femininas não são capricho, como cremes para o corpo, diferentes sapatos, artigos para casa ou alimentação de qualidade. A mulher, por sua vez, precisa entender a vontade que o homem tem de comprar coisas para si como vídeo game, artigos esportivos ou ferramentas. No entanto, ambos precisam saber que não devem existir exageros e é indispensável traçar um gasto máximo com essas coisas. Por exemplo, a mulher gastar no máximo R$ 100 por mês com cosméticos.
O planejamento e organização das finanças também é um assunto indispensável. Criar planilha de gastos, traçar gasto máximo para algumas áreas, como cosméticos, roupas ou passeios, estabelecer um fundo de reserva e, principalmente, prioridades. O que será mais importante: comprar um carro em prestações de R$ 700 ou pagar uma escola particular para o filho?
Estes sãos apenas alguns assuntos básicos. Bons livros de finanças para casais podem lhe ajudar a encontrar ótimos assuntos para reunião de casais.
Filhos e Família
Este é um dos assuntos mais delicados a ser tratado nas reuniões, pois cada casal possui um histórico diferente em relação aos filhos. Existem casais com filhos de outros casamentos, casais com filhos pequenos apenas, casais com filhos jovens, casais com filho adotivo, etc. Por isso, as reuniões sobre filhos precisam ser bem detalhadas e planejadas. Mais uma vez, ressalto, é indispensável a leitura de livros sobre criação de filhos.
Além disso, cada membro do casal tem suas ideias individuais sobre regras, recompensas e disciplina. Muitas vezes essas ideias vêm do passado, da forma que foram criados. Evidente que, como cada um foi criado de uma forma, cada membro tenha uma ideia diferente de como melhor criar seus filhos.
Durante a reunião de casais é importante que seja revelado como a mãe tem uma perspectiva de criação bem diferente do pai. Ambos precisam se conhecer, estabelecer limites e regras entre si para que os filhos não se aproveitem a falta de critério para manipularem os pais. Um filho que sabe que o pai sempre cede aos pedidos da mãe, sempre vai pedir o que quer para a mãe, pois percebe que a opinião do pai é irrelevante.
Sexo
A sexualidade é um assunto complexo e bem diversificado que tem ganhado espaço nas igrejas. O sexo é discutido abertamente nas igrejas evangélicas. Sabemos que é um assunto delicado, mas muito importante na formação da família. Infelizmente, muitas famílias são destruídas por falta de conhecimento sobre esta área. Entender as necessidades do homem e a complexidade feminina é fundamental, portanto, para o casal cristão que não quer ter problemas nesta área.
Os livros evangélicos sobre sexo são ricos e muito bem relacionados com os ensinamentos bíblicos. Além do pastor Cláudio Duarte, os livros do pastor Jorge Linhares também ajudam muito o casal cristão a se fortalecer nesta área.
A recomendação que dou para as reuniões de casais sobre sexo é criar métodos que evitem o constrangimento e que estimulem as pessoas a se abrirem. Uma das formas de se fazer isso é criar perguntas por escrito de forma anônima. Reuniões separando homens e mulheres também ajudam as pessoas a se abrirem. Os líderes da equipe de casal devem, portanto, se dedicar muito a este trabalho, pois acho indispensável que estejam disponíveis para atendimento pessoal. É normal, contudo, que casais só exponham seus problemas em uma conversa privada.
Leia também: