O que o casal pode aprender com Sadraque, Mesaque e Abednego?
Muitas vezes, lemos as histórias bíblicas de forma isolada e não percebemos que elas podem nos ensinar muito em uma área específica da vida. Neste estudo sobre Sadraque, Mesaque e Abedenego, o foco será na vida do casal.
O homem moderno enfrenta situações rotineiras bem diferente de anos atrás, quando digo anos, refiro-me aos tempos bíblicos. Ou seja, há milhares de anos, no entanto, o caráter de um servo de Deus continua o mesmo. Assim como naquela época, e como sempre será, o homem de Deus deve ter convicção de sua fé e ser firme em seu posicionamento diante de situações que desafiem sua crença.
As escrituras estão repletas de exemplos bíblicos de homens que mostraram como agir em situações adversas, de provações e tentações. Alguns exemplos de personagens bíblicos que inspiram os homens são: José, Daniel, Davi, Moisés, João, Paulo, Pedro e tantos outros. Hoje quero escrever sobre três amigos que passaram juntos por uma provação e foram salvos por Deus por manterem sua confiança no Senhor.
No livro de Daniel podemos ler a história de Sadraque, Mesaque e Abednego. Três amigos judeus adoravam apenas ao único Senhor, mas o rei os desafiou a se prostrarem e adorá-lo como um deus, contrariando totalmente sua fé. Para acompanhar essa história, recomendo a leitura de Daniel, a partir do capítulo 3.
Como cristãos, sabemos que devemos honrar e obedecer a nossos líderes, no entanto, quando a obediência a esses líderes nos leva a pecar contra Deus, nosso posicionamento deve ser firme, ainda que soframos algumas consequências desagradáveis.
Nossa vida é um testemunho do agir de Deus
Os três judeus enfrentariam a morte na fornalha se não obedecessem ao rei. Hoje em dia, podemos ser “condenados” de outras formas, como ser despedidos, deixarmos de fazer parte de um grupo social, ou até sermos rejeitados por parentes.
Evidentemente são consequências menos desagradáveis do que ser queimado vivo, mas ainda assim, quando passamos por situações assim, achamos que nosso problema é o maior de todos.
Na sequência da história de Sadraque, Mesaque e Abednego, vemos que nada aconteceu quando foram jogados na fornalha ardente. O rei, em seguida, decretou que todos deveria adorar ao Deus dos judeus. Também lemos que foi visto um quarto homem dentro da fornalha.
O que nos leva a entender que nas provações, Deus está do nosso lado, e até outras pessoas podem perceber isso.
O que podemos aprender com a história de Sadraque, Mesaque e Abednego é que quando mantemos nossa postura de fidelidade, além de sermos honrados, até aqueles que nos condenaram têm a oportunidade de reconhecer a intervenção divina em nossas vidas. Servimos de testemunho para os que observam.
Provações modernas
O que coloca um pai de família à prova hoje em dia são situações diferentes. Piadinhas sujas no trabalho, entrar em sites com fotos de mulheres sensuais, comerciais, filmes e programas de televisão apelativos sexualmente, possibilidade de desviar dinheiro na empresa, falar mal de algum colega do trabalho, beber “socialmente” ou fazer corpo mole no trabalho são algumas situações que contradizem a fé cristã, mas que um homem enfrenta rotineiramente. Podemos nos curvar e aceitar algumas dessas posturas, ou podemos mostrar nossa postura cristã de não concordar com essas coisas.
Nossa postura, nosso exemplo de vida, pode ser uma forma de demonstrar o amor de Deus, alcançar vidas. Quando não concordamos com os valores invertidos deste mundo, as pessoas observam nosso comportamento. Ao verem o agir de Deus em nossas vidas, nossos ‘perseguidores’ podem entender que existe uma fé genuína em nós, e eles mesmos podem se interessar em mudar de atitude, como fez o rei Nabucodonosor (Daniel 3:30).
Como vencer provações como Sadraque Mesaque e Abedenego
Ao ler a história podemos perceber um detalhe interessante: os três andavam com pessoas de mesma fé. Sadraque Mesaque e Abednego eram grandes amigos porque tinham uma fé em comum, faziam parte do povo judeu e sabia que isso era uma responsabilidade de comportamento. Assim como o cristão deve entender que sobre nós está uma perspectiva de comportamento.
As pessoas esperam uma postura correta e consciente. Talvez, se um deles preferisse caminhar com babilônios, teria aceito se curvar ao rei, poderia pensar “estou me curvando só com o corpo, não tem nada de mais”.
O cristão precisa conviver com pessoas que possuem fé semelhante e ter em sua vida uma rotina que fortaleça sua fé. Ao escolher um programa de televisão, ouvir rádio ou navegar pela internet, o cristão deve sempre se perguntar se o que está fazendo não contradiz sua fé, não o coloca ‘afastado’ do povo de Deus. Cada vez que escolhemos ir por caminhos tortuosos, somos como ovelhas que preferem se desgarrar do rebanho e andar por conta própria, ficando mais propensa a cair nos apriscos.
Assim como estes três judeus, nossa companhia (não só de pessoas, mas de programas, sites e músicas) deve ser daquilo e daqueles que fortalecem nossa fé.
Gostou deste estudo sobre Sadraque Mesaque e Abedenego? Leia também: