Modelo de lição: Pedro anda sobre as águas 

Modelo de lição: Pedro anda sobre as águas 

Quando Pedro anda sobre as águas, ele nos ensina que podemos confiar em Jesus. Porém, quando ele começa a afundar, podemos perceber que as circunstâncias em nossa volta logo nos fazem esquecer de Jesus. 

Neste modelo de aula para o ministério infantil vamos refletir sobre uma das histórias bíblicas mais famosas sobre a vida de Jesus. 

  • Texto base: Mateus 14:22 a 33 
  • Textos auxiliares: João 6:15, Marcos 6:48, Salmos 46:1 e 2 
  • Objetivo: Fazer que a criança confie em Deus nos momentos difíceis de sua vida. Devemos olhar para Jesus quando nos sentirmos com medo 

Para baixar atividades bíblicas sobre esta aula CLIQUE AQUI.

Introdução 

Você já sentiu medo de alguma coisa? Ás vezes a gente tem medo de sair na rua, temos medo de trovoada, tem gente que tem medo do escuro ou de ficar sozinho. Quando estivermos com medo podemos lembrar que Deus está sempre conosco nos ajudando. Na lição de hoje nós vamos ver como Jesus ajudou um de seus discípulos* a não ter medo.  

Professor: se necessário explique o que é um discípulo, uma espécie de aluno. Explique também que Jesus tinha doze discípulos. Para esta lição é importante que a criança saiba o que é um discípulo. 

Como Pedro anda sobre as águas? 

Quando Jesus estava na Terra ele nos ensinou muitas coisas, fez muitos milagres e todos começaram a segui-lo por onde quer que ele fosse. Em todo lugar que Jesus ia, uma multidão ia atrás dele. Certa vez, ele ensinava a uma multidão quando começaram a ter fome. Jesus realizou um milagre, multiplicou os pães e peixes que tinham ali e uma multidão de milhares de pessoas foi alimentada. Depois disso, o povo ficou tão encantado que queriam transformar Jesus em rei. Queriam transformar Jesus em rei à força, mas ele fugiu do povo. 

Depois disso, Jesus entrou em um barco com seus discípulos, e navegaram para Galiléia, uma região mais distante, para ficar um pouco mais longe daquela multidão. 

Quando estavam numa área mais tranquila, o barco encostou e Jesus subiu em um monte para orar. Os discípulos não foram, ficaram no barco esperando. Mas o barco não ficou encostado, eles navegaram um pouco para se afastarem. Provavelmente para que ninguém incomodassem eles, perguntando onde estava Jesus. 

Quando estavam a 6 km da terra seca, uma tempestade se formou. O mar começou a ficar agitado. Apesar disso, os discípulos estavam acostumados, pois alguns deles eram pescadores. Mas logo a tempestade caiu, os ventos ficaram mais fortes e todos os que estavam ali ficaram com medo. 

O barco era pequeno e a tempestade poderia fazer o barco virar. 

Jesus vai até os discípulos 

Mesmo de longe Jesus conseguiu perceber que os discípulos tinham dificuldade em remar porque o vento era contrário. Então Jesus terminou a oração e foi se encontrar com eles. 

Os discípulos relutavam no barco para não naufragar, quando, de repente, olham para o mar e veem Jesus caminhando sobre as águas. Eles ficaram realmente espantados. Como era possível uma pessoa andar sobre as águas de um mar violento e em uma tempestade? 

Jesus era capaz de tudo, de realizar coisas incríveis. Mas tudo o que ele fez era para mostrar que ele tem poder e autoridade sobre todas as coisas e o mais importante era que ele pode perdoar nossos pecados. O maior objetivo de Jesus não era multiplicar os pães ou andar sobre as águas, seu objetivo era dar uma oportunidade a todos nós de termos nossos pecados perdoados. 

Quando os discípulos viram Jesus caminhando sobre as águas ficaram admirados. E um dos discípulos, Pedro, até pediu para Jesus para poder andar sobre as águas também. Será que Pedro iria conseguir? (…) Jesus disse: Vem. E Pedro saiu do barco e foi andando até Jesus sobre as águas. 

Só que, como estava ventando e chovendo muito, Pedro começou a olhar em volta e ficou com medo. Quando viu as ondas e a tempestade, ficou com muito medo e começou a afundar. 

Pedro fica com medo 

Pedro parou de olhar para Jesus porque ficou com medo. Você também já sentiu medo vendo alguma coisa acontecer perto de você? Isso acontece o tempo todo. Olhamos para alguma coisa e ficamos com medo. Uma notícia na televisão, sentimos uma dor, quando estamos doentes, ouvimos um barulho… 

É normal a gente sentir medo, não é porque a gente acredita em Deus que não vamos ter medo. Pedro não confiava em Jesus? Claro que sim, mesmo assim ficou com medo. 

Mas nessas situações que sentirmos medo, devemos lembrar que Deus pode nos ajudar em todos os momentos.  

Quando Pedro começou a afunda, ele pediu ajuda para Jesus, que logo deu a mão e segurou Pedro para não afundar. O interessante é que Jesus não fez a tempestade parar, ele simplesmente estendeu as mãos para Pedro. 

Nos momentos de dificuldade, quando estamos com medo, não significa que se orarmos o problema vai acabar, mas significa que podemos pedir ajuda para Deus e ele vai nos mostrar como superar os problemas. 

Depois que segurou Pedro, para que ele não afundasse, Jesus perguntou para Pedro porque ele teve medo e não teve fé.  

Conclusão 

Quando estivermos com medo de alguma coisa devemos nos lembrar que Deus é poderoso para nos ajudar. Ele pode nos mostrar como passar por uma situação ruim. Quando confiamos em Deus não quer dizer que nunca teremos dificuldades, mas significa que podemos pedir para ele nos ajudar. Assim ao invés de medo vamos ter fé e quando a dificuldade passar veremos como Deus é amoroso. 

Para terminar a lição vamos fazer uma oração. Se você já teve medo de alguma coisa mas hoje aprendeu que podemos ter fé em Deus para superar os problemas, você pode orar agora comigo (ORAR). 

Hoje nós vimos que Jesus pode nos ajudar em muitas situações, mas a mais importante é ele perdoar os nossos pecados para que um dia possamos viver eternamente com ele. Para isso precisamos orar dizendo que queremos que ele seja dono de nossas vidas. Se você nunca orou pedindo para que Jesus seja o Senhor e Salvador de sua vida vamos orar agora pedindo isso (ORAR). 

Para baixar atividades bíblicas sobre esta aula CLIQUE AQUI.

Leia também: