Modelo de lição: João Batista 

Modelo de lição: João Batista 

Este modelo de aula sobre João Batista nos ensina muito sobre a família do profeta, assim como seu propósito. Este resumo foi montado para quem deseja ministrar uma aula sobre João Batista para crianças.

  • Texto base: Lucas1:5-80 – Lucas 2:1-7, Mateus 3:1-7, João 1:29-37 e João 3:26 – 30 
  • Textos auxiliares: Mateus 5:16, Efésios 1:7 e Romanos 10:14 
  • Objetivo: encorajar as crianças a falarem de Jesus Cristo 

Antes de começar nossa aula sobre João Batista, vamos refletir sobre o mundo atual.

O mundo que vivemos hoje tem muitas coisas boas, mas também, infelizmente, muitas coisas ruins, mas a pior delas é saber que tem muitas pessoas que não conhecem a verdadeira história de Jesus Cristo. E quem vai ensinar a estas pessoas sobre o que Deus pode fazer por elas? Você estaria disposto a ensinar para as pessoas que conhece sobre a vida e o poder de Jesus? O mais importante a ensinar é sobre a possibilidade de termos nossos pecados perdoados. 

Resumo da história de João Batista

Como você acha que sua família ficaria se soubessem que sua avó está grávida? Seria interessante uma pessoa idosa tendo um filho. Provavelmente até ela ficaria surpresa. Hoje vamos conhecer a história de Zacarias e Isabel. Eles já eram idosos quando souberam que teriam um filho. Assim como aconteceu com Maria e José, um anjo apareceu para Zacarias para dizer que ele teria um filho. Naquela época quem não tinha filhos eram discriminados porque as pessoas achavam que quem não podia ter filhos eram grandes pecadores e não ter filhos era como se fosse um castigo de Deus, mas Zacarias e Isabel eram pessoas boas e faziam tudo conforme Deus queria. 

Quando o anjo Gabriel apareceu a Zacarias o anjo lhe disse que o menino iria se chamar João e que ele iria anunciar que a vinda do filho de Deus estava próxima. Em poucos dias, Deus cumpriria sua promessa de enviar seu filho para nos salvar dos pecados. 

Seis meses depois, Maria também soube que ficaria grávida e que o filho dela seria o filho de Deus, que se chamaria Jesus. Quando João nasceu, logo depois, seis meses depois, nasceu Jesus. 

João Batista adulto

Depois que nasceu, João sempre orava e buscava fazer a vontade de Deus. Ele estava se preparando para a sua missão de anunciar que em breve o mundo conheceria o filho de Deus. João Batista vivia no deserto e muitas pessoas achavam ele um pouco estranho. 

João pregava no deserto, nas estradas, pedindo às pessoas que se arrependessem de seus pecados, pois em breve surgiria um homem que morreria para que o pecado de todos fossem perdoados. Jesus se entregou para morrer para que todos pudessem ter a oportunidade de ter seus pecados perdoados. João tinha a missão de dizer ao povo que o filho de Deus em breve começaria a pregar e ensinar por toda a parte. Algumas pessoas achavam que ele era um maluco, outras acreditaram nele e outros acreditaram no começo, mas depois desistiram e achavam que João Batista não falava a verdade. 

Um dia, quando João estava pregando, ele viu, de longe, Jesus se aproximando, então João disse bem alto: “eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Algumas pessoas creram, outras continuaram desconfiadas, mas João cumpriu sua missão. 

Depois deste dia, todos que procuravam João Batista, ele falava que deviam seguir Jesus, pois Jesus era o maior profeta de todos, pois era o próprio filho de Deus. 

Conclusão 

João Batista tinha uma tarefa, falar de Jesus. Alguns acreditaram, outros não e outros até o chamavam de maluco, mas ele não desistiu de sua missão. Nós também temos esta missão, de ensinar sobre Jesus às pessoas. Muitas pessoas não conhecem Deus e não sabem que podem ter uma vida melhor se passarem a seguir os ensinamentos de Jesus, mas para isso, nós temos que falar para elas sobre Jesus. Alguns vão acreditar, outros não. 

Se você quer ser usado por Deus para falar de Jesus para as pessoas, primeiro você tem que pedir que Jesus o perdoe de seus pecados e depois reconhecer que Ele é o salvador da sua vida, único que pode lhe perdoar dos pecados. Depois, você pode ensinar a mesma coisa para seus amigos e familiares. Quem quer aceitar Jesus como salvador de sua vida e quer ser usado para falar de Jesus às pessoas vai orar comigo. 

Confira outros modelos de aula: