Modelo de lição: Jesus acalma a tempestade 

Modelo de lição: Jesus acalma a tempestade 

Através da história na qual Jesus acalma a tempestade, podemos aprender muitas coisas interessantes, por isso, recomendamos que esta aula seja preparada com mais dedicação. Não que as outras não precisem, mas a riqueza de detalhes da história, e o material para estudo é tão vasto que fica mais fácil preparar algo fora do comum, com um toque especial.  

  • Texto base: Marcos 4:35 a 41 
  • Textos auxiliares: Isaías 26:3; Mateus 8:23 a 27 e Lucas 8:22 a 25 
  • Objetivo: Fazer a criança entender que em qualquer situação podemos ter paz em Cristo, pois Jesus está conosco mesmo quando estamos com medo. 

Introdução 

Todos nós temos medo de alguma coisa, não é verdade? Até os adultos têm medo de algo, pode ser de coisas diferentes, mas todos nós temos medo. Pode ser de altura, de escuro, de cachorro e pode ser também de algumas situações, por exemplo, quando estamos numa rua sozinhos e alguém passa de bicicleta ou de moto (ficamos com medo de assaltos), podemos ter medo quando nossos pais começam a discutir, ou quando quebramos alguma coisa em casa e a gente fica com medo de tomar uma bronca. 

Quem lembra de alguma situação que ficou com medo? (deixe que as crianças coloquem suas histórias). 

Na história de hoje vamos ver que mesmo nas situações perigosas, Jesus pode nos trazer paz, para que a gente não entre em pânico. 

História 

Jesus estava ensinando o dia todo e já estava cansado, assim como todos os discípulos, só que a multidão não abandonava Jesus. Quando estavam cercado por multidões e queriam descansar, só tinha uma forma de conseguir descansar um pouco. Ele, e os discípulos, entravam no barco e iam para o meio do mar. E foi isso que fizeram neste dia, entraram no barco e foram para o outro lado do mar. 

Quando estavam bem longe, Jesus deitou-se para descansar. Com o balanço do mar, acabou dormindo. Mas logo que ele dormiu, o vento começou a soprar mais forte e as nuvens começaram a se formar. Sabem quando chega o verão e tem dia que nem parecia que ia chover, mas o tempo vira e de repente, começa a chover forte? Foi mais ou menos isso o que aconteceu com eles. 

O tempo se fechou rapidamente e logo as primeiras gotas começaram a cair. Só que não era uma chuva fraca, sabem quando a chuva é grossa? Foi assim que começou a chover. Logo uma tempestade se formou. 

Jesus e a tempestade

Quando os discípulos viram que a tempestade estava se formando, logo ficaram com medo, pois eles eram pescadores e sabiam que uma tempestade forte ira formar ondas fortes também, e isso poderia virar o barco onde estavam. Os discípulos ficaram atentos para não deixarem o barco virar. 

Algumas ,vezes nós também ficamos com medo, mesmo sabendo que Deus está conosco, mas a bíblia nos diz que podemos confiar em Deus, tem um versículo que diz (LER ISAÍAS 26:3) “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”, Isaías 26:3. 

Quando temos fé em Deus podemos pedir para Deus nos ajudar a superar o nosso medo e nos ajudar a tomar a decisão certa. 

Naquela hora os discípulos tentavam de tudo para manter o barco navegando, mas as ondas começaram a ficar mais fortes e logo começou a entrar água no barco. os discípulos tentavam de tudo, mas começaram a ficar com medo, pois estavam vendo que não iam conseguir salvar o barco. 

Jesus acalma a tempestade

Eles ficaram com tanto medo que foram acordar Jesus e estavam apavorados, quando foram acordar Jesus, eles disseram, “mestre, você não se importa que a gente vai morrer?”. Naquela hora, o medo era tanto que eles até acharam que Jesus não ia fazer nada por eles. 

Jesus se importa com cada um de nós, se importa tanto que ele morreu para nos salvar de nossos pecados. Graças a sua morte, hoje podemos pedir perdão de nossos pecados e ele nos perdoa. E isso é a maior prova de que ele se importa conosco, toda as outras coisas são só detalhes.  

Quando Jesus acordou ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar “Acalme-se, fique mudo”, e rapidamente a tempestade se passou. Os discípulos mal podiam acreditar, como alguém poderia comandar a natureza, não compreendiam que Jesus acalma a tempestade sem problemas. Eles já tinha visto Jesus fazer muitos milagres, mas não sabiam que podia comandar até na tempestade. Assim eles entenderam que Jesus pode nos ajudar em todo momento. 

Conclusão 

Não importa qual a situação, podemos pedir a Deus que nos ajude, mesmo nas situações mais difíceis, pois ele pode fazer coisas impossíveis. 

Apesar de sempre andarem com Jesus, os discípulos ainda não entendiam algumas coisas e não sabiam que Jesus poderia ajudá-los em qualquer situação. 

Algumas vezes não compreendemos quem Jesus realmente é e achamos que ele não quer ou não pode nos ajudar, mas ele sempre está disposto a nos ajudar, pois é o filho de Deus. E se Jesus acalma a tempestade para acabar com o medo dos discípulos, também pode fazer outras grandes coisas. 

Momento de oração final 

APELO – Os discípulos ainda não tinham entendido quem Jesus era, o filho de Deus que veio para morrer pelos nossos pecados. Se você crê que Jesus é o filho de Deus e que ele pode nos dar a vida eterna, vamos orar dizendo que cremos e o aceitamos como salvador de nossas vidas (ORAR). 

AOS SALVOS – Se você já aceitou Jesus como salvador, mas quer pedir que ele te ajuda a não ter medo de algumas situações, vamos orar para que Deus cuide de nós, mesmo nos momentos difíceis. (ORAR). 

Outros modelos de aula, como este sobre Jesus acalma a tempestade: