Fruto do Espírito: alegria. Série para jovens e adolescentes 

Fruto do Espírito: alegria. Série para jovens e adolescentes 

Hoje, em nossa série voltada aos jovens e adolescentes, vamos falar sobre Fruto do Espírito Alegria. Se você quer elaborar uma série de estudos bíblicos para jovens e adolescentes, então, essa nossa série é exatamente o que você estava procurando. 

Falar de alegria com jovens e adolescentes é fácil, pois o que mais desejam nesta etapa da via é serem felizes, alegres. No entanto, o adolescente cristão deve entender que sua alegria não deve ser obtida a qualquer custo. Para entender o real significado do fruto do Espírito Alegria precisamos conhecer bem o que a Palavra nos ensina sobre gozo, o que Deus falou aos profetas através dos tempos sobre gozo.

Podemos encontrar diversas passagens que demonstram como o povo de Israel alcançou gozo no Senhor, e quando o Senhor encontrou gozo em seu povo. Para começar este estudo bíblico sobre o fruto do espírito vamos identificar as diferenças dos jovens que procuram gozo no mundo e os que procuram gozo no Senhor. 

Em Gálatas 5:22 e 23, lemos sobre o fruto do Espírito, onde um item mencionado é o gozo, a alegria. Para entender o contexto desta citação, recomendo a leitura do texto desde o versículo 19. Vamos então, estudar o fruto do Espírito Alegria. 

Fruto do Espírito Alegria  

O líder do grupo pode começar o estudo bíblico para jovens mencionando o que os jovens cristãos entendem como sinônimo de alegria. Para o jovem não cristão a alegria pode ser encontrada em bebidas, festas, sexo e falsos prazeres como ter um celular novo, um carro ou destaque pessoal.  

O cristão, por outro lado, não deve se conformar com o que traz alegria momentânea. Quando temos experiências com Deus, passamos a entender que nossa fé se baseia em fundamentos eternos. Quem não vive experiências com Deus vive esperando por momentos de alegria nesta vida, o que não é possível.  

Ninguém vive sem passar por dificuldades e os que não esperam pela vida eterna vivem angustiados, buscando apenas momentos de prazer, de alegria momentânea, nesta vida, vivendo “como se não houvesse amanhã”. Por isso, Paulo escreve aos coríntios:

se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes dos homens – 1 Coríntios 15:19. 

O fruto do Espírito Alegria nos ensina que o jovem cristão deve buscar compreender o que é a salvação e a vida eterna, assim poderá viver sempre com gozo. 

Como buscar alegria em todo o tempo 

Se Paulo menciona a alegria como parte do fruto do Espírito podemos compreender, então, que quando somos cheios do Espírito de Deus e vivemos buscando santificação, nosso coração se enche de alegria porque, no fim das contas, esta é a maior experiência que alguém pode ter: experiência real com Deus.  

Quem tem uma experiência real com Deus passa a enxergar a vida de outra forma e não valoriza o que ‘o mundo’ valoriza. É isso que o fruto do Espírito alegria produz em nós. 

Neste tópico do estudo bíblico para jovens, o líder pode mencionar experiências que as pessoas passam, que as levam a enxerga a vida de uma nova forma. O líder pode dar exemplos pessoais, ou de conhecidos sobre experiências fortes com Deus. 

Em 1 João lemos um bom texto sobre a alegria do cristão.

O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — “isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa. Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. 1 João 1:1-5. 

O fruto do Espírito alegria nos move a essa satisfação plena em Deus. 

E as adversidades? 

Sabemos que ninguém vive sem passar por dificuldades, mas os que creem em Deus passam pelas tribulações sem que a fé seja abalada. Sabendo que os momentos de dificuldade também fortalecem nossa fé, pois muitas vezes é fácil louvar a Deus quando tudo vai bem. O fruto do Espírito alegria se manifesta nessas horas. 

Infelizmente, podemos ver muitas pessoas enfraquecerem na fé até desistirem de caminharem com Cristo após momentos de dificuldades, pois estas pessoas não confiavam plenamente em Deus. Contudo, se alegravam de acordo com os prazeres desta vida, quando passaram por desemprego, doença ou perda de um ente querido, não tinham base para se manterem com esperança. 

Diversas vezes, Paulo se mostra alegre mesmo nas tribulações, como em 2 Coríntios 7:4. Em Tiago 1:2 lemos que Tiago se sente alegre até por sofrer tribulações, pois a prova da fé produz a perseverança, como lemos no versículo seguinte. 

Ao montar este estudo bíblico para jovens, o líder pode mencionar momentos de dificuldades e adversidades que podemos enfrentar na vida, para ressaltar a importância de estarmos firmes na Palavra. 

Alegria não é infantilidade 

Um tópico interessante que devemos deixar bem claro, principalmente para os adolescentes, que o Fruto do Espírito alegria não é o mesmo que infantilidade. Viver fazendo brincadeiras e não assumir responsabilidades. Em Provérbios 22:3 lemos que o inexperiente sofre as consequências de sua escolha, por isso, o jovem deve entender que alegria não significa imprudência. Ele não deve fazer o que vier na cabeça, sem planejamento.

A falta de sabedoria, de prudência, pode nos levar ao pecado, por isso, Jesus ensina (Mateus 10:16) a sermos prudentes como a serpente para o mal, mas simples como a pomba. 

Alegria em todo tempo não se refere a fazer piadas e brincadeiras o tempo todo, mas não deixar o coração se abater, como os que não têm fé. Pois quem tem fé deve confiar em Deus para que os problemas sejam superados. 

Alegria em todo o tempo significa saber superar os momentos de dificuldades e servir de apoio aos necessitados, como sal da terra, pois assim, os que não conhecem a Cristo poderão enxergar Jesus através de nossas vidas como sinal de esperança, de alegria mesmo nos momentos de escuridão. 

Ao concluir a aula deste estudo bíblico para jovens sobre o fruto do espírito, o adolescente evangélico deve compreender que a partir do momento que ele passa a crer na promessa de vida eterna, não há motivos para se entristecer com as dificuldades da vida, pois sabemos que tudo isso passará. O que são dias, ou mesmo anos, de dor se comparado com uma eternidade sem sofrimentos? 

Leia também: 

Confira nossa série