Material Gospel https://materialgospel.com.br/ Estudos bíblicos para família, jovens, infantil e muito mais Tue, 21 Jan 2025 10:04:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 Não cometa os mesmos erros de Jeroboão  https://materialgospel.com.br/nao-cometa-os-mesmos-erros-de-jeroboao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=nao-cometa-os-mesmos-erros-de-jeroboao Tue, 21 Jan 2025 10:04:57 +0000 https://materialgospel.com.br/?p=497 Neste esboço de pregação de arrependimento, vamos analisar a história de Jeroboão, narrada em 1

O post Não cometa os mesmos erros de Jeroboão  apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Neste esboço de pregação de arrependimento, vamos analisar a história de Jeroboão, narrada em 1 Reis 14. Se você quer uma devocional pessoal ou um estudo bíblico que nos ensine sobre os perigos da falta de arrependimento, então este estudo pode te ajudar. Aqui, eu fiz uma breve análise da vida de Jeroboão, evidenciando os erros que ele cometeu ao não se arrepender e, ainda por cima, tentar ocultar seus erros de Deus. 

Na prática, muitas vezes, nos comportamos como Jeroboão e tentamos esconder nossos pecados, ou então, justificamos nossos erros tentando tirar a nossa responsabilidade sobre nossos atos. Ao ler o texto de 1 Reis 14, lemos uma série de atitudes absurdas que o rei cometeu, as quais devemos evitar. 

Portanto, a partir de agora, vamos analisar o texto com calma e observar os erros de Jeroboão. 

Quem foi Jeroboão? 

Filho de Salomão, Jeroboão foi o primeiro rei do norte de Israel, após a divisão do reino. Jeroboão instituiu, em Israel a idolatria em duas cidades, Dã e Betel. Ele fez isso para impedir que seu povo fosse a Jerusalém, que ficava na parte sul, que recebeu o nome de reino de Judá. 

Sob o comando de Jeroboão, Israel viveu momentos de conflitos com seus vizinhos. Além disso, ele também sempre foi resistente aos profetas que lhe acusavam de idolatria. 

Para manter a idolatria, ele nomeou sacerdotes que não eram da linhagem de Levi, algo que infligia claramente os mandamentos dados a Moisés. 

Atenção!

Agora que você já tem um breve panorama sobre quem foi Jeroboão, só quero lembrar que houve ainda, outro rei chamado Jeroboão, que também não foi temente a Deus. Nosso estudo, hoje, no entanto, é sobre o primeiro rei Jeroboão. 

Agora, vamos dar uma analisada em 1 Reis 14 para aprender o que o pecado de Jeroboão pode nos ensinar. 

A doença do filho de Jeroboão 

A narrativa de 1 Reis 14 começa com a revelação de que o filho do rei Jeroboão estava doente.  

Naquele tempo, adoeceu Abias, filho de Jeroboão. 1Reis 14:1  

Este acontecimento poderia ter levado Jeroboão ao arrependimento. Ele até busca, como veremos na sequência, a ajuda de um profeta. Porém, ele não queria uma orientação de Deus, queria apenas uma previsão do futuro, como se o profeta fosse uma cartomante. 

Aliás, aproveito para ressaltar que um profeta não é apenas o que fica “prevendo o futuro”, mas é aquele que revela a Palavra de Deus. 

Jeroboão, porém, não queria ouvir uma possível mensagem de correção. Queria apenas uma previsão do futuro. A enfermidade de seu filho poderia gerar o arrependimento em Jeroboão, mas ele manteve seu coração duro. 

Não desperdice a chance de se arrepender

Algumas vezes, em nossa vida, Deus nos dá a oportunidade do arrependimento, mas a gente rejeita. E, algumas vezes, isso acontece através de um acontecimento triste que nos faz refletir sobre nossa fé: pode ser um período de desemprego, o falecimento de um familiar, uma crise emocional ou outras situações como essas.  

Portanto, não desperdice as oportunidades que Deus te dá para o arrependimento. Muitas vezes, os momentos de crise nos levam a perceber que precisamos nos aproximar de Deus. Não desperdice esses momentos! 

Não se esconda de Deus 

Na sequência, lemos que Jeroboão pede que sua esposa se disfarçasse, para que o profeta não lhe reconhecesse. 

Disse este a sua mulher: Dispõe-te, agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão; e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual a meu respeito disse que eu seria rei sobre este povo.  1Reis 14:2  

De certa forma, podemos deduzir que Jeroboão sabia muito bem que era pecador. Aliás, essa é a interpretação que o Talmude (compilação de estudos de rabinos) nos traz. Porém, ele tinha medo de receber a repreensão de Deus. 

Da mesma forma, muitas vezes desejamos esconder nossos pecados. Por isso, vemos muitas pessoas esfriarem sua fé, pois não querem reconhecer e nem se arrepender de seus erros. 

O Midrash judaico (literatura judaica que interpreta as Escrituras), por exemplo, destaca esta passagem como um claro exemplo de como nossos disfarces nunca enganam a Deus. A verdadeira intenção de nosso coração nunca será oculta diante do Onisciente Deus. 

Não abra as portas para o mau 

Quando Jesus ensina que quando um demônio sai da vida de alguém, mas essa pessoa volta a abrir as portas para o mau, outros sete demônios retornam. Observando a vida de muitas pessoas que se desviaram da fé, desde que me converti, testemunho essa realidade. 

E acredito que isso tenha a ver com essa falta de arrependimento. Se você não se arrepende de um pecado, não aceita a correção, logo deixa de ir na igreja e de ter comunhão com os irmãos, pois você não quer ninguém te corrigindo. 

Depois disso, a tendência é buscar “opiniões, estudos e interpretações” que concordem com o seu pecado. Então, cada vez mais, na tentativa de se convencer de que seu pecado é aceitável, você aceita mais e mais pecados. Assim, abre as portas para os males em sua vida. E, o pior, é que você vai ficando cada vez mais cego sobre seus pecados, a ponto de se rejeitar qualquer coisa que tenha relação com a Bíblia, Jesus ou a igreja.  

Portanto, não cometa o erro de Jeroboão de tentar disfarçar seu pecado de Deus. Aceite a correção. 

Aceite a correção 

Na sequência de 1 Reis 14, lemos que o profeta logo corrigiu a esposa de Jeroboão. 

Ouvindo Aías o ruído de seus pés, quando ela entrava pela porta, disse: Entra, mulher de Jeroboão; por que finges assim? Pois estou encarregado de te dizer duras novas. 1Reis 14:6  

A sociedade nos leva a aceitar o pecado como normal. Vivemos em um período no qual as pessoas não aceitam limites e correções. Todos querem viver alimentando suas carnes e tudo o que lhe é dito contra este desejo é rejeitado, rotulado de fundamentalista, fascista ou radical. 

Um grande desafio de enfrentar o pecado é que, muitas vezes, o pecado é “bom” ou “gostoso”. Por isso, não queremos ser confrontados. Por isso, eu gosto de dizer que a Bíblia é, sim, ofensiva, pois ela ofende nosso pecado, e o expõe de forma indefensável. 

A morte do filho de Jeroboão 

Vamos concluir este estudo sobre as consequências do pecado de Jeroboão refletindo sobre a morte de seu filho. 

Então, a mulher de Jeroboão se levantou, foi e chegou a Tirza; chegando ela ao limiar da casa, morreu o menino. 1Reis 14:17 

Apesar da nossa resistência em aceitar que o pecado de uma pessoa possa ter consequência na vida de outras, devemos entender que isso é uma realidade. O que a Bíblia ensina, na verdade, é que os filhos não levam a culpa dos pecados dos pais. 

A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Ezequiel 18:20 

No caso de Jeroboão, estudiosos, como David Guzik e o Midrash judaico, indicam que a morte do filho acabou sendo, na verdade, um livramento para o menino. 

De qualquer forma, o que quero ressaltar neste esboço de pregação é que nosso pecado sempre gera problemas para outras pessoas e se espalha por diversas áreas de nossa vida.  

Por exemplo, fumar não é um problema só seu, falar palavrão ou ver pornografia não é um pecado pessoal, que não dá problemas para outras pessoas. Nosso pecado sempre recai sobre pessoas que estão ao nosso redor. Portanto, não abra as portas para pecados escondidos. 

Não desperdice sua oportunidade 

Termino este estudo refletindo sobre o que aprendemos no começo: 

  • Não desperdice sua oportunidade de arrependimento 

Lá no começo de 1 Reis 14, se Jeroboão tivesse procurado o profeta para se arrepender ou para ser orientado sobre como deveria proceder, seu futuro seria outro. O rei, no entanto, preferiu esconder-se de Deus e continuar no pecado. 

Se você está passando por alguma dificuldade hoje, lembre-se que esta pode ser a oportunidade que Deus está te dando para fortalecer sua fé e arrepender-se de alguns pecados que você insiste em cometer. 

O que mais você aprendeu sobre a vida de Jeroboão? O que mais você gostaria de compartilhar conosco sobre este estudo? Deixe um comentário e abençoe a vida de outros leitores. 

Complemente seu estudo 

Se você prega, ou lidera algum departamento de sua igreja, e quer elaborar estudos e mensagens mais profundas, recomendo a Bíblia do Expositor. Esta é uma das bíblias mais completas do mercado, com explicações de praticamente todos os versículos, mapas coloridos e muito mais. Você pode ler uma análise completa neste site de Bíblias de Estudo

Se você ainda não sabe qual Bíblia de Estudo comprar, leia esta análise com as melhores Bíblias para Iniciante. Uma opção é a Bíblia da Mulher que Ora, ou A Bíblia de Estudo Plenitude

Se você gostou deste estudo, recomendo que leia outros estudos em nosso site, como: 

O post Não cometa os mesmos erros de Jeroboão  apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Estudo de Atos 10   https://materialgospel.com.br/estudo-de-atos-10/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=estudo-de-atos-10 Sat, 18 Jan 2025 10:25:36 +0000 https://materialgospel.com.br/?p=491 O estudo de Atos 10 nos revela muitas curiosidades bíblicas e muitos fatos históricos importantes

O post Estudo de Atos 10   apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
O estudo de Atos 10 nos revela muitas curiosidades bíblicas e muitos fatos históricos importantes na formação da igreja cristã. Quem deseja saber como começou a religião cristã precisa ler atentamente o livro de Atos dos Apóstolos.

A realização de uma análise sobre o capítulo 10 do livro de Atos nos traz novas informações preciosas sobre a igreja primitiva, em especial na relação inicial entre judeus e cristãos na época que se deu a origem da igreja cristã. 

O surgimento do cristianismo pode ser melhor compreendido ao realizarmos um estudo bíblico sobre Atos. Como vimos até aqui – capítulos de 1 a 9 – os cristãos sofriam perseguições e represarias e precisaram, inclusive, sair de Jerusalém para que a nova fé não acabasse ‘abafada’ por ali. 

Estudo Atos 10 – versículo por versículo

Vamos ler os versículos 1 e 3.

Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Morava em Cesareia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana (…) ‘Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Atos 10:1,3

Em Atos 10 podemos ler a história de uma importante figura bíblica, Cornélio, centurião da coorte que se chamava Italiana. Este homem buscava servir a Deus de todo o seu coração e teve uma visão, segundo o livro de Atos, quando se era a ‘hora nona’, por volta das 15h, quando os judeus que habitavam em Jerusalém realizavam suas orações diárias. A pós a visão, precisou ir para Jope, que fica a 48 km ao Sul de Cesaréia. Cornélio era comandante da coorte italiana. Ele era um semiprosélito, que cria e seguia os ensinamentos judaicos, no entanto, não era circuncidado. Semiprosélito era uma espécie de novo convertido. 

O título de ‘centurião’ era dado a um oficial subalterno que comandava um grupo de cem homens. 

A Visão de Pedro

No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar. Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; Atos 10:9-10

Nos versículos 9 e 10 lemos que o autor menciona a hora sexta – por volta de meio-dia – quando os romanos costumavam realizar suas refeições, de acordo com a maioria dos estudos bíblicos. 

Entre os versículos 9 e 16 lemos sobre a visão de Pedro que revela muito sobre a nova aliança entre Deus e os homens. Pedro viu muitos quadrúpedes e o Criador ordenou que Pedro os comesse.

Vamos ler o versículo 12, que crucial para entendermos o estudo de Atos 10.

contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. Atos 10:12

Os animais

No entanto, a maioria daqueles animais era considerada imunda, os judeus não eram permitidos de comerem aqueles animais. Como podemos ler na sequência, o que podemos observar é que essa visão relata que as leis, tão idolatradas pelos religiosos da época, não poderiam ser mais importantes que a liberdade que Deus estava providenciando aos homens através do messias, Jesus.

O estudo bíblico de Atos 10 revela, portanto, uma importante transição nos conceitos religiosos da época. Deixar de cumprir leis que eram consideradas sagradas como observar alguns alimentos, guardar o sábado e a circuncisão era algo inconcebível para a maioria dos judeus naquela época, como é até hoje. Ao pregarem uma fé, uma nova doutrina, que não seguia estes conceitos era heresia aos olhos da maioria dos líderes religiosos da época. O próprio Pedro ficou perplexo com o que via. 

Estudo de Atos 10:14

Repare a dúvida de Pedro.

Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Atos 10:14

Para entender melhor algumas tradições da época, seria interessante um estudo bíblico sobre Levítico. Recomendo uma leitura de Levítico 11 até o versículo 47. 

No versículo 14 lemos sobre coisa comum e imunda, uma referência à lei mosaica, que proibia o consumo de alguns animais – Levíticos 11. Neste versículo, podemos ver que Deus está ensinando a Pedro sobre a personalidade das pessoas. 

Versículos 23 a 26

Vamos ler um trecho importante agora. Então, preste atenção. Eu vou pular o versículo 24, para o nosso estudo não ficar muito longo.

Pedro, pois, convidando-os a entrar, hospedou-os. No dia seguinte, levantou-se e partiu com eles; também alguns irmãos dos que habitavam em Jope foram em sua companhia. Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem. Atos 10:23,25-26

Em Atos 10:23 lemos que Pedro estava acompanhado por alguns irmãos, em Atos 11:12 é revelado que eram seis pessoas com Pedro nesta ocasião. No versículo seguinte podemos ver uma atitude de fé de Cornélio, que chamou outras pessoas para acompanharem a pregação de Pedro. 

Atos 10. Estudo dos versículos 28 a 30

a quem se dirigiu, dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo; Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem. Falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali, Atos 10:26-28

Seguindo o estudo bíblico sobre Atos vamos para os versículos 25 e 26, que relata que Cornélio chegou a se prostrar perante Pedro, ao perceber que estava em frente a um cristão exemplar. No entanto, Pedro repreende o centurião. Uma importante evidência de que os discípulos não devem ser adorados. Ainda hoje não devemos adorar os apóstolos ou ‘santos’ porque não estão acima de Deus, devem ser admirados como qualquer outra pessoa importante, mas não são dignos de adoração. 

No versículo 28 podemos ver como Cornélio foi uma figura importante para o crescimento do cristianismo, pois naquela época a nova fé, cristã, ainda era muito ligada ao judaísmo e alguns se perguntavam se era possível judeus e gentios se assentarem na mesma roda para participarem de uma vida religiosa em comum. 

Atos 10 versículos finais

Outra curiosidade bíblica pode ser lida em Atos 10, nos versículos 29 e 30. Lemos sobre o jejum que Cornélio fazia. O estudo bíblico é importante para entendermos que era comum os judeus jejuarem por até quatro dias. 

por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar. Pergunto, pois: por que razão me mandastes chamar? Respondeu-lhe Cornélio: Faz, hoje, quatro dias que, por volta desta hora, estava eu observando em minha casa a hora nona de oração, e eis que se apresentou diante de mim um varão de vestes resplandecentes Atos 10:29-30

Ao dizer que Deus não faz acepção de pessoas, Atos 10:34, Pedro está baseado em ensinamentos do próprio Antigo Testamento – Deuteronômio 10:17 e 2 Crônicas 19:7.  

Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; Atos 10:34

O Espírito Santo

Nos versículos finais de Atos dos Apóstolos 10 podemos ler que Pedro menciona a descida do Espírito Santo sobre os gentios, o que deixa claro mais uma vez uma mudança na aliança entre Deus e a humanidade. Se antes, a aliança era com um povo, agora a nova aliança é entre Deus e todos os povos, independente de suas origens.

A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes mostra que o plano do Eterno agora incluía os gentios, povos não judeus.

E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Atos 10:44-45

Gentios e judeus recebem o Espírito Santo

No versículo 44 é revelado que o Espírito Santo caiu sobre todos, os gentios convertidos receberam o batismo no Espírito antes mesmo de serem batizados na água, como podemos ver no versículo 48.

Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias. Atos 10:44,48

O falar em línguas atestou a autenticidade do Espírito mesmo sem a imposição de mãos. Este fato serviu também para mostrar aos judeus que o Criador estava aceitando aqueles gentios como seus eleitos, assim como os judeus. A crença em Cristo nos torna igualmente herdeiros de Deus, sejamos judeus ou gentios. 

Em seguia lemos que Pedro batizava a todos, um importante ato de fé até os dias atuais. A maioria das igrejas cristãs realiza o batismo como evidência de que uma pessoa está decidida a seguir uma vida cristã. 

Conclusão

Este estudo de Atos 10 nos faz entender muitos costumes e doutrinas presentes até os dias atuais, como o próprio batismo. Também podemos ler sobre a mudança de conceitos antigos e de que como a nova aliança nos trouxe a possibilidade de seguirmos uma fé sem ter que nos prender às leis da antiga aliança, entre Deus e Israel. 

Continue seu estudo de Atos 10, lendo:

O post Estudo de Atos 10   apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Organizando um encontro de casais evangélicos passo a passo  https://materialgospel.com.br/organizando-um-encontro-de-casais-evangelicos-passo-a-passo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=organizando-um-encontro-de-casais-evangelicos-passo-a-passo Wed, 15 Jan 2025 19:05:40 +0000 https://materialgospel.com.br/?p=484 Descubra como criar um encontro de casais evangélicos efetivo. Um dos ministérios mais comuns nas

O post Organizando um encontro de casais evangélicos passo a passo  apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Descubra como criar um encontro de casais evangélicos efetivo. Um dos ministérios mais comuns nas igrejas evangélicas é o de casais. O principal objetivo do grupo de casais é criar base para a formação de uma família forte e unida.

A partir do fortalecimento dos casais, as famílias se tornam mais fortes e sólidas. Nos encontros de casais evangélicos, diversos assuntos colaboram para o crescimento pessoal, desde saúde e finanças até relacionamento sexual e crescimento espiritual do casal. O planejamento de uma reunião de casais deve ser feita com cautela e precisão. Muitos convidados costumam comparecer nestas reuniões e o encontro de casais é a primeira experiência em uma igreja, por isso, um evento mal planejado, feito sem dedicação, acaba sendo um mau testemunho. 

Meu primeiro encontro de casais evangélicos

Para quem ainda não está acostumado com essas reuniões, alguns passos simples podem ajudar a realizar um bom encontro de casais evangélicos. Neste texto, vamos enumerar as principais atividades que podem fazer parte de uma reunião de uma igreja evangélica. Desde a preparação até o evento, alguns cuidados são essenciais para um evento de sucesso.

O líder que busca como fazer uma boa reunião de casais vai sempre ter resultados positivos e surpreendentes. O fortalecimento das famílias pode começar nesses encontros. 

O encontro de casais evangélicos é fundamental porque nem sempre assuntos relacionados à família podem ser abordados em pregações. Um pregação de domingo, por exemplo, não vai focar em dificuldades na relação sexual ou passar dicas de economia familiar.

Por que fazer essas reuinões?

As reuniões de casais servem para trazer este amparo às famílias cristãs. Além disso, o clima mais informal ajuda as pessoas a se soltarem e se identificarem com os problemas levantados. Os líderes devem, acima de tudo, proporcionar um clima amistoso e amável, onde todos se sintam à vontade para falar, dar opinião e fazer perguntas, mas também devem estar dispostos a atenderem casais individualmente.

Em casos de reuniões rotineiras, não são necessários algumas medidas, como decoração e convites impressos, mas realizamos um levantamento completo para que você decida o que deve realmente ser feito. 

Organização 

A organização de uma reunião pode parecer simples, mas dividindo em partes podemos organizar um encontro de casais evangélicos mais produtivo.  

Em primeiro lugar, devemos ter um objetivo claro, seja dar boas-vindas aos membros, fortalecer os casais, trazer crescimento espiritual, ou usar o encontro para evangelizar. 

Após o objetivo definido, podemos realizar um cronograma. Uma reunião para trazer crescimento espiritual, por exemplo, pode ter um cronograma bem diferente de uma reunião para abordar a sexualidade. Além disso, o cronograma vai nos ajudar a detalhar o evento, como escolher o local, horário e público-alvo. 

Local e orçamento

Dois pontos que andam juntos é a escolha do local e o orçamento. Há quem prefira escolher um local primeiro, para depois definir o orçamento e há quem ache melhor definir um orçamento (por casal ou geral) para depois irem atrás do local. Não existe certo ou errado, depende do objetivo, época do ano, igreja etc. A liderança só não pode esquecer de incluir no orçamento outros gastos, como condução, alimento e lembranças, por exemplo. 

O público-alvo normalmente são os casais da igreja, mas é bom, às vezes, realizar eventos evangelísticos. Além disso, em igrejas maiores, o público-alvo pode estar dentro do universo de casais, como por exemplo, casais com situação financeira ruim, casais recém casados, casais com filhos… 

É importante a liderança eleger a equipe que participará da reunião e definir as tarefas de cada pessoa. Recomenda-se colocar casais para trabalharem juntos, na mesma função. Alguém deve fazer a recepção, outro casal pode fazer as dinâmicas. Outro casal pode ser responsável pelo orçamento e assim por diante. Se a reunião incluir uma refeição, um casal pode ficar responsável por esta tarefa, por exemplo. 

Divulgue o encontro de casais evangélicos

Outro fator importante na organização de um encontro de casais evangélicos é a divulgação. Além de recados no púlpito, nos cultos tradicionais, a divulgação pode incluir redes sociais, cartazes, convites e folhetos. Uma ideia, que algumas igrejas realizam quando realizam encontros especiais, é fazer um mural com fotos dos casais que confirmam presença. Isso estimula outros casais a participarem e ainda ajuda os mais tímidos a se identificarem com este ou aquele casal. 

No dia do evento, os participantes devem se concentrar em suas tarefas, sem se esquecer do preparo do local. A decoração, se houver, disposição de cadeiras, mesa, equipe de som e outros detalhes devem ser listados antes do evento, para que no dia da reunião possa ser feito um “check list”, lista de checagem. 

Realização do evento 

Recomendamos que todo encontro de casais evangélicos, especial ou de rotina, devem ter uma recepção. Ao menos um casal deve recepcionar os convidados, deixando-os confortáveis. Os recepcionistas devem iniciar o trabalho cerca de uma hora antes. Também é bom que a reunião comece no horário, mesmo com poucos casais, pois possíveis improvisos podem acontecer mais tarde, em outras partes da reunião, e isso faria a reunião acabar muito tarde, deixando os casais cansados e desmotivados a participarem do próximo encontro. 

Alguém da equipe deve iniciar oficialmente a reunião, falando sobre a reunião, uma prévia do que será feito no decorrer da noite. Depois disso, pode ser realizado algum “quebra-gelo”, ou apresentação. Algo rápido que não demore mais de 10 ou 15 minutos. 

O louvor na reunião de casais

Em uma reunião de rotina, o evento pode ter um momento de louvor. Não precisa ter música evangélica romântica, mas é bom escolher louvores mais tranquilos. Além disso, não são necessárias muitas músicas para dar início à reunião. Duas a quatro canções são suficientes. Cerca de 20 minutos de louvor é o suficiente. 

Após o louvor, normalmente, como num culto tradicional, é feita uma oração e a palavra é passada ao preletor, que pode dar início ao estudo ou pode iniciar uma dinâmica. 

Cada encontro de casais evangélicos tem um funcionamento próprio, não fique preso à regras, o objetivo é apresentar uma rotina, um guia, não um cronograma engessado. A dinâmica pode ser até mesmo após a palavra do preletor, ou no meio. Não é raro, o preletor fazer uma introdução, organizar uma dinâmica e concluir a reunião após a dinâmica. 

Separe homens e mulheres

Outra forma bem comum de realizar o encontro de casais evangélicos é separando homens e mulheres, assim a mensagem é mais direcionada. A separação entre homens e mulheres funciona muito bem, pois faz que o participante se identifique com os demais, e perceba que seu problema é muito semelhante a de outro casal. 

Após a palavra, pode ser feita uma oração final e os agradecimentos. Se houver jantar, ou lanche, recomenda-se que seja feita ao final de tudo porque alguns vão demorar mais tempo para comer, outros comem mais rápido, há ainda a questão do banheiro.

Não é uma boa ideia planejar algo após os comes e bebes. Recomenda-se que a última etapa de uma reunião de casais deve ser esta, se houver. Em algumas igrejas, os encontros de casais evangélicos não possuem tempo de lanche, o que também é bom para evitar que os convidados saiam muito tarde, ou quando a equipe de casais é pequena e não tem como ficar até o fim para organizar e limpar o local.

Se o evento for durante a semana, a etapa de lanche pode ser evitada. 

Conclusão

Com esses passos simples, você poderá realizar um encontro de casais evangélicos eficiente. Quer mais dicas, leia os textos:

O post Organizando um encontro de casais evangélicos passo a passo  apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Fruto do Espírito Domínio Próprio https://materialgospel.com.br/fruto-do-espirito-dominio-proprio/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=fruto-do-espirito-dominio-proprio Sat, 11 Jan 2025 01:54:17 +0000 https://materialgospel.com.br/?p=472 Vamos ver como o Fruto do Espírito domínio próprio deve ser trabalhado nos jovens e

O post Fruto do Espírito Domínio Próprio apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Vamos ver como o Fruto do Espírito domínio próprio deve ser trabalhado nos jovens e adolescentes? Então, vem conosco em mais um estudo de nossa série de estudos para adolescentes e jovens evangélicos sobre o fruto do Espírito., neste texto abordaremos o domínio próprio.

Falar de adolescentes e domínio próprio parece que não combina, não é verdade? Quando falamos de adolescentes, a imagem que nos vem à cabeça é de hormônios descontrolados, explosão de sentimentos, desequilíbrio nas ações, crianças crescidas e muitas outras coisas do tipo. A transformação de vida é normal, as mudanças fazem parte do ser humano. Essas mudanças nos trazem dúvidas, questionamentos, raiva e outros sentimentos aflorados.

E muitos adultos, e os próprios adolescentes, não sabem ao certo como lidar com tudo isso, mas quando lemos sobre os frutos do Espírito, em Gálatas 5, vemos que a decisão em seguir o cristianismo molda o nosso caráter.

O homem velho morre. Mesmo um adolescente, e até uma criança, tem um velho homem, pois não se trata de o quão velhos somos, mas sim de sermos descendentes de Adão, ou seja, temos uma natureza caída, em pecado, que nos leva a pensamentos e atitudes incorretos; e lutar contra este velho homem é difícil, e só podemos fazer isto quando buscamos uma vida em santidade. 

O que é Fruto do Espírito domínio próprio ?

Quando decidimos seguir o modelo cristão de vida, estamos tomando um passo para deixar andemos por nosso puro instinto, mas sim segundo as características de Cristo, inclusive o fruto do Espírito domínio próprio.

O que nos diferencia dos outros animais é a capacidade de raciocínio, de planejar, antever e fazer previsões. Raciocinar, para o cristão, também deve ser levado à vida espiritual. Devemos pensar em santidade, ganhar vidas, ser exemplo, adorar e outras coisas. Podemos dizer que o fruto do Espírito domínio próprio é uma espécie de raciocínio espiritual, seria planejar e prever o que pode acontecer em nossa vida espiritual de acordo com nossas ações. 

O mundo nos leva a agir de modo impulsivo, nos ensina que temos que responder aos nossos instintos; fazer sexo sempre que tivermos vontade, “explodir” de raiva de vez em quando faz bem para o coração, quem não se diverte não vive e por aí vai.  

Racionalize

Mesmo de uma forma não cristã podemos ver que trata-se apenas de responder aos impulsos, como os animais, sem raciocínio. 

O domínio próprio é o fruto do espírito que nos leva a pensar preocupados com nossa vida espiritual. Paulo abriu mão de suas próprias vontades para servir a Deus, 1 Coríntios 9:26 e 27. O domínio próprio é um claro sinal do agir do Espírito Santo em nossas vidas, pois é através do domínio próprio que pensamos mais nas coisas espirituais do que nas carnais. 

Fruto do Espírito domínio próprio na prática

Quando nossos colegas nos zombam porque somos crentes e mesmo assim a gente decide não responder, não ter raiva, mas pena, estamos dominando nossas emoções carnais. Quando Jesus foi levado à cruz pediu ao Pai que perdoasse aquele multidão, pois não sabiam o que faziam. Mesmo pessoas que questionam e zombam de nossa fé não devem ser tratadas com desrespeito ou ofensas, mesmo porque nossa luta não é contra carne ou sangue. 

Imagine uma amiga sua que fala pelos cotovelos, ninguém suporta. Agora imagine que você está numa roda com outras meninas, que começam a zombar desta que fala muito.

Nosso impulso nos leva a participar da “brincadeira” e começar a escarnecer também. Quando somos levados a agir com domínio próprio, nossa atitude é não concordar com aquilo, saindo da roda ou até repreendendo nossas amigas. 

Mais exemplos práticos

A maioria dos adolescentes adora uma festa, uma reunião com os amigos. Parece que não comparecer às festas é o fim do mundo. Recusar convites para sair e preferir ficar com a família, para quem gosta de vida social, é uma grande demonstração de domínio próprio. 

Quantas horas por dia um adolescente comum passa na internet? Esta pergunta é difícil de responder. Seria mais fácil se houvesse um limite. Abrir mão da internet para fazer outras coisas, como estudar, ler ou arrumar a casa também é um bom exemplo de domínio próprio na vida de um adolescente. 

O que falar de sexo então? Os adolescentes estão começando a descobrir que o sexo oposto não é nojento, pelo contrário, é uma tentação.

O domínio próprio nesta área é, para a maioria dos meninos pelo menos, a grade batalha de suas vidas. Deixar o domínio próprio prevalecer sobre suas vidas significa evitar olhares na rua, na internet e pensamentos sexuais. Claro que não é fácil, mas isso é o domínio próprio, a verdadeira batalha entre carne e espírito.

Para as meninas, a grande tarefa nesta área é escolher bem suas roupas e ter domínio sobre as fotos que tira e compartilha nas redes sociais. Se o desejo de ter uma relação nas meninas não é tão grande como nos meninos (já não sei se isso ainda é verdade), certamente o desejo de “se amostrar” é o grande desafio para as meninas cristãs de hoje em dia.  

Como vencer a carne 

Vencer a carne, apresentar domínio próprio, não é, evidentemente, tão fácil. Na verdade é uma luta que travamos para o resto de nossas vidas. Ainda que as tentações e situações mudem, nunca viveremos sem precisar exercitar o domínio próprio.

Seja numa discussão em casa, na fila do banco, no trabalho, na faculdade, mesmo sozinhos, nossos sentimentos sempre nos levam a pecar, pois a nossa natureza é pecadora. O que pode nos fazer vencer esta batalha é a constante busca pelo fruto do Espírito domínio próprio.

Quando nos esforçamos para seguir uma vida justa, santa, aprendemos a lidar com as adversidades, tentações e tribulações. O adolescente deve ser compreender que pelo resto de sua vida terá que demonstrar seu caráter realmente cristão, quando uma tentação é vencida, outra vem; quando uma batalha termina, outra começa.

O que nos motiva a continuar é a esperança de nossa salvação. Por isso, Paulo nos compara a atletas, em 1 Coríntios 9:24; pois o esforço para seguir o cristianismo é grande, mas certamente o prêmio é maior do que podemos imaginar. 

Confira os outros estudos desta série para jovens e adolescentes.

O post Fruto do Espírito Domínio Próprio apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Modelo de lição: Jesus purifica o tempo. Mateus 21  https://materialgospel.com.br/modelo-de-licao-jesus-purifica-o-tempo-mateus-21/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=modelo-de-licao-jesus-purifica-o-tempo-mateus-21 Sat, 04 Jan 2025 12:22:26 +0000 https://materialgospel.com.br/?p=447 Este modelo de aula sobre Mateus 21 é perfeito para ensinarmos as crianças sobre como

O post Modelo de lição: Jesus purifica o tempo. Mateus 21  apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Este modelo de aula sobre Mateus 21 é perfeito para ensinarmos as crianças sobre como devemos ter compromisso diário com Jesus, não apenas aos domingos, ou quando vamos à igreja.

  • Texto base: Mateus 21:1 a 17 
  • Textos auxiliares: Marcos 11:1 a 11. Lucas 19:28 a 40. João 12:12 a 15. Marcos 11:15 a 17. Lucas 19:45 e 46 
  • Objetivo: A criança deve compreender que Jesus é o Senhor de tudo e deve ser adorado todos os dias 

Introdução 

O ideal é que antes do início da aula, as crianças cantem um louvor. Alguma canção que exalte ao Senhor. Músicas como “Louvem-no ó nações” (Kelmer Behar), “Dia Feliz” (André Valadão), “Glorifica” (Projeto Vida Nova de Irajá).  

Quem sabe dizer por que estamos cantando para Deus? Deus é bom e merece nosso louvor, nossa adoração. Por muitos anos as pessoas adoram a Deus e louvam Jesus, mas teve um dia que foi especial. Acho que até hoje não houve um dia como este. Na história de hoje vamos ver um dia que uma cidade inteira louvou a Jesus em um dia especial. 

Professor, repare que além do texto principal, Mateus 21, outras passagens nos ensinam muito sobre esta história. Não deixe de ler as demais escrituras. 

A história de Mateus 21

Certo dia, Jesus estava viajando de Jericó para Jerusalém. Eram duas cidades não muito distantes. Junto dele estavam seus discípulos. Chegando perto de Jerusalém eles pararam em uma aldeia e Jesus pediu para dois discípulos irem até aquela aldeia e pegarem uma jumenta e seu filhote.  

Quando os discípulos trouxeram a jumenta, Jesus montou sobre ela e vestiu as capas, roupas, dos discípulos. Aquela imagem poderia parecer estranha, mas há muitos anos antes um profeta chamado Zacarias já havia dito que o verdadeiro filho de Deus um dia seria louvado montado em uma jumenta. 

Depois de montar a jumenta, Jesus seguiu para Jerusalém. Quando chegou na cidade, as pessoas estavam muito felizes de ver Jesus, pois ele vivia viajando e quando viram que Jesus estava em sua cidade, ficaram muito animadas. 

Jesus entra em Jerusalém

As pessoas mal sabiam o que fazer, foi quando começaram a jogar suas próprias roupas no chão para a jumenta de Jesus passar por cima. Algumas pessoas não podiam jogar suas roupas, então pegaram ramos de palmeiras para jogar no chão. Jesus ia passando por cima dos ramos e das roupas e as pessoas estavam entusiasmadas. 

Professor, esta história é muito rica em detalhes, por isso, se possível, leia Mateus 21 em duas ou três versões diferentes de Bíblia. 

A cidade estava lotada porque estava perto da Páscoa, a principal festa daquela época. Era, mais ou menos, como o Natal hoje em dia. Na Páscoa, os judeus comemoravam o fim da escravidão que sofriam no Egito. 

Jesus e a Páscoa

Na festa de Páscoa, cada família judaica sacrificava um cordeiro (filhote de carneiro) para a festa. Essa tradição significava que um dia Deus enviaria seu próprio cordeiro, seu filho, para nos livrar da escravidão do pecado. 

Naquela semana de Páscoa foi que Jesus foi crucificado, mas, obviamente, as pessoas não sabiam disso e tinham o desejo de fazer Jesus rei do povo. 

As pessoas gritavam “Hosana”, que significa “nos salve agora”. A multidão queria que Jesus libertasse o povo do império romano, que dominava o mundo naquela época e até a região de Israel estava sob o comando do império romano. Eles achavam que Jesus iria se tornar rei para que Israel não precisasse mais servir aos romanos. 

Por que ensinar Mateus 21 para crianças?

Ao preparar sua lição para a escola bíblica dominical, você pode optar por explicar a questão do império romano ou não, dependendo da idade de seus aluno. Se forem pequenos, até 8 ou 9 anos, é melhor focar apenas nos fatos de Mateus 21. 

O objetivo de Jesus não era libertar Israel dos romanos, mas libertar toda a humanidade do pecado. Talvez, se o povo soubesse que Jesus não seria rei e não iria libertá-los do império romano, eles ficariam decepcionados. Eles queriam muito deixar de ser dominados por Roma. 

Não devemos louvar a Deus só depois que Ele faz coisas boas por nós, precisamos compreender que o fato de nos oferecer salvação e vida eterna já deve ser o suficiente para ser adorado. 

Professor, se preferir, divida esta história de Mateus 21 em duas partes, para facilitar a compreensão. 

Jesus expulsa os comerciantes do templo

No dia seguinte, Jesus foi ao templo e viu que ninguém se importava com a casa de Deus, um grande comércio tomava conta do lugar. Jesus se irou e expulsou aquelas pessoas de lá. No mesmo dia, Jesus ainda curou diversos doentes.  

As crianças que estavam ali perto começaram a louvá-lo e isso deixou os sacerdotes bem irritados, pois ficaram com inveja, e raiva porque Jesus tinha expulsado os comerciantes. Jesus não pediu para as crianças pararem. Depois disso, Jesus foi para outra cidade, chamada Betânia, e dormiu lá. 

Este foi um dia muito agitado. O mais importante que aprendemos aqui é que não devemos parar de adorar a Deus. Ele faz coisas boas o tempo todo, mesmo quando não entendemos o que está acontecendo. 

Conclusão 

Quando vemos tudo o que Deus faz por nós, é impossível não adorá-lo, mas isso não significa que devemos louvá-lo só quando faz o que queremos. Portanto, devemos louvar a Deus o tempo todo. 

Na história de hoje vimos que uma cidade inteira adorou Jesus, mas a maioria pensava que Jesus iria se tornar rei do país. Por isso, não devemos adorar a Deus só quando queremos algo em troca. Os planos dele são melhores que os nossos, e quando Ele não faz o que queremos não significa que Ele não nos ama, mas devemos compreender que Ele tem planos melhores que os nossos. 

Momento de oração final 

Você já louvou a Deus hoje por Ele ter enviado seu filho para morrer pelos nossos pecados? Vamos orar agradecendo a Deus por enviar Jesus Cristo para morrer pelos nossos pecados. 

Após a oração, o professor pode desenvolver atividades que incentivem as crianças a adorar a Deus. Pode ser um cântico, uma poesia, um desenho. O ideal é deixar cada criança fazer o que quer fazer de melhor para agradecer a Deus. 

Leia também:

O post Modelo de lição: Jesus purifica o tempo. Mateus 21  apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Desenhos Jesus para pintar: a tempestade e a samaritana https://materialgospel.com.br/desenhos-jesus-para-pintar-a-tempestade-e-a-samaritana/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=desenhos-jesus-para-pintar-a-tempestade-e-a-samaritana Tue, 31 Dec 2024 12:53:58 +0000 https://materialgospel.com.br/?p=441 Cansado de procurar desenhos Jesus para pintar? Então, confira mais essa super seleção de desenhos

O post Desenhos Jesus para pintar: a tempestade e a samaritana apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Cansado de procurar desenhos Jesus para pintar? Então, confira mais essa super seleção de desenhos de Jesus para colorir. Fizemos uma coletânea com dezenas de atividades bíblicas sobre Jesus, sobre Cristo acalmando a tempestade e o encontro de Jesus e a mulher samaritana.

Basta você clicar com o botão direito do mouse para escolher “salvar como” ou “salvar imagem”. Depois, é só colocar o nome que você quiser no arquivo.

Vale destacar que todas essas atividades foram retiradas da própria internet. Por isso, ao invés de ficar horas procurando a imagem que você quer, basta conferir essa seleção, com desenhos para todas as idades, na horizontal e na vertical.

E o melhor de tudo é que estão todas em alta qualidade. Muitas vezes, na internet, a gente até acha um desenho legal, mas em baixa qualidade, Aí, quando vamos imprimir, o desenho fica todo quadriculado, muito ruim, em baixa qualidade.

Se você quiser, também temos modelos prontos das aulas sobre essas histórias:

Confira todas as atividades bíblicas disponíveis em nosso site. CLIQUE AQUI

Em nosso site, temos muitas dicas para quem é professor do ministério infantil, confira alguns textos que podem te ajudar:

Então, quando quiser mais atividades, modelos de aula ou dicas para dar aula, volte ao nosso site e encontre tudo de maneira rápida e simples, sem ter que ficar pesquisando por hroas na internet.

Quer mais desenhos Jesus para pintar? Então, confira mais alguns exemplo:

O post Desenhos Jesus para pintar: a tempestade e a samaritana apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Estudo Atos 9   https://materialgospel.com.br/estudo-atos-9/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=estudo-atos-9 Tue, 24 Dec 2024 14:12:33 +0000 https://materialgospel.com.br/?p=434 Confira este estudo Atos 9 versículo por versículo e descubra informações e orientações preciosas para

O post Estudo Atos 9   apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Confira este estudo Atos 9 versículo por versículo e descubra informações e orientações preciosas para o cristão moderno. O estudo bíblico sobre Atos dos Apóstolos chega a um ponto crucial em Atos 9, quando lemos sobre a conversão de Saulo (Paulo), uma das histórias mais interessantes do Novo Testamento. O livro de Atos nos apresenta de forma bem clara como surgiu a igreja cristão, como surgiu o cristianismo, e Paulo é uma figura fundamental nessa história.  

Realizando um estudo sobre a igreja primitiva podemos aprender sobre muitos fundamentos bíblicos e doutrinas cristãs presente ainda hoje na maioria das igrejas evangélicas, e cristãs em geral.  

Ao chegar ao capítulo 9 de Atos dos Apóstolos, nosso estudo bíblico dá continuidade à segunda fase do livro escrito por Lucas, quando lemos sobre o crescimento da igreja, entre os capítulos 8 e 12.  

Logo no começo do estudo Atos 9 encontramos informações importantes, então, leia com calma.

Introdução ao estudo Atos 9

Os primeiros versículos do livro de Atos 9 relata a conversão de Saulo (Paulo) -Saulo era seu nome hebreu e Paulo romano. No entanto, vale lembrar, que Paulo é mencionado pela primeira vez na Bíblia, no início do capítulo 8, quando Lucas escreve que Saulo consentiu na morte do cristão Estevão.  

‘Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. ‘ Atos 9:1-2

Nos versículos 1 e 2 lemos que Paulo tinha algumas cartas das autoridades romanas que lhe permitiam perseguir e prender cristãos. A carta específica deste trecho da Bíblia dá autoridade a Paulo para realizar seu trabalho de perseguição e apreensão de cristãos em Damasco.

Como podemos ver claramente em Atos 9, a perseguição aos cristãos já ocorria desde o início da igreja cristã. As perseguições aos cristãos começaram, na verdade, enquanto Jesus ainda ensinava ao povo, após sua morte e ressurreição, as perseguições nunca terminaram. O crescimento da igreja cristã naquela região fez com que alguns sacerdotes judeus temessem perder sua autoridade, por isso, intensificaram a perseguição aos cristãos.

O caminho

Uma expressão interessante percebida em nosso estudo Atos 9 é: “os do Caminho” termo usado aos cristãos na igreja primitiva. ‘O Caminho’ consiste na crença de que Jesus cumpria as profecias do Antigo Testamento e por isso era o caminho da verdadeira adoração a Deus. Isso mostra como, de fato, a crença cristã era uma continuidade do judaísmo e não a declaração de seu fim, como muitos pensavam na época.  

Em Atos podemos ler sobre a conversão de Paulo, mas é curioso que o próprio Paulo pouco escreve sobre isso. Em Gálatas 1:15 podemos ler que Paulo menciona sua conversão com os propósitos perfeitos de Deus.

Também lemos sobre subitaneidade em 1 Coríntios 15:8 e em Filipenses 3:12. Em 2 Coríntios 4:6 Paulo diz que sua conversão é uma nova criação de Deus. Paulo também revela a misericórdia de Deus em sua conversão em 1 Timóteo 1:13. Também lemos que Paulo se encontrou com o Senhor em sua conversão, em 1 Coríntios 9:1. Esses pontos ressaltam que Paulo tinha as mesmas qualificações que os apóstolos, pois sua conversão era uma realidade sobrenatural, como fora a dos onze apóstolos antes de se encontrarem com Jesus.  

Estudo 9:3 a 5

Agora, leia com atenção esses versículos.

‘Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; ‘ Atos 9:3-5

A cidade de Damasco, mencionada em Atos 9:3, ficava a 240 km de Jerusalém.  

As palavras de Atos 9:4 mostram que a relação de Cristo com sua igreja é tão íntima que perseguir a igreja é como perseguir o próprio Cristo.  

No versículo 5, quando Jesus se apresenta a Paulo, este identifica o EU SOU, mencionado tantas vezes no Antigo Testamento. Podemos traduzir EU SOU por Javé, a quem Paulo servia com tanta dedicação. Por isso, a perseguição aos cristãos é colocada em questão neste trecho.

O termo “duro é para ti recalcitar contras os aguilhões” não é mencionado na maioria dos manuscritos mais antigos. Os agulhões, aqui mencionados, eram vara pontiagudas utilizada para tanger animais. Esta comparação mostra como Paulo estava convencido de seus pecados e utiliza o termo para demonstrar como sua consciência era agulhada por ter perseguido os cristãos tão ferozmente.  

Versículos 10 a 13

Este trecho é fundamental para compreendermos melhor a conversão de Paulo.

‘Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. ‘ Atos 9:10-13

Ananias, mencionado em Atos 9:10, é uma testemunha da conversão de Paulo.  

Em Atos 9:11 lemos sobre a rua chamada Direita, uma rua que existe até hoje e um bazar funciona no local. Este nome facilitava a localização nesta cidade de ruas estreitas e tortas. Uma curiosidade bíblica é que o relato de Atos 9:10-19 é recordado em Atos 22, entre os versículos 12 e 16.  

No versículo 13 lemos pela primeira vez os cristãos sendo chamado de santos, que significa separados. 

Atos 9: 15 a 17

‘Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. ‘ Atos 9:15-17

Nosso estudo bíblico sobre Atos não pode deixar de reparar no versículo 15de Atos 9. Aqui o autor menciona como o Eterno escolhera Paulo como peça fundamental na revelação de Deus para os gentios (não judeus).  

Quando Ananias impôs as mãos sobre Paulo, Atos 9:17, Paulo se identifica com os cristãos, povo a quem tanto perseguia.  

Versículos 23 a 27

Agora, preste muita atenção nesta parte do estudo Atos 9, analisando os versículos 23 a 27.

‘Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida; porém o plano deles chegou ao conhecimento de Saulo. Dia e noite guardavam também as portas, para o matarem. Mas os seus discípulos tomaram-no de noite e, colocando-o num cesto, desceram-no pela muralha. Tendo chegado a Jerusalém, procurou juntar-se com os discípulos; todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo. Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. ‘ Atos 9:23-27

Outra curiosidade bíblica está em Atos 9:23, quando se diz que passaram muitos anos, mas podemos ler em Gálatas 1:18, que Paulo menciona este período como três anos. Em Gálatas 1:17 podemos ver que Paulo estivera na Arábia. Ou seja, entre sua conversão e ida a Jerusalém, passaram-se este período de três anos.  

Um fato curioso ocorre em seguida, nos versículos 24 e 25, que menciona a fuga de Paulo pelos muros da cidade. Era comum moradores habitarem os muros das cidades, assim como Raabe habitava nos muros da cidade de Jericó. Uma dessas casas mencionadas em Atos 9 pode ser vista ainda hoje em Damasco.  

Barnabé significa ‘filho da exortação’. E foi isso o que Barnabé fez por Paulo, como fica evidenciado em Atos 9:27.  

Informações importantes de Atos 9

‘Tendo, porém, isto chegado ao conhecimento dos irmãos, levaram-no até Cesareia e dali o enviaram para Tarso. ‘ Atos 9:30

Vale lembrar que Tarso, mencionado em Atos 9:30, foi onde Paulo nasceu e  era capital da Cilícia.  

A cidade de Lida, ou Lode, ficava a 18 quilômetros de Jope, seguido a sudoeste. Já Sarona, ou Sarom, é a planície que se estende em direção ao sul desde a cidade moderna de Haifa, por oitenta quilômetros aproximadamente, ao longo do mar Mediterrâneo. A cidade de Haifa fica situada no monte Carmelo.  

Estudo Atos 9:36 a 39

‘Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia. Ora, aconteceu, naqueles dias, que ela adoeceu e veio a morrer; e, depois de a lavarem, puseram-na no cenáculo. Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens que lhe pedissem: Não demores em vir ter conosco. Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas. ‘ Atos 9:36-39

O estudo bíblico de Atos é importante no capítulo 9 porque também podemos aprender algumas referências linguísticas da época. Outro exemplo bíblico é do nome Tabita, versículo 36, do aramaico; que era a mesma pessoa conhecida como Dorcas – nome grego. Ambos nomes significam gazela.  

Outra curiosidade bíblica refere-se ao sepultamento. No versículo 37 de Atos 9 vemos que o corpo foi levado para o cenáculo. Conhecendo os costumes da época nos faz crer que o termo ‘levarem’ sugere certo cuidado, além disso, quando um corpo era sepultado nas cavernas do norte de Jerusalém, era realizada uma lavagem diferenciada. A localidade, descrita como perto de Jope, ficava a 19 quilômetros da cidade.   

O cuidado com as viúvas era comum tanto entre judeus quanto cristãos. No versículo 39 lemos que as viúvas procuraram refúgio em Paulo após a morte de Dorcas. As viúvas eram as pessoas mais indefesas da sociedade.  

O curtidor Simão

‘Pedro ficou em Jope muitos dias, em casa de um curtidor chamado Simão.’ Atos 9:43

No livro de Atos capítulo 9 versículo 43 lemos sobre um curtidor chamado Simão, mas o que é um curtidor? Um curtidor era uma pessoa dedicada à manipulação de animais mortos, tal trabalho era considerado, portanto, impuro pelas leis judaicas. Por isso, era necessário pessoas possuírem esse serviço como profissão específica. Como não tinham nenhuma posição religiosa na vida judaica, então eles eram mais receptivos ao cristianismo. 

De acordo com Levíticos 11:40, então, o trabalho de manipular couro de animais (que era o que fazia um curtidor) era impuro. Portanto, o fato de Paulo ter se hospedado com este homem, provavelmente, ajudou o apóstolo a se preparar para pregar aos gentios, igualmente considerados impuro para ele.  

Quem era Saulo? Quem era Paulo?  

Resumindo o estudo Atos 9, então descobrimos algumas informações imporantes. A figura bíblica de Paulo é, então, uma das mais importantes para o crescimento e propagação do cristianismo. Paulo e Saulo são a mesma pessoa. Essa diferença se deve ao fato de Saulo ser seu nome hebreu e Paulo romano. Saulo era um líder religioso judeu, que perseguia os cristãos – Atos 9:1.

Portanto, além de perseguir os cristãos, Paulo era temido pelos cristãos. Muitos até se mudavam de cidade para fugir dele – Atos 22:4 e Atos 26: 10 e 11. Ele era fariseu, uma das seitas mais influentes da época em Israel. Podemos ler em Atos 22 versículos 3 e 4 que os fariseus chegaram a fazer novas leis para seguirem a Deus.  

Saulo pediu ao sumo sacerdote, principal figura da religião judaica na época, cartas de autorização para perseguir os cristãos, como podemos ler no livro de Atos dos Apóstolos 9:1 e 2.  

Atos dos Apóstolos capítulo 9 é uma parte interessante da Bíblia para se estudar. Pois podemos ler sobre a conversão de Paulo no livro de Atos 9. Até o versículo 20.  

Continue seu estudo Atos 9, lendo:

O post Estudo Atos 9   apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Ensina o teu filho no caminho, mesmo em terras estranhas  https://materialgospel.com.br/ensina-o-teu-filho-no-caminho-mesmo-em-terras-estranhas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ensina-o-teu-filho-no-caminho-mesmo-em-terras-estranhas Sat, 21 Dec 2024 11:56:30 +0000 https://materialgospel.com.br/?p=420 A Bíblia nos diz “ensina o teu filho no caminho, porém criar um filho neste

O post Ensina o teu filho no caminho, mesmo em terras estranhas  apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
A Bíblia nos diz “ensina o teu filho no caminho, porém criar um filho neste mundo não é uma tarefa das mais fáceis, criar com princípios cristãos está ficando cada vez mais difícil.

Parece muito difícil cumprir Provérbios 22:6, que diz “ensina teu filho no caminho que deve andar”. O mundo caminha para dias maus; quanto mais próximos chegamos do fim, pior fica. Em 1 Pedro 2:11 está escrito “Amados, exorto-vos (peço-vos), como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma”.

Os desafios são muitos, não só do lado de ética e moral, mas também quando falamos de saúde, bem-estar, segurança, educação e todas as demais áreas. Filipenses 3:20 afirma “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo”.

Esta referência torna claro que não devemos nos conformar com este mundo e nem aceitar passivamente do o que nos oferece.  

Como educar os filhos?

Desde cedo devemos orientar nossos filhos a fazer a decisão correta diante das opções que existem.

Por isso, é muito importante uma criação didática e de diálogo, onde os pais saibam explicar os porquês aos seus filhos. Dizer apenas “porque sim ou porque eu estou mandando” não esclarece à criança as consequências das escolhas.

Assim, ao invés de apenas negar um biscoito antes da refeição, os pais devem explicar, por exemplo, que o biscoito vai tirar a fome, mas é um alimento pobre para a alimentação. Ao explicarmos aos nossos filhos os porquês das coisas, eles passam a confiar em nós e entender porque tomamos determinadas atitudes.

O que significa Ensina o teu filho no caminho?

Quando entendemos que “ensina teu filho no caminho” é diferente de “ensina teu filho o caminho”, as coisas ficam claras, pois NO caminho implica em estar junto, e não apenas indicar O caminho. 

Com este diálogo desde cedo, ao se tornarem adolescentes e jovens, nossos filhos vão confiar mais em nossas palavras e nossas orientações. Muitos pais optam apenas por renegar tudo ao filho em “prol do caráter cristão”, mas o que podemos observar nas igrejas é que isso não resolve, já que muitos jovens se desviam justamente porque os pais sempre podaram demais seus filhos.

A tirania na criação dos filhos não é o suficiente para formar alguém com caráter cristão. O que vai fazer a diferença na formação de uma criança é o acesso à informação e o diálogo aberto com os pais, por isso a Palavra diz “Ensina teu filho no caminho que deve andar”. 

Não absorver tudo 

Quando explicamos aos nossos filhos, estamos ensinando que o mundo nos oferece grande variedade de opções, mas isso não significa que podemos fazer tudo, pelo contrário, tudo o que fazemos tem consequências.

Por exemplo, ter relações sexuais antes do casamento é normal no mundo, mas isso não condiz com o comportamento cristão. Por quê? Se os pais não puderem explicar questões simples como esta, os filhos passarão a confiar menos nos pais, admitindo cada vez mais o comportamento “normal” que a sociedade oferece.

Esconder que existe o homossexualismo, ou os motivos que levam uma pessoa a se tornar gay não significa proteger nossos filhos. Quando eles se depararem com esta situação não saberão como reagir, e nem como responder aos questionamentos sobre sua fé e o assunto. Por isso devemos nos lembrar que a ordem é ensina teu filho no caminho. 

As escrituras nos orientam que devemos analisar tudo e reter o que é bom, assim como manter nossos pensamentos no que produz coisas boas. Isso nada mais é que manter nosso foco em selecionar sobre como agir em cada situação. 

Somos peregrinos 

Um princípio cristão básico é o conceito de sermos peregrinos neste mundo, ou seja, nosso lar é a Eternidade e este mundo nada tem a nos oferecer que seja melhor do que as coisas que existem no Reino dos Céus.

Não devemos nos apegar a qualquer coisa possamos vir a ter, ou conquistar, neste mundo, pois não é nosso. Devemos ensinar nossos filhos a focar na Eternidade e que as coisas que por aqui acontecem ficarão para trás. 

Indicar apenas o caminho é bem menos produtivo do que a ordem que diz ensina teu filho no caminho. 

Este pensamento de peregrino também nos faz entender porque este mundo oferece tantas coisas ruins, tantas maldades e injustiças.

O mundo não é perfeito

Não estamos em um mundo perfeito, por isso, o que ocorre de ruim aqui não deve nos deixar revoltados, mas sim com mais sede pela justiça de Deus e de amar nossas irmãos, para que também tenham a vontade de serem salvos. 

Para criar seu filho com caráter cristão, explique que somos peregrinos. Faça-o entender que nada que existe neste mundo é comparável com o que há de vir, por isso, não devemos concentrar nossos esforços e dedicar nosso coração às coisas que  ficarão por aqui. 

Se você ensina o caminho, você apenas aponta, mas se você ensina teu filho no caminho que deve andar, você está junto, questionando também, tirando dúvidas e aprendendo junto. Lembre-se disso! 

Pensamentos e costumes diferentes 

Uma boa forma de você fazer a comparação de que somos peregrinos nesta terra é lembrar que locais diferentes possuem costumes e pensamentos diferentes. Assim como pratos típicos e até roupas diferentes. Quando comparamos nosso mundo terreno com o mundo celestial, devemos entender que existem costumes diferentes. 

Quando ressaltamos que a Palavra nos ensina – ensina teu filho no caminho – queremos deixar em evidência que os pais também precisam viver sua fé de forma digna. Se você quer que seu filho se vista de forma decente, fale coisas agradáveis, seja paciente e tenha compromisso e responsabilidade, os pais também devem agir assim, conforme sua conduta de fé. 

Conclusão

Podemos estar em terras estranhas, mas devemos manter os costumes cristãos vivos e evidentes em nós, para que todos vejam, inclusive nossos filhos, que não somos desta terra, somos peregrinos em terras estranhas. 

Leia também:

O post Ensina o teu filho no caminho, mesmo em terras estranhas  apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Estudo bíblico Atos 8   https://materialgospel.com.br/estudo-biblico-atos-8/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=estudo-biblico-atos-8 Sat, 14 Dec 2024 14:23:35 +0000 https://materialgospel.com.br/?p=424 Neste estudo bíblico Atos 8 trazemos algumas curiosidades e informações importantes de Atos 8. O

O post Estudo bíblico Atos 8   apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Neste estudo bíblico Atos 8 trazemos algumas curiosidades e informações importantes de Atos 8. O estudo bíblico de Atos muda um pouco de foco a partir do capítulo 8, quando o livro de Atos relata as perseguições da igreja cristã e o início do apostolado de Paulo, até então chamado Saulo.

Saulo passou a ser mais conhecido por Paulo após a conversão ao cristianismo. Até aqui o estudo bíblico sobre o livro de Atos nos revelou como era a igreja primitiva, como surgiu o cristianismo como uma nova doutrina de fé e como Pedro foi importante para o início da igreja cristã.  

Dos capítulos um a sete, lemos, basicamente sobre o poder e o progresso da igreja. Já entre os capítulos oito e doze, lemos sobre a expansão da igreja. A partir daí, foram relatadas as viagens de Paulo.  

Revisão

A primeira parte do estudo sobre Atos dos apóstolos, do capítulo 1 ao 7, termina com a morte de Estevão, condenado pelos sacerdotes do Sinédrio á morte por apedrejamento. Pela primeira vez ouvimos falar de uma pessoa chamada Saulo, que consentiu da morte de Estevão. Aliás, esta passagem é muito importante por revelar que Saulo guardou as vestes de Estevão, o que demonstra o respeito de Saulo por Estevão.  

A diferença entre Saulo e Paulo é que Saulo era o nome judeu dele, enquanto Paulo era seu nome romano, nome de cidadão romano. O nome Saulo permaneceu até sua primeira viagem missionária, quando, em Pafos, apareceu como líder daquela missão.   

Estudo bíblico Atos 8 -Introdução

‘E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande pranto sobre ele. Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. ‘ Atos 8:1-3

Já nos primeiros versículos de Atos 8 podemos ler sobre a primeira perseguição aos cristãos, o início da perseguição à igreja primitiva. Os cristãos se espalharam por Jerusalém. Alguns resolveram fugir por medo de perseguição e prisão. Mas, muitos cristãos se espalharam para cumprir uma ordem de Jesus – Mateus 10:23. Em Atos 8:3 podemos ler que Saulo assolava os cristãos. O verbo assolar é utilizado para demonstrar a intensidade com que ele perseguia os cristãos.  

‘Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. ‘ Atos 8:5

Em Atos 8 também lemos sobre o discípulo Filipe pregando em Samaria, mais uma curiosidade sobre a igreja primitiva. Até então, a cidade de Samaria era chamada de Sebaste. Alguns manuscritos relatam que Filipe pregava “numa cidade de Samaria”, que quer dizer uma cidade menor na região de Samaria.   

Estudo Atos 8:9 a 17

‘Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto; ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder. Aderiam a ele porque havia muito os iludira com mágicas. Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres. O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados. ‘ Atos 8:9-13

Seguindo o estudo bíblico do livro de Atos 8, entre os versículos 9 e 13 lemos sobre o mágico Simão, um ilusionista que resolveu abraçar a fé. O curioso é que o próprio Simão era dito como abençoado por Deus, suas enganações lhe garantiam um status de profeta. 

Como podemos perceber, Pedro é categórico ao mencionar que “o próprio Simão abraçou a fé”. Isso porque provavelmente a sua conversão não era legítima. Pedro e João seguiam pregando em Samaria; Simão, ao vê-los, batizando com Espírito Santo, lhes oferece dinheiro para que o mesmo fosse feito com ele. Por isso, muitos estudiosos entenderam que a conversão de Simão era mais interesseira que  sincera. 

Versículos 14 a 17

‘Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo. ‘ Atos 8:14-17

Ao ler os versículos 14 ao 17 podemos entender que embora os samaritanos já tivessem sido  batizados em água, conforme o versículo doze, o dom do Espírito Santo só foi alcançado quando Pedro e João lhes impusessem as mãos. De uma forma geral, o Espírito é ofertado quando se crê, mas nesta situação, era necessário, primeiro, uma identificação dos samaritanos com os apóstolos e com a igreja de Jerusalém, para não surgir uma rivalidade dentro do próprio cristianismo.  

Estudo Atos 8:22 a 24

‘Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração; pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniquidade. Respondendo, porém, Simão lhes pediu: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes sobrevenha a mim. ‘ Atos 8:22-24

Nos versículos 22 a 24, lemos sobre a atitude de Simão pedindo que rogassem por ele. Não está bem claro se trata-se de um arrependimento honesto ou se fazia aquilo para fugir de possíveis consequências trágicas. Claramente Simão tenta comprar o dom de Deus, mas ao ser repreendido, talvez poderia pedir que os outros orassem por ele para escapar do castigo. É mais provável que ainda estivesse pensando em termos mágicos e não de real arrependimento.  

O versículo 23 de Atos 8 menciona o ‘fel de amargura’ como uma referência à apostasia e idolatria de Simão – recomendo ler Deuteronômio 29:18.  

Explicação Atos 8:26

‘Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. ‘ Atos 8:26

O caminho mencionado no versículo 26 é o caminho que levava à Gaza, destruída em 93 aC, que ficava mais nas terras do interior que a terra de Gaza no Novo Testamento. A leitura de Atos 8 revela que Filipe saiu de Samaria e foi por um caminho pouco conhecido, onde encontrou um eunuco. O caminho percorrido por Filipe fica ao sul da Palestina, perto da faixa de Gaza. 

O eunuco

‘Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, ‘ Atos 8:27

O etíope mencionado era natural da terra ao sul de Assuã e não da área atual da Abssínia, atual Etiópia. De qualquer forma isso mostra como o evangelho estava se alastrando. O termo Candace era um título dado às rainhas etíopes e não era o nome de alguém.  

O texto que o eunuco estava lendo era o de Isaías 53:7 e 8. Uma curiosidade é que até a vinda do Messias, Isaías 53 era lido pelos judeus como uma referência ao Messias, mas atualmente preferem dizer que se trata de uma alusão ao próprio Isaías ou ao povo de Israel. Quando os cristãos passaram a associar esta passagem a Jesus, os judeus passaram a mudar a interpretação.  

Finalização do estudo de Atos 8

  • ‘[Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] ‘Atos 8:37

Uma curiosidade bíblica encontrada em Atos 8 é que muitos manuscritos emitem o versículo 37.   

Entre os versículos 39 e 40 do capítulo 8 de Atos podemos ler uma das histórias mais misteriosas e interessantes da Bíblia, o arrebatamento de Filipe, que desapareceu da vista dos homens e foi parar em Azoto. Aparentemente, Filipe passou a morar em Cesaréia (Atos 21:8). A cidade de Azoto, mencionada em Atos 8:40, é a cidade de Asdode do Antigo Testamento, a 32 quilômetros ao norte de Gaza.  

Leia também:

O post Estudo bíblico Atos 8   apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Como preparar uma reunião para casais  https://materialgospel.com.br/como-preparar-uma-reuniao-para-casais/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-preparar-uma-reuniao-para-casais Sat, 14 Dec 2024 13:15:55 +0000 https://materialgospel.com.br/?p=411 Quer saber como preparar uma reunião para casais inesquecível? Então, confira essas dicas práticas. Uma

O post Como preparar uma reunião para casais  apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>
Quer saber como preparar uma reunião para casais inesquecível? Então, confira essas dicas práticas. Uma parte essencial no crescimento cristão é o fortalecimento da família.

Dentro do cristianismo, a família tem papel primordial, por isso, a realização de eventos que envolvam casais deve ser preparados com competência e dedicação.

A reunião para casais realizada sem muita dedicação acaba frustrando os convidados, e a igreja perde uma boa oportunidade até mesmo de converter vidas e ganhar famílias, pois não é raro nestes encontros de casais a participação de casais ainda não convertidos. Quando o visitante cria uma boa expectativa sobre o evento, mas se decepciona, dificilmente ele terá boa vontade para voltar à igreja, seja para uma reunião, seja para o culto tradicional. 

Além da reunião para casais, a igreja evangélica deve realizar regularmente alguns eventos adicionais, como jantares, café da manhã ou retiros.

Evidente que eventos não devem ser prioridade para nenhuma igreja que prime pela pregação do real evangelho, mas conforme a igreja ganha membros, os líderes devem buscar orientação de Deus para realizar eventos que firmem as pessoas na fé.

Festas e encontros sempre fizeram parte da vida judaica, mesmo antes da vinda de Cristo, e agora, sob a graça de Jesus, podemos continuar a realizar eventos para que irmãos vivam em comunhão. Em Salmos 133:1 podemos ler sobre isso. É da vontade de Deus que irmãos desfrutem de momentos de comunhão além dos momentos vividos nas reuniões de culto. 

Organização 

Tendo em vista a realização de uma boa reunião para casais, alguns passos simples devem ser tomados com antecedência. O primeiro deles é determinar uma liderança, preferencialmente, um casal ,que pode ser os líderes do ministério de casais, ou outro que já tenha alguma experiência dentro da igreja, até para que não realizem nada em desacordo com a visão da igreja. 

Como todo evento de alto nível, é importante que tudo seja preparado com antecedência, evitando improvisos e inconveniências. Se o objetivo for, por exemplo, um jantar, é preciso checar o local, realizar a reserva, verificar preços, localização, facilidade de acesso e até ventilação, por exemplo.

Já se o evento for um café da manhã na própria igreja, deve-se checar cadeiras, mesas, onde cada alimento ficará disposto, espaço para confraternização, etc. 

Para um evento mais elaborado, recomenda-se iniciar o preparo até 40 dias antes. Neste caso, também é preciso pensar em espaço para convidados e material de divulgação.

Se a ideia for, por exemplo, usar a reunião para evangelizar casais visitantes, um convite vai dar mais profissionalismo ao evento. Se o objetivo for reforçar o romantismo, é preciso pensar em lembretes, como rosas. 

Cardápio 

Mesmo em restaurantes com cardápio variado, o ideal é que o grupo deixe pré-determinada uma escolha, isso vai agilizar o atendimento e a chegada dos pratos. Não é uma boa ideia deixar para que cada casal escolha somente ao chegar no local o que vai comer. Isso vai demandar muito tempo e vai gerar contratempos.

Além disso, um menu pré-determinado evita confusão em relação a preços e divisão de conta. O ideal é que, com o menu escolhido previamente, os convidados já saibam o quanto gastarão aproximadamente, evitando que casais deixem de participar do evento para casais por questões financeiras. 

Outra dica para reunião de casais evangélicos é realizar o evento na própria igreja. Isso permite uma organização e planejamento ainda mais precisos, desde que a equipe realmente se empenhe. Também fica mais fácil escolher como será definido o menu.

Cada casal pode trazer um prato, utensílio ou algo para beber. Outra opção é o casal comprar o convite e a equipe ficar responsável pelo preparo dos pratos, seja encomendado ou preparado por eles mesmo.

O prato da reunião de casais

Outra dica para realizar um jantar de casais cristãos é indicar, caso haja compra de convite, qual será o prato, ou o menu. Isso evita decepções e surpresas, como por exemplo, alguém ser alérgico, estar de regime ou não poder comer determinado alimento por questão de saúde. 

Os responsáveis devem estar no local antes dos convidados, até uma hora antes. Não é nada bom os convidados começarem a chegar antes dos responsáveis pelo encontro. Eles (os convidados) vão ficar indecisos sobre onde sentar, se já devem pedir os pratos, etc. 

Uma dica para reunião de casais de uma igreja evangélica é nunca esquecer a máquina fotográfica, ou um celular que faça boas fotos. O ideal é que os líderes de casais tenham sua própria máquina (seja pessoa, seja da igreja). Algumas pessoas, contudo, podem não se sentir confortáveis em ter que ficar emprestando máquina para eventos. 

Dicas para os líderes de casais 

Após o início do evento, a liderança deve sempre estar trabalhando para que todos estejam confortáveis. Os líderes não podem esquecer que fazem parte da organização e não devem se comportar meramente como convidados. Isso significa que devem dar atenção aos convidados, tomar iniciativa para resolver problemas e serem os primeiros a chegar e últimos a sair. 

Se você gostou dessas dicas, então confira esses textos sobre reunião de casais:

O post Como preparar uma reunião para casais  apareceu primeiro em Material Gospel.

]]>