Estudo sobre a mulher submissa na Bíblia
Muita gente tem dúvidas sobre a mulher submissa na Bíblia. Até que ponto uma mulher deve ser submissa ao marido? Essa dúvida acontece porque somos fortemente influenciados pelos pensamentos progressistas.
Na sociedade moderna ocidental, dizer que a mulher deve ser submissa ao marido é como começar uma terceira guerra mundial. Os padrões modernos ensinam que as mulheres não devem ser submissas a ninguém. Maridos, chefes, pais. Estamos formando um mundo no qual ninguém aceita autoridade. Não apenas as mulheres, mas os jovens, adolescentes e nem acrianças.
Onde estamos chegando? Basta olhar ao nosso redor. Você acha que o mundo está mais organizado do que era há cinquenta, sessenta anos? É inegável que, obviamente, a democracia e a ciência melhoraram muito, mas em termos de família e sociedade organizada estamos testemunhando o início de um colapso. E tudo isso começou quando passaram a idealizar a mulher independente. Por isso, é importante a igreja ensinar sobre a mulher submissa na Bíblia
Direitos iguais não significa viver só
Nem homem nem mulher devem viver independentes de tudo e de todos. Tudo começou com a busca pelos direitos iguais, a começar pelo direito de votar, o que é correto, assim como igualdade nos direitos trabalhistas e tudo mais. No entanto, isso não significa que a mulher deva viver só e é isso que se prega o mundo moderno. A mulher não deve se submeter ao homem, é o que nos ensinam.
Precisamos entender que ser submissa não é ser escrava ou anular sua personalidade, mas saber respeitar a opinião e a vontade do marido.
Podemos nos questionar se as mulheres têm temor em ser submissa porque não confiam no marido? Afinal, quando confiamos plenamente em alguém, não temos medo de ser submisso. Por isso, a mulher submissa na Bíblia não se preocupa com isso.
Até que ponto a mulher submissa na Bíblia chega?
Mais uma vez as ideias se misturam. Se prega tanto que as mulheres não devem se submeter aos maridos porque pensam que isso significa que deve perder sua voz, se anular, sofrer calada, etc.
Quando se fala em mulher submissa na Bíblia, ao marido, pessoas que tiveram como modelos de pais, ou namorados passados, homens autoritários e covardes, vai ter clara objeção à ideia de ser submissa, pois o que lhe vem à memória é de abusos de homens às mulheres. Abuso físico e moral.
No entanto, aqueles que tiveram um modelo de pai amoroso e que vive com um marido que coloca a mulher sempre em primeiro lugar, não tem a menor dificuldade em ser submissa.
Portanto, ser submissa não significa aceitar abusos, mas demonstrar seu amor através da submissão.
A igreja e Cristo
A bíblia compara o amor e comunhão entre marido e esposa como Jesus e a igreja. Vamos ler um trecho importante para compreendermos o assunto do ponto de vista cristão.
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja”. Efésios 5:22 a 29.
Aqui, temos um bom texto de estudo sobre a mulher submissa na Bíblia. O marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja, se entregando por ela. Ser submissa a um marido assim não é nenhum problema. A esposa deve amar o marido como a igreja ama a Cristo. Podemos ver nesta comparação que a esposa deve ter prazer em servir o marido.
Ser mulher submissa na Bíblia é a parte mais difícil
Evidentemente que ser submisso é fácil, pois esta é a parte mais difícil, já que envolve confiança. Voltando à analogia entre igreja e Cristo, a igreja deve ser submissa à Cristo porque deve ter fé em seu Senhor. A mulher deve confiar no marido em algumas situações e decisões familiares. É evidente que o marido que ama a esposa como Cristo amou a igreja, tomará suas decisões de forma a agradar à esposa e não a si mesmo.
A mulher submissa na Bíblia nos ensina a confiar, não só no marido, mas em deus.
Por fim, podemos lembrar que por amor à igreja, Jesus negou sua própria vontade ao se entregar para ser crucificado.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. Lucas 22:41-42
A dificuldade de as mulheres serem submissas está relacionado ao fato de terem na mente a imagem de um marido autoritário e cruel. Quando a esposa passa a enxergar no marido a imagem de Cristo, a submissão passa a ser um ato de amor e não um sacrifício.
Se você gostou deste estudo sobre a mulher submissa na Bíblia, leia também: