Estudo Bíblico para mulheres – Feminismo e a Bíblia 

Estudo Bíblico para mulheres – Feminismo e a Bíblia 

Neste estudo bíblico para mulheres vamos abordar um tema em alta, o Feminismo. Será que este movimento realmente empodera a mulher, ou a leva para uma vida isolada e deprimente? 

Desde que me converti, em 2000, vi muitos casais cristãos se separarem. Alguns deles chegam ao divórcio porque as mulheres são influenciadas pelo pensamento feminismo, que as levam ao individualismo e insubmissão. Por isso, é importante que os casais entendam o que esta ideologia pode causar no casamento. 

Um ótimo tema para estudo bíblico para mulheres evangélicas é o movimento feminista. No início do século XX, iniciou-se pelo mundo um movimento que veio a ser conhecido como o sufrágio feminino. Movimento que buscava o direito de votar das mulheres. Desde então, o movimento feminista ganhou força e buscou novas conquistas para a mulher, até então colocada de lado na maioria das decisões da sociedade em todo o mundo.  

Evidente que tais direitos, como o de votar, trabalhar ou até mesmo dirigir, devem ser iguais para homens e mulheres, no entanto, o movimento feminista desencadeou uma sensação de que as mulheres podem muito bem viver sem o homem, o que não está de acordo com o verdadeiro cristianismo.  

O encontro de casais cristãos é uma ótima oportunidade para tratarmos o assunto sob o ponto de vista bíblico.  

Sozinhos não formamos famílias 

Vamos começar nosso estudo bíblico para mulheres analisando o cenário atual do tema. 

Podemos perceber que há algumas décadas a mulher vem conquistando mais espaço na sociedade, e a vida capitalista vem exigindo cada vez de mulheres e homens mais tempo no trabalho e menos em casa. Com isso, as famílias estão ficando cada vez mais desconfiguradas e, aos poucos, estamos perdendo o real sentido da família. Os cristãos, por sua vez, estão perdendo a noção do objetivo da família, de acordo com os planos do Criador. 

A sociedade quer nos ensinar que a mulher pode muito bem viver sem o homem. Pode trabalhar, cuidar da casa e cuidar de seus filhos (mesmo sendo solteira). Ou seja, está se tornando cada vez mais comuns “famílias” sem a presença do pai, pois ensina-se que isso não é necessário, pois a “mulher é forte, capaz…”.  

Contudo essa ideologia de que a mulher não precisa do homem está levando muitas mulheres a rejeitarem os homens. 

O objetivo deste estudo bíblico para mulheres evangélicas é alertar os fiéis sobre o perigo de se dizer que a mulher, ou até mesmo o homem, consegue fazer tudo sozinho, sem precisar de um(a) companheiro(a).  Os encontros de casais podem abordar este tema. 

A obrigação de criar e educar os filhos está sendo ‘terceirizada’ para avós, tios, escola, creche, vizinho. Pais estão se tornando um detalhe na vida dos filhos, pois não estão servindo para nada. Os filhos podem muito bem “jogá-los fora” que não fará diferença em sua criação. 

Criação dos filhos 

Podemos encontrar na bíblia diversas passagens que falam sobre instruir os filhos, sempre de forma direta aos pais. Não há no conceito judeu, e não deveria ter no cristão, a criação de filhos por terceiros. Baseados em Deuteronômio 11:19 podemos ver que é dever dos pais ensinar os filhos no caminho que devem andar. Nesta passagem, Moisés escreveu: “Ensinai-as (as leis) a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e lavantando-vos”. 

Jesus Cristo sempre se referiu a Deus como nosso pai, não como outro membro da família, como tio, avô ou primo. Assim, podemos fazer uma comparação com nossas famílias para entender que a criação e orientação dos filhos de dos pais e não de outros membros da família, e até fora dela. 

A relação entre criação dos filhos e uma família completa é evidente. Uma mãe solteira, ou um pai solteiro, não pode oferecer aos filhos tudo o que um casal completo pode oferecer. 

Casal 

Devemos ressaltar no estudo bíblico para mulher cristã, que desde a criação, o plano de Deus foi criar homem e mulher para constituírem família, pois de todas as coisas que Deus havia criado, apenas uma não era boa; que homem estivesse sozinho – Gênesis 1:18. 

Também podemos ler em Efésios 5:22 a 30 a comparação que Paulo faz da igreja e Cristo com marido e mulher, o que mostra o nível de amor e comunhão que o casal deve ter. O marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja. Na sequência lemos que devemos “deixar pai e mãe” para formar uma nova família. Quando homem e mulher formam um casal, formam uma nova família, assim uma mulher sozinha, ou homem só, não formam famílias. 

A sociedade moderna está cada vez mais nos forçando a aceitar “famílias” formadas de diferentes formas: mulher sozinha, mulher vivendo só com filhos, homem sozinho, homem vivendo só com filhos, homem com mulher em casas separada, e outras formas de “família” quem em nada são parecidas com o que Deus planejou para o homem desde a criação. 

Direitos Civis x Obrigações Bíblicas 

Quando falamos em direitos femininos, temos sim que defender os direitos civis das mulheres, mas não podemos confundir com viver uma vida sem família, só, sem a dependência de um marido. Aliás, a orientação bíblica é que o homem também forme família, como em 1 Coríntios 7:9, é melhor o homem se casar do que viver abrasado. 

A igreja cristã, através dos encontros de casais, deve lutar para que homens e mulheres se unam para formar famílias completas e não deixar que o espírito de ‘independência’ faça mulheres e homens viverem uma vida sem desfrutar do grande plano de Deus para nós que é a formação da família. 

Pois a ideologia feminista impõe que a mulher não precisa do homem. Contudo, se levarmos isso literalmente, pense em uma sociedade sem homens. Não haveria prédios, pontos, computadores ou outros produtos tecnológicos, pois a maioria deles é feito por homens. 

Da mesma forma, o homem depende da mulher para muitas coisas. Por isso, nenhum tipo de ideologia separatista pode ser introduzido em nosso casamento. 

Conclusão do Estudo Bíblico para Mulheres 

Quero concluir este estudo bíblico para mulheres ressaltando que a mulher tem suas características únicas que complementam o homem. Por isso, Deus fez a mulher como ajudadora do homem. 

A mulher precisa do homem para seu complemento emocional, físico e espiritual. Não deixe que o orgulho e a vaidade levem seu relacionamento ao fracasso. 

Leia também: