Estudo bíblico de 2 Coríntios 7 

Estudo bíblico de 2 Coríntios 7 

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 7 vamos entender um pouco mais sobre a viagem de Paulo à Macedônia, assim como do amigo Tito e algumas referências sobre os efeitos da primeira carta aos Coríntios. 

Dessa forma, algumas coisas que vamos analisar neste estudo bíblico de 2 Coríntios 7 é que Paulo fala sobre o arrependimento e a amizade de Tito, que trouxe boas notícias sobre os coríntios. Paulo explica, então, que a sua carta anterior, que os entristeceu, tinha o objetivo de levá-los ao arrependimento segundo a vontade de Deus, que produz salvação e não remorso. 

Em seguida, ele se alegra ao saber que os coríntios demonstraram empenho, indignação, temor, saudades, zelo e desejo de justiça diante do pecado cometido na igreja. Ele também expressa o seu amor e confiança pelos coríntios, e elogia a obediência e o respeito que eles tiveram por Tito. Paulo termina o capítulo alertando aquele grupo a se purificarem das impurezas do espírito e da carne, e buscarem santidade. 

Estudo bíblico de 2 Coríntios 7 – Parte 1 

O capítulo 7 começa com Paulo fazendo um apelo para que o cristão busque a santidade tanto no aspecto interior como exterior. 

Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1 

Como veremos no decorrer deste estudo bíblico de 2 Coríntios 7, o arrependimento é essencial para a restauração. Paulo enfatiza que a tristeza que leva ao arrependimento é uma tristeza que leva à salvação. Quando nos arrependemos de nossos pecados, somos capazes de nos afastar de nosso comportamento anterior e nos voltar para Deus. 

O mandamento de sair do meio deles e ser separado (2 Coríntios 6:17) está juntamente com uma promessa: Eu te receberei. Eu serei Pai para vós, e sereis Meus filhos e filhas (2 Coríntios 6:18). Se nos separarmos do pensamento e do agir mundano, nos é prometido um relacionamento mais próximo com Deus. 

Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro. Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito; 2 Coríntios 7:5,6 

Neste trecho lemos uma revelação de Paulo sobre seu estado emocional. Ele esperava uma reação da igreja de Corinto à sua carta. Em seguida, lemos Paulo falando da chegada de Tito, que estava em Corinto, anunciando que a igreja dos coríntios havia aceitado a primeira carta, mais severa. 

A partir do versículo 5, até o 13, lemos sobre a viagem de Paulo à Macedônia, mencionada em 2 Coríntios 2:13. Paulo se sente feliz com as notícias de Tito e as consequências da primeira carta, mais rigorosa. 

Quando Paulo fala da vinda de Tito, ele realmente continua de onde parou em 2 Coríntios 2:13. Em certo sentido, 2 Coríntios 2:14 a 7:4 é uma longa digressão – liderada por Deus, é claro, e contendo alguns dos tesouros mais ricos do Novo Testamento. 

Parte 2 

Uma curiosidade bíblica que desejo compartilhar neste estudo bíblico de 2 Coríntios 7 é que Paulo menciona uma carta que os teólogos e historiadores não sabem qual é. 

Porquanto, ainda que vos tenha contristado com a carta, não me arrependo; embora já me tenha arrependido (vejo que aquela carta vos contristou por breve tempo), agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. 2 Coríntios 7:8,9 

No versículo oito, lemos que Paulo não se lamentava de uma carta anterior, mas não se trata de 1 Coríntios. Ele diz que, apesar de ter causado alguma tristeza à igreja, isso era necessário. Como lemos em seguida, ele explica que o motivo foi provocar o arrependimento, uma mudança de postura. 

Quero fazer uma breve explicação para continuar nosso estudo bíblico de 2 Coríntios. Vamos lembrar a sequência de eventos. As coisas estavam indo mal entre os cristãos em Corinto, e em uma tentativa de colocá-los no caminho certo, Paulo fez uma visita rápida e não planejada que só parecia piorar as coisas (a “visita dolorosa” mencionada em 2 Coríntios 2:1).

Após o fracasso desta visita, Paulo decidiu não visitar Corinto novamente pessoalmente na época, mas em vez disso enviou Tito a eles com uma forte carta de repreensão. Paulo estava muito preocupado sobre como os coríntios receberiam a carta e se isso os levaria a Jesus ou apenas os deixaria com raiva. Quando Tito voltou com boas novas dos cristãos de Corinto, Paulo ficou muito aliviado. 

Parte final de nosso estudo 

Vamos finalizar este estudo bíblico de 2 Coríntios 7 com mais uma reflexão sobre o arrependimento. O arrependimento nunca deve ser pensado como algo que devemos fazer antes de podermos voltar a Deus. O arrependimento descreve o próprio ato de ir a Deus. Você não pode se voltar para Deus sem se desviar das coisas contra as quais Ele é. 

Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. Porque quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que defesa, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vindita! Em tudo destes prova de estardes inocentes neste assunto. Portanto, embora vos tenha escrito, não foi por causa do que fez o mal, nem por causa do que sofreu o agravo, mas para que a vossa solicitude a nosso favor fosse manifesta entre vós, diante de Deus.  2 Coríntios 7:10-12 

Entre os versículos 10 e 12 lemos as consequências do arrependimento: 

  • Resolveu o problema 
  • Provou a inocência deles 
  • E ensinou algo importante 

No versículo 10, o arrependimento, que significa mudar de ideia, levou à salvação. Depois, ao mencionar “Que defesa”, ele se refere às acusações de Paulo, através de uma mudança no modo de agir. Essa tristeza originou um arrependimento. No versículo 12, o termo “do que se fez mal” se refere ao próprio apóstolo Paulo. 

O objetivo do apóstolo ao escrever a “carta triste” não era tomar partido em uma disputa entre os cristãos de Corinto. Seu propósito era demonstrar sua preocupação.

Conclusão 

Este estudo bíblico de 2 Coríntios 7 nos ensina que o arrependimento é essencial para a restauração, Deus é misericordioso e perdoador, o sofrimento pode levar ao crescimento espiritual e a importância de relacionamentos saudáveis na igreja. 

No final deste capítulo, Paulo louva os cristãos de Corinto e eles parecem estar em um lugar de vitória. Mas na “carta triste” (mencionada em 2 Coríntios 2:1) não havia louvor. Qual foi a diferença? Seu verdadeiro arrependimento, relatado por Tito e comentado por Paulo neste capítulo. 

Aprofunde seu estudo bíblico de 2 Coríntios 7 

Se você deseja aprofundar seu conhecimento sobre 2 Coríntios 7, recomendo que compre a Bíblia Anotada e Expandida, que eu usei neste estudo. 

Outra Bíblia de ótima qualidade, e que eu recomendo, é a Bíblia de Estudo Integrada. Porém, se você tem vontade de estudar apenas 2 Coríntios, então minha dica é o livro de John MacArthur específico sobre esta epístola. 

Leia também nossa sequência de estudos: 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *