Jovens e adolescentes

Davi e Bateseba – Como quebrar o ciclo de pecados

A história de Davi e Bateseba é uma das mais conhecidas da Bíblia. Nesse estudo vamos ver como Davi errou ao entrar em um ciclo de pecados, na tentativa de justificar seu primeiro erro. Se você trabalha com jovens e adolescentes, acredito que essa passagem bíblica seja uma boa alternativa para você elaborar um estudo sobre pecado e arrependimento. 

Eu me converti em minha adolescência, um período da vida que enfrentamos muitas dúvidas, estamos construindo nossa personalidade, somos muito influenciados por amigos e outras referências “famosas”, que hoje seriam chamados de influencers. 

Não foi fácil lidar com a conversão nessa época. Aprendi muitas coisas que eu gostaria de compartilhar. Sem dúvidas, uma das tarefas mais difíceis foi deixar os costumes e hábitos pecaminosos para caminhar em santidade. 

A história de Davi e Bateseba é uma boa referência para aprendermos a combater o pecado. Para elaborar esse sermão, recomendo que você leia 2 Samuel 11 e 2 Samuel 12, até o versículo 19. 

Depois de ler esse trecho da história de Davi e Beteseba, vamos observar alguns pontos chaves. 

Cuidado com o que você vê

A primeira observação na história de Davi e Bateseba que você pode abordar é que o pecado de Davi começou quando ele viu uma mulher tomando banho. 

E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 2 Samuel 11:2 

Muitos estudiosos entendem que Davi deveria estar em combate, mas não estava e isso lhe causou a impaciência que o levou a caminhar de um lado para o outro em seu palácio. 

Porém, vale destacar que o pecado de Davi com Bateseba não foi seu primeiro deslize nessa área da vida de Davi. Ele já tinha outras mulheres. Ele não se sentia satisfeito com elas. Dessa forma, podemos identificar um coração ingrato ou cheio de cobiça em Davi. 

Combata a cobiça

Quando somos adolescentes e jovens, recebemos um volume muito grande de imagens e ideias prazerosas, mas que não são agradáveis a Deus. Mulheres com trajes sensuais, piadas e conversas de duplo sentido e muitos outros estímulos que nos fazem pensar em coisas que não deveríamos. 

Algumas vezes, esses estímulos chegam até nós por meio de terceiros. Outras vezes, a gente “se deixa” levar até eles. Porém, de um jeito ou outro, é importante não deixar que esses estímulos continuem chegando. 

Davi poderia ter visto a mulher bonita e ter desistido ao saber que era casada, mas ele foi além, pois já era comum para ele (2 Samuel 25:42 e 43; 2 Samuel 3:2 a 5) tomar muitas mulheres por esposa. 

Não podemos deixar se tornar comum a cobiça, bem como todo tipo de pecado, em nossa vida. E a melhor forma de fazer isso é filtrando o que você vê e ouve. 

Não esconda seus erros

Mesmo sabendo que Bateseba era casada, Davi não se arrependeu. Ele ainda bolou um plano para que tudo parecesse “normal”. 

Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. 2 Samuel 11:15 

Quando pecamos, mas não reconhecemos nosso erro, normalmente, tomamos dois caminhos: 

  • Encobrimos nosso pecado
  • Justificamos nosso pecado

Matar Urias lhe daria um aval para parecer que ele, Davi, tinha se deitado com Bateseba apenas após sua morte. Assim, tudo pareceria normal.  

Não tente encobrir, ou justificar seus erros. Quando não estamos dispostos a admitir que erramos, queremos justificar nosso pecado. O pior é que muitas vezes usamos até a Bíblia para respaldar nosso ponto de vista, assim como satanás fez com Jesus no deserto. 

Em outras ocasiões, mesmo reconhecendo que erramos, a gente tenta justificar nosso erro, explicando os motivos que nos levaram ao erro.  

Sabe aquela história do aluno que não faz a lição de casa e chega na escola cheio de argumentos para justificar que não fez o dever? “Eu fui dormir na casa da minha avó” ou “Eu não fiz porque a minha mãe foi para casa da minha tia” etc. Muitas vezes, agimos assim para não reconhecer nosso erro. 

Mesmo jovem ou adulto, a gente mantém esse hábito. Não faça isso. Não seja como uma criança justificando sua falha. Aja como um adulto arrependido. 

Arrependimento produz ação

Apenas após a “bronca” de Natã é que Davi reconheceu seu erro. 

E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. 2 Samuel 12:16 

O profeta Natã já havia avisado que o filho de Davi com Bateseba morreria. Então, Davi percebeu seu erro, começou a chorar e a jejuar. 

Quando você se arrepende, então, você precisa demonstrar isso em atitudes.  

No começo da minha conversão, aprendi a demonstrar meu arrependimento através de atitudes proativas. 

Ao invés de tentar encobrir ou justificar seus erros, ore, peça a Deus ajuda para tomar a decisão correta e demonstre seu arrependimento com atitudes. Ainda que Davi tenta cometido esses erros, Deus deu a ele uma oportunidade; e Davi demonstrou seu arrependimento. 

Quando perceber que pecou. Ore, jejue e peça a Deus forças para lutar contra o pecado. Pois, sem Deus, você não consegue vencer o pecado. 

Complemente seu estudo sobre Davi e Beteseba

Se você é líder de jovens ou adolescentes, recomendo que você adquira o e-book 40 Esboços de Pregações para Jovens, para ler no Kindle da Amazon. Se você é assinante do plano Ilimitado, pode ler esse livro de graça. 

Outro material muito bom para os jovens é a Bíblia de Estudos Plenitude, que tem muitas informações e ideias para trabalhar com esse público. 

O livro Loucos por Jesus, do pastor Lúcio Barreto (Lucinho), também é um ótimo livro para quem está na fase adolescência ou jovem adulto. 

Em nosso site temos muitos outros estudos que podem te ajudar a se aprofundar nesse assunto, confira: 

Se você é líder de jovens, recomendo que leia: 

Compartilhe
Material Gospel

View Comments

Recent Posts

A Parábola do semeador infantil

Quer ensinar a parábola do semeador para crianças? Então, fique esperto neste nosso esboço de…

5 dias ago

Sua família está preparada para a segunda vinda de Jesus?

Neste estudo sobre a segunda vinda de Jesus, vamos refletir sobre como devemos nos preparar…

2 semanas ago

Estudo bíblico de 2 Coríntios 7

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 7 vamos entender um pouco mais sobre a viagem…

3 semanas ago

Os Melhores Materiais para Estudo Bíblico para Casais

Se você trabalha com casais, ou deseja aprofundar seu conhecimento nessa área por questões pessoais,…

4 semanas ago

Preparando suas aulas sobre fruto do Espírito infantil

Se você quer dar aulas sobre o Fruto do Espírito infantil de maneira mais profunda,…

1 mês ago

A história de Jonas infantil

Neste resumo da história de Jonas infantil vamos aprender três pontos importantes para nossa vida…

2 meses ago

This website uses cookies.