Como ser um bom pai? Seja como Josué
Se você quer saber como ser um bom pai, então, saiba que a vida de Josué pode te dar mutias dicas. Neste texto vamos ver como o líder israelense Josué foi uma boa influência de pai, não só para seus filhos, mas para todo o povo hebreu. Encontramos a dica no último capítulo do livro de Josué.
A figura paterna tem um papel importante na família. Não por acaso, Deus se revelou em diversas passagens bíblicas como Pai, em especial nos ensinamentos de Jesus Cristo. A figura do bom pai deve ser forte e marcante, de forma que toda a família tenha interesse em seguir seu exemplo. Um pai ausente, por outro lado, tem influência negativa sobre seus filhos.
Pais controladores, autoritários ou preguiçosos, igualmente, trazem maldição sobre sua casa e sua descendência. Quando Josué se posicionou dizendo que ele sua casa serviriam ao Senhor, ele estava exercendo seu papel de sacerdote do lar, não de forma truculenta ou como uma ditadura.
Quer, então, saber como ser um bom pai? Continue lendo este estudo.
Como ser um bom pai?
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Josué 24:15.
Neste trecho vemos que Josué tinha o comando de seu lar e estava determinado a fazer que sua família servisse ao Senhor de Israel.
Desde que espiou a terra de Canaã, Josué já demonstrava grande confiança e dependência de Deus. A melhor dica para você se tronar um bom pai é ser dependente de Deus. Saber entregar suas decisões, seus caminhos ao Senhor. A vida de pai está cercada de decisões importantes, que podem trazer bênçãos ou maldição para a vida de seu filho. Tomemos o exemplo Jacó.
Por outro lado, ao demonstrar preferência por seu filho José, fez com que os demais irmãos tivessem inveja do caçula, a ponto de quererem matá-lo. Tudo isso porque o pai não sobe lidar com o fato de ter doze filhos, demonstrando clara preferência pelo mais novo.
Por isso que quem quer saber como ser um bom pai, deve olhar para Josué.
A liderança do grupo de casais da igreja evangélica deve promover o crescimento espiritual do líder do lar, o pai. Quando temos um sacerdote liderando a casa, não apenas uma família cresce fortalecida, mas uma geração nasce sob esta bênção.
Josué honrava seu líder
Também podemos observar o trecho “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda”. Neste trecho fica claro que Josué sabia ser servo, por isso, em sua família, soube exercer seu papel de bom pai.
Ninguém pode ser líder se não estiver disposto a ser servo. Entender isso é fundamental para quem quer saber como ser um bom pai. Um verdadeiro pai, para comandar sua casa, tem que saber servir em primeiro lugar.
Não são poucos as famílias cristãs que relatam “abuso de autoridade” por parte do pai em seus lares. Palavras agressivas, comandos e ordem em tom de rispidez e, em alguns casos, até agressões físicas. Isso acontece porque estes pais não estão dispostos a servir e quando aprendem que o homem deve ser o cabeça da casa, passam a agir de forma autoritária.
A liderança do grupo de casais deve ter sabedoria para conseguir identificar no grupo se existem casos de extremismos, pais que exercem sua liderança de forma autoritária, se comportando mais como chefes do que líderes.
Por ter sido do exército, talvez, Josué tinha consciência da importância de obedecer as ordens. Mas também era previsível que tenha aprendido a comandar, a passar ordens. A motivação de um bom pai de família deve ser o engajamento de todos pelo fortalecimento e crescimento espiritual da família, e não que todos o serviam como rei.
Josué, o guerreiro
Voltando ao fato de ser guerreiro, podemos lembrar que Josué participou de muitas batalhas, o que lhe conferiu experiência em enfrentar dificuldades. Mesmo em Canaã, quando os israelitas decidiram não avançar, Josué e Calebe foram os únicos que acreditavam na vitória.
Um bom pai deve confiar na vitória sobre as adversidades e não abrir mão de uma batalha. Seja por um filho com problemas, um filho doente ou qualquer outra situação contrária.
Se você gostou deste estudo, leia também:
- Como pregar a Palavra de Deus para famílias?
- Palavra de oferta para famílias cristãs
- Esboço de pregação sobre família: a igreja no lar
- Quer filhos cristãos? Seja um exemplo de pai
- Como educar seu filho corrigindo-o
- Pregação sobre Jacó e Esaú – É natural ter um filho favorito?
- Estudo sobre Abraão. Seja você o pai da fé em sua casa