Como ser um bom marido, conforme a Bíblia

Como ser um bom marido, conforme a Bíblia

Quer ser um bom marido, de acordo com os padrões da Bíblia? Então, confira este estudo bíblico para casais. Aqui, vamos estudar Efésios 5:22 a 29, onde diz que o homem deve amar sua esposa. Então, se concentre agora na leitura e confira esses ensinamentos práticos e importantes.

Uma das analogias mais marcantes sobre o casamento é a de Efésios 5, quando o casamento è comparado ao amor de Cristo e a igreja. Não é raro num relacionamento o homem recorrer ao termo “eu sou o cabeça da casa” para realizar sua vontade.

O marido exige uma mulher submissa, mas não está disposto a abrir mão de sua própria vontade por amor à esposa. Neste estudo bíblico sobre casamento, entenderemos que enquanto o marido não estiver disposto a abrir mão de suas vontades pelas vontades da esposa dificilmente terá uma esposa submissa, e ainda se tiver será exclusivamente por amor da esposa e não por seu exemplo dentro do lar.  

Base bíblica

O texto base para este estudo bíblico sobre casamento está em Efésios 5:22 a 29: 

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja”. 

Cristo abriu mão de sua vontade 

Como dito no texto base, o amor do marido deve ser como o de Cristo pela igreja; e o que Jesus fez pela igreja? Abriu mão de sua própria vontade, como podemos ler em Lucas 22:42 . “Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. Poucos maridos têm dito “não se faça a minha vontade”, pelo contrário insistem em dizer “seja feita a minha vontade. Eu sou o cabeça”. Uma atitude autoritária que em nada se parece com a imagem de Cristo que devemos ter. 

Se as mulheres não enxergarem no marido alguém disposto a dizer “não seja feita a minha vontade” também não conseguirão ser submissas a este alguém. Por isso, muitas mulheres ainda relutam quando precisam ser submissas, pois sabem que estão perdendo sua voz e seu espaço dentro de sua própria família. 

A vida e sacrifício de Jesus é o maior exemplo que temos para aprender como ser um bom marido. 

Só é submisso quem tem fé 

Quando analisamos a submissão da igreja em relação a Cristo podemos entender que isso acontece porque a igreja confia em seu Senhor, sabe que ele tem as melhores decisões e, o mais importante, ele, Jesus, está disposto a abrir mão de sua vontade para fazer o que for melhor pela igreja. 

Ao realizar este estudo bíblico sobre casamento, é importante que o líder ressalte a relação direta entre submissão e fé. 

A esposa só vai aceitar se submissa quando enxergar no marido alguém que toma as melhores decisões a ponto de não fazer o que quer para agradá-la. Quando a mulher está acompanhada de um marido amoroso, está mais aberta à ideia de ser submissa quando for necessário. 

Se a esposa convive com alguém que não transmite segurança será relutante em ser submissa. Seja nas decisões financeiras, na criação de um filho, em um novo emprego ou projeto familiar, se o marido não demonstra consistência, independente de acertar ou errar na maioria das vezes, a mulher não estará segura de seguir os planos do marido. 

O marido que se queixa da mulher rixosa precisa, em primeiro lugar, entender que o primeiro passo é dele, afinal, não é ele o cabeça da casa? Como, muitas vezes, ele mesmo gosta de dizer aos quatro ventos. 

Como se rum bom marido? Assuma sua responsabilidade

Outro problema que percebo que dificulta a harmonia no lar é o marido que empurra para a mulher os projetos que não saíram como planejavam. Ainda que a responsabilidade seja , factualmente, da esposa, cabe ao marido assumir a responsabilidade pela família. Mais uma vez, foi assim que Cristo amou a igreja, ele, sem mácula, assumiu para si a responsabilidade dos erros de toda a igreja. A demonstração de amor de Cristo, faz que a igreja lhe seja grata a ponto de se tornar totalmente submissa aos seus ensinamentos.  

O marido vai conquistar a confiança de sua esposa quando demonstrar que está maduro o suficiente para entender que é sua responsabilidade se, por exemplo, um filho cai nas drogas, ou ocorre uma defasagem financeira. Não adianta empurrar para a mãe essa responsabilidade, ainda que seja (do ponto de vista dele, claro), o marido deve demonstrar estar apto a “vestir esta roupa”, por amor à esposa, livrando-a de qualquer tipo de acusação, como Cristo se entregou por nós.  

Quer saber como ser um bom marido? Então, saiba assumir responsabilidades, pois Cristo assumiu a responsabilidade de nossos pecados. 

Dinâmica 

Para iniciar o estudo sobre como ser um bom marido, o líder pode realizar alguma dinâmica sobre confiança. 

Uma dinâmica para casais fácil de fazer, sobre confiança, é a venda nos olhos pelo caminho. 

Nesta dinâmica, os líderes preparam um caminho com obstáculos (cadeiras para desviar, vassouras no chão para superar, mesas fora do lugar, etc.) a mulher, de olhos vendados, deve ser guiada pelo marido neste caminho. Este guia pode ser feito apenas por palavras (o marido tem que dar orientações à esposa para que ela não esbarre nos obstáculos) ou segurando pela mão, mas sem poder falar.

Seria interessante que os participantes não vejam o percurso antes da brincadeira. Por isso, seria interessante, preparar o percurso em uma sala separada e cada casal participar individualmente da brincadeira, para que nenhum casal leve vantagem de planejar uma estratégia, pois o objetivo desta dinâmica para casais não é vencer, mas sim aprimorar a confiança. 

Organização

Os líderes podem cronometrar o percurso de cada casal e oferecer um prêmio para os vencedores, só para tornar a brincadeira mais divertida. 

Ao realizar este estudo bíblico sobre casamento, o objetivo é ressaltar o quanto o marido deve desenvolver a confiança em sua esposa. Outros exemplos de confiança em Cristo podem ser usados, como Pedro andando sobre as águas, ou a pesca maravilhosa. 

Leia também: