Como pregar a Palavra de Deus para as família?

Como pregar a Palavra de Deus para as família?

Quer saber como pregar a Palavra de Deus? Então, essas 3 dicas sobre como fazer isso vão te ajudar muito. Selecionamos alguns pontos chaves que podem servir de guia para que você comece a pregar sermões edificantes.

Quando falamos em pregação, reunião cristã, escola bíblica dominical (EBD) ou culto evangélico, estamos entrando em um campo espiritual que precisamos ter conhecimento e seriedade. No entanto, segundo alguns bons pregadores, algumas dicas para sabermos como pregar a Palavra de Deus de forma eficiente pode nos ajudar a render um culto racional. E

m Romanos 21:1 lemos sobre o culto racional, o que nos leva a entender que além dos conceitos espirituais, o culto também precisa ser pensado de forma lógica, racional. No entanto, devemos ressaltar que a pregação da Palavra de Deus de forma lógica, como uma palestra nunca vai render tantos frutos se não tiver preparação espiritual e compromisso com a fé cristã. 

Dicas para pregar a Palavra de Deus

Neste texto selecionamos as três dicas sobre como pregar a Palavra de Deus de forma eficiente, de acordo com pregadores evangélicos experientes e reconhecidos do Brasil. 

Precisamos mesmo nos preocupar com tempo, forma de falar, ou como dar recados em nossas igrejas? Isso faz diferença? Podemos comparar com coisas que faríamos para pessoas importantes. Se somos chamados para um evento com o presidente, não íamos nos arrumar e chegar com antecedência? Se formos convidados para falar em uma universidade, não vamos preparar bem o discurso, não vamos nos preocupar com o horário dos alunos? Em nosso trabalho, é rotineiro os atrasos de vinte, trinta minutos? 

Em Malaquias 1:8 o profeta critica a falta de seriedade dos sacrifícios que eram feitos a Deus. O profeta ainda é bem-humorado ao dizer algo como “ofereçam isso ao teu príncipe. Ele te receberia bem se vocês oferecessem isso a ele?” 

1- Pontualidade 

Vamos começar este tópico comprando nossa vida profissional com os compromissos na igreja. Em nosso trabalho não nos atrasamos, muitas vezes até preferimos chegar mais cedo para dar conta do volume de serviços. Por que, então, quando falamos de culto, escol dominical, ou reunião de oração, por exemplo, não temos este compromisso? 

Podemos ler um versículo bíblico sobre pontualidade em Jeremias 48:10: “Maldito é aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente”.  

Ainda que não seja um versículo sobre pontualidade de forma clara e explícita, podemos entender que falta de pontualidade é tratar a obra do Senhor de forma relaxada. 

Em uma empresa, desejamos dar o nosso melhor com medo de sermos reconhecidos, ou para ganhar notoriedade perante nossos chefes. Sabemos que a falta de pontualidade pode causar demissão. Do ponto de vista do patrão, desejamos funcionários pontuais, você não desejaria? Por que então nos comportamos de forma diferente quando o assunto é o culto evangélico. 

Como pregar a Palavra de Deus com pontualidade?

Trazendo o assunto para o lado humano, devemos lembrar que a falta de pontualidade é um mal típico brasileiro (não seria exagero dizer maldição). A falta de pontualidade irrita muitos fiéis. Você já parou para pensar se a falta de pontualidade não pode fazer um visitante desistir de retorna outras vezes? 

Outra passagem bíblica que ressalta a importância da pontualidade é a parábola das dez virgens – Mateus 25.  

Se desejamos aprender como pregar a Palavra de Deus temos que nos preocupar com o horário, principalmente o de início, pois os atrasos podem deixar os participantes, principalmente os visitantes irritados a ponto de não desejarem mais retornar. 

A pontualidade também expressa respeito. Quando não respeitamos alguém, não temos vontade de ficar com esta pessoa. Quando marcamos horário com alguém importante, não temos o cuidado de ser pontual? Os membros da igreja que chegaram no horário, ou até mais cedo, não merecem seu respeito, sua pontualidade? 

2- Excessos de recados e preliminares 

Ok, recados e testemunhos precisam ser dados. Aliás, alguns cultos somente de testemunhos sempre são bons e muitas vidas se convertem. Da mesma forma, os recados são importantes para que os membros e visitantes conheçam a programação da igreja. Mas devemos fazer tudo com equilíbrio e respeitando o horário. Como dito no primeiro tópico (pontualidade) devemos respeitar os membros e entender que eles têm compromissos para depois do culto, pegar ônibus, ir jantar, ir almoçar, realizar uma visita, trabalhar. Não importa o motivo, devemos ser pontuais e para isso, devemos controlar o tempo de recados e testemunhos para um culto de fluidez. 

Se houver o testemunho, o ideal é que seja algo referente à pregação. Sobre os recados, muitas igrejas já adotam a prática de dá-los antes da pregação, assim não prendem os membros e visitantes após a pregação. 

Outra prática que vem se tornando comum é a utilização de vídeos para os recados. Antes da Palavra, um vídeo de dois ou três minutos é passado com os recados. Esta metodologia é ótima porque é mais dinâmica e evita repetições e comentários cansativos. 

Como pregar a Palavra de Deus com tantas preliminares, recados, avisos. Talvez, somando-se o tempo dessas outras coisas, o tempo de pregação acaba sendo menor do que o tempo gasto com essas preliminares, recados e avisos. 

Neste tópico, também podemos incluir outras procedências da igreja como apresentação de crianças, casais, noivos, novos membros e até notificação sobre desligamento de membros. 

É interessante perceber como em igrejas evangélicas de “renome” essas práticas são bem organizadas. Seria coincidência? 

3- Pregue o necessário, sem repetições 

Algumas vezes, quando o pregador se aproxima do final do sermão e percebe que o tempo “passou muito rápido”, ele tenta “prolongar” a pregação e faz alguns improvisos para que não acabe tão cedo, mas nem sempre o resulto é bom porque fica repetitivo e cansativo. 

Quando pregamos, estamos nos colocando sob a vontade de Deus e nem sempre a vontade de Deus é por uma pregação longa, ou que dure um tempo pré-determinado. Muitas vezes a Palavra de Deus é simples, pois o agir do Espírito de Deus transforma vidas mesmo com pregações de alguns minutos. 

Algumas vezes, as pregações são mais demoradas, mas o agir do Espírito de Deus leva a isso. Outras vezes, a pregação precisa ser mais curta. 

O importante, para quem está buscando como pregar a Palavra de Deus, é saber se colocar sob a vontade de Deus. 

Conclusão

Neste texto priorizamos os assuntos referentes ao tempo do culto evangélico. Ao iniciar uma pregação, tenha em mente estes tópicos trabalhe o tempo e o desenvolvimento de sua pregação, mas acima de tudo, submeta-se ao poder e à vontade do Criador, pois para sermos usados por Ele devemos nos preparar para isso. 

Se você gostou deste estudo, leia também: