Como criar um grupo de jovens ou adolescentes
Quer saber como criar um grupo de jovens em sua igreja? Então, confira essas dicas. Uma das fases mais difíceis de nossa vida é a adolescência, quando ainda não sabemos ao certo quem somos. Assim como o que queremos da vida, como devemos nos comportar nas diferentes ocasiões.
Dúvidas e questionamentos pairam a cabeça de todo adolescente. Contudo, a verdade é que mesmo na fase de jovem adulto muitas dúvidas ainda nos rondavam. Lidar com os problemas da adolescência, portanto, não é simples, tampouco rápido. Os problemas da adolescência são tantos que vão influenciam não apenas ele, mas outras pessoas (adultos, idosos, crianças), por isso é importante entender a importância de nos prepararmos bem para lidar com os jovens e adolescentes.
Mas, afinal, como implantar o grupo de jovens em sua igreja?
Basicamente, o processo inclui os seguintes passos:
- Definição de jovens e adolescentes
- Estabelecer as reuniões da equipe de adolescentes
- Criar plano de atividades
- Tomar cuidado com a linguagem dos adolescentes
Nas igrejas, a formação de “grupo de jovens” ou ‘grupo dos adolescentes’ é inevitável para o fortalecimento da própria igreja e, dessa forma, formação de fiéis que possuem imensurável potencial. Contudo é preciso sabedoria, paciência e comunicação para transformar o potencial do adolescente em concreta realização.
Para isso, disponibilizamos lições, ideias para reuniões, ideias para pregações, ideias para atividades e muitos outros recursos direcionado ao adolescente e para líderes de adolescentes. O internauta que é líder do grupo de adolescentes e jovens da sua igreja precisa se munir de material e informação para realizar um trabalho coeso e que renda bons frutos.
Adolescentes ou jovens
Existe uma dúvida frequente nas igrejas: como diferenciar e definir os grupos de jovens e adolescentes? Nas igrejas cristãos, é mais comum criar um grupo de adolescentes direcionado a pessoas de 13 a 17 anos. O grupo de jovens é para pessoas com 18 anos ou mais. Também é comum não estabelecer um ‘teto’ de idade para o grupo de jovens. Atualmente, as igrejas concentram seus grupos direcionados aos adultos em: grupo de casais, grupo de mulheres e grupo de homens, além, é claro, do grupo de jovens.
De qualquer forma, seja grupo de adolescentes ou grupo de jovens, é recomendável que, em algumas ocasiões, sejam realizadas dinâmicas evangélicas, para unir o grupo e demonstrar determinado ponto de vista.
Neste site, optamos por oferecer apoio ao jovem e adolescente de uma forma única, evitando duplicidade de material, já que as dinâmicas, palavras e temas dos encontros são parecidos.
Reuniões
As reuniões do grupo de jovens são diferentes de reuniões para adultos ou casais, pois precisam ser mais dinâmicas e informais. Mas atenção, os jovens podem se sentir constrangidos em um grupo mais formal, principalmente os novos membros da igreja. Uma dica para lidar com adolescente é não passar muita rigidez ou ‘profissionalismo’ no trato com eles. Evitar acusações e não apontar erros é primordial, uma vez que os adolescentes tendem a não ter boas relações com pessoas que apontem constantemente seus erros. Isso não significa deixá-los fazer o que querem, mas saber se comunicar e deixá-los à vontade.
O ideal é organizar uma reunião por semana para o grupo de jovens e adolescentes. Algumas igrejas realizam esta reunião aos sábados, ou em um dia de semana, na própria igreja. Levando em consideração que muitos jovens e adolescentes trabalham e estudam, o mais recomendável é que as reuniões sejam realizadas aos sábados, sem avançar muito no horário por diversas questões. Uma reunião das 19h às 21h, ou até mesmo das 20h às 21h já é o suficiente para unir o grupo e realizar diversas atividades.
Atividades
O encontro de jovens deve ser rápido e informal. Os jovens se sentem mais à vontade com roupas confortáveis e em ambientes que se sentem seguros para falarem o que pensam e onde possam apresentar suas dúvidas sem serem rotulados ou sofrer qualquer tipo de repreensão. Caso a igreja possua muitos adolescentes, ou jovens, pense em criar mais de um grupo, pois ambientes muitos cheios podem tirar o conforto e a segurança do jovem. Uma ideia é criar grupos de meninas e meninos.
Mesmo um grupo pequeno de adolescentes não impede que, pelo menos, algumas reuniões sejam feitas separadamente, assim eles se sentem mais confortável para discutir alguns assuntos, assim como são feitas algumas reuniões de casais. Por isso, as igrejas adotam equipes de homens e grupos de mulheres. Com o grupo de adolescentes, algumas reuniões podem ser feitas separando os meninos e as meninas, gerando mais conforto e segurança.
Os temas das reuniões de jovens e reunião de adolescentes devem ser muito próximo daqueles direcionados aos novos membros, principalmente quando se tratar de encontro de adolescentes. Alguns temas que podes ser apresentados são: a doutrina da igreja, sexo antes do casamento, festas, música, dificuldades na escola, como enfrentar dificuldades no trabalho…
Linguagem
Um erro comum, que já vi é de adultos que querem ser adolescentes e forçam uma linguagem, passando uma imagem ridícula, a não ser em casos que o líder faça isso propositalmente como uma sátira. Seja natural e evite termos rebuscados. Normalmente, os líderes são casais que possuem filhos adolescentes, assim podem ter uma proximidade maior com o grupo. A linguagem deve ser simples, sem usar muita ‘gíria de crente’, como “querubins, potestades, varão…”.
Mãos a obra
Se você está iniciando agora seu trabalho com os jovens e adolescentes, não se esqueça de algumas dicas importantes para a realização de um bom trabalho.
- Adquira material sobre diversos assuntos
- Defina o tema das reuniões com antecedência
- Realize encontro de jovens e adolescentes, ao menos uma vez por semestre
- Programe atividades além dos muros da igreja
Leia também: