Porque podemos considerar Naamã um exemplo para o casamento cristão?
Neste estudo para o casamento cristão, vamos analisar a vida de Naamã. Provavelmente você esteja pensando que Naamã foi um mau exemplo, porém, veremos que não é bem assim.
Por muitos anos ouvimos pregações sobre Naamã, um general do exército israelita, “orgulhoso”, mas desta vez vamos ver que Naamã foi um exemplo de homem, que deve ser seguido por todo homem e casamento cristão.
Ele tinha um caráter que serve de exemplo para os maridos cristãos. Lendo a história de Naamã – 2 Reis 5 – podemos extrair algumas lições para o homem. Realizando uma análise mais cuidadosa do texto podemos perceber que na verdade Naamã não era tão orgulhoso, como aprendemos por anos e anos, mas era um marido e um servo de Deus com caráter.
Tanto que, ao lermos Lucas 4::27 entendemos que na época que vivia ele foi o único leproso curado.
“E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro”.
Uma leitura mais cuidadosa do texto que nos fala que Naamã foi curado de lepra, percebemos que era homem de grande valor, caso fosse tão arrogante ou orgulhoso não seria curado da lepra. É possível levantar pelo menos quatro características positivas de Naamã, que podem servir de exemplo para o homem cristão, e também para o casamento cristão.
Em primeiro lugar devemos considerar o contexto dos fatos. Naamã não era judeu, era comandante da Síria, povo inimigo de Israel. Portanto, qualquer pré julgamento de sua personalidade pode ser leviana, preconceituosa, seria como esperar um comportamento cristão de uma pessoa não convertida.
O Senhor era com Naamã
Logo no primeiro versículo de 2 Reis 5 podemos ler claramente que o autor do livro diz que Naamã conquistara vitórias por que o Senhor era com ele. “E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso”, 2 Reis 5:1.
Também já lemos, em Lucas 4:27, que apesar de existir diversos leprosos em Israel, o único que foi curado não era judeu. Isso nos dá uma dica que, mesmo sem ser servo de Deus ainda, o coração de Naamã era justo. Quando o texto começa falando de Naamã não há uma referência negativa sobre seu caráter, apenas positivas.
O primeiro exemplo de Naamã para o casamento cristão é devemos, acima de tudo, buscar fazer a vontade de Deus. O marido deve submeter-se, humildemente, à vontade de Deus.
Naamã Respeitava seus Empregados
Na sequência do texto podemos ler que uma de suas escravas se sensibilizou com a situação de Naamã. Outra dica importante de seu caráter. Imaginemos que Naamã fosse homem violento, avarento, explorador, ou qualquer coisa do tipo; será que uma de suas servas ficaria com dó dele, a ponto de desejar sua cura.
“E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel”, 2 Reis 5:2-4.
Naamã tinha tamanha consideração por seus servos que teve ousadia de se apresentar ao seu senhor e pedir para ir à terra inimiga em busca de uma cura para seu problema. Talvez seu caráter não fosse tão orgulhoso, afinal ele foi buscar cura em terra inimiga.
Relação de respeito
Além disso, podemos ler que levou consigo grande quantidade de bens materiais. Alguns especialistas, calculando em valores atuais, acreditam que Naamã levava cerca de 10 a 15 milhões de reais (2015) para o profeta de Israel.
O casamento cristão pode se basear no respeito que Naamã tinha por seus funcionários, como um exemplo a ser seguido.
Um marido que não respeita seus funcionários, chefes ou colegas de trabalho, por exemplo, em algum momento, não respeitará sua esposa. Cultive o respeito em seu casamento. Para isso, cultive o respeito a todos.
A indignação no casamento cristão
O texto utilizado pela maioria das pessoas para apontar Naamã como orgulhoso é o de 2 Reis 5:10 a 13.
Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado”.
Consideremos que ele já viajara 40 km para ser atendido pelo profeta, mas lá chegando, o profeta não quis atendê-lo. Coloque-se no lugar dele.
Imagine que alguém lhe chame para uma visita. Chegando na casa do seu conhecido, ele não te atende e você só recebe uma mensagem do porteiro. Certamente, você iria pensar “que falta de consideração, poderia ter avisado antes”.
Independente dos motivos pelo qual isso ocorreu, é importante ressaltarmos que, na sequência, Naamã demostra sua fé e realiza o pedido do profeta Eliseu.
O que isso significa?
Com este trecho podemos entender que no casamento cristão também é natural algumas indignações. A esposa cristã precisa compreender que, algumas vezes, a indignação de seu marido pode ser natural. E vice versa
Alguns problemas vão surgir no casamento, causando algum desgaste. Ao invés de procurar um culpado, busque a solução do problema. A indignação de Naamã até pode ser compreendida, mas, por pouco ele não perdeu a benção por causa disso.
No casamento cristão, algumas vezes nos indignamos, mas devemos ter cuidado para isso não impedir a nossa benção.
Ele tinha bons conselheiros
Como já lemos em 2 Reis 5:2 Naamã era muito estimado por seus servos. E não pensou duas vezes antes de seguir o conselho de uma de suas servas, mesmo sendo de um povo inimigo. Ao lermos os versículos 13 e 14, fica claro que era natural do comandante seguir conselhos de seus servos.
“Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado”, 2 Reis 5:13-14.
Outro segredo para o sucesso do casamento cristão é ter bons conselheiros, ou seja, saber recorrer aos líderes de casais de sua igreja e ler bons livros sobre casamento cristão.
O homem cristão deve saber a quem recorrer para receber conselhos. Receber conselhos de um líder da igreja é bem diferente de ser aconsalhado por colegas do trabalho, ou textos da internet.
O exemplo de Naamã
Fazendo uma releitura do texto, podemos concluir que, ao contrário do que aprendemos por anos, Naamã tinha muito mais características positivas do que negativas. Um homem que conquistava vitórias em guerras com auxílio de Deus, era estimado por seus servos, admirado pelo povo e foi o único leproso curado por Eliseu, israelita, povo inimigo dos sírios.
Os homens, de hoje, podem aprender muito ao ler a história de Naamã. Podemos aprender a ouvir conselhos, nos dispor a seguir as instruções dos profetas e estar submisso à vontade de Deus, sendo justo e correto em nossas atitudes.
Leia outros texto para edificar o relacionamento cristão: