Dicas e atividades

Características das crianças juniores

Há professores que preferem lidar com crianças menores, outros preferem as mais crescidas. Seja qual for o caso, o professor da igreja infantil precisa saber lidar com crianças de diferentes idades. Normalmente, as igrejas evangélicas consideram as crianças com idade entre doze e catorze anos como pré-adolescentes. Em igrejas menores, esta faixa etária pode ser classificada como juniores ou até mesmo já são incluídos na turma dos adolescentes. As crianças com idade entre 12 e 14 anos possuem características bem específicas e, de certa forma, até fáceis de identificar, quando comparamos com crianças menores. O professor dá aula para os juniores precisa estar preparado para lidar com alguns desafios que não enfrenta quando dá aula para crianças mais novas.

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS JUNIORES EM PDF

Características físicas

O pré-adolescente está em mudança física como nunca esteve antes. Os alunos juniores se desenvolvem rapidamente e, de certa forma, irregularmente. Isso os deixa com aquele “jeitão” desajeitado. Eles estão sempre tropeçando e esbarrando nas coisas. Isso acontece justamente porque ainda não se acostumaram com o corpo que estão desenvolvendo. Mesmo quando chegam à adolescência, isso continua. Por causa disso, ficam sem graça quando os chamamos de desengonçados, por exemplo.

O professor da turma de juniores e pré-adolescentes tem que ser paciente e compreender essas mudanças físicas, e como isso afeta nas atividades. Vai ser normal, durante a aula, as crianças tropeçarem entre si, derrubarem coisas ou falarem alto, pois até a voz muda e pode causar situações incomuns.

As meninas se desenvolvem fisicamente antes dos meninos. Logo as meninas estão com características de moças, enquanto os meninos ainda terão jeitos de crianças.

As crianças entre 12 e 14 anos têm explosão de energia, mas logo ficam cansados.

Características mentais

Nesta faixa etária o desenvolvimento mental é bem apurado, o que os leva a raciocínios mais aguçados e questionamentos surpreendentes. O professor precisa se preparar para lidar com algumas perguntas mais difíceis e outras que nem mesmo saberá responder na hora. Para aprender eles precisam ser desafiados. Ensinar o básico não funciona. Os juniores precisam conhecer coisas novas e detalhes que as crianças mais novas não aprendem.

Crianças com 12 a 14 anos são engraçadas e possuem um bom senso de humor, por isso, vivem fazendo piadas. Os adultos podem achar algumas dessas piadas chatas ou sem graças, mas precisam lembrar que o pré-adolescente ainda está apurando seu próprio senso de humor.

Outra dica para lidar com pré-adolescente é que suas emoções são extremas. Quando estão tristes estão realmente tristes e quando estão felizes ficam ansiosos e ativos, sendo difícil controlar seus impulsos.

Características sociais 

O pré-adolescente tem uma necessidade de companheirismo, eles precisam se sentir aceitos no meio onde estão inseridos. Como estão em fase de fazer amigos, são facilmente influenciados pelos colegas. A lealdade antes dedicada aos pais, agora podem ser transferidas aos amigos da escola.

Uma característica importante é que começam a observar os mais velhos. Isso fica muito fácil de observar quando o pré-adolescente tem um irmão mais velho.

Também é nesta faixa etária que começam a se sentir atraídos pelo sexo oposto. Por isso, o professor dos juniores precisam saber a lidar com este assunto. Uma dica seria pedir dicas com os líderes dos adolescentes sobre livros, dicas e temas.

Características espirituais

Um ponto negativo para os professores da igreja infantil é que a conversão de uma criança com idade entre 12 e 14 anos já é mais difícil. Eles querem saber os motivos das coisas e querem informações mais profundas.

A boa notícia é que são mais sinceros e curiosos para conhecer sobre Deus e sobre a vida cristã.

Precisam de muita orientação. Os professores da classe de juniores precisam ser exemplos e entender que estão sendo observados o tempo todo pelos pré-adolescentes.

As crianças precisam participar de atividades da igreja. Com esta idade eles querem ficar mais tempo com os amigos e as atividades em grupo são atrativas.

Dicas finais sobre crianças de 12 a 14 anos

O professor dos juniores tem que construir uma autoimagem positiva de cada criança. Uma dica para isso, é descobrir coisas que eles façam bem feito e realizar este tipo de atividade.

Priorize as atividades que podem ser feitas em conjunto.

Tudo o que for feito deve ter referência às coisas que eles gostam.

Para falar de Deus, mostre que através de sua Palavra temos orientação adequada para nossa vida. Além disso, mostre a necessidade de um relacionamento individual com Deus.

Seja um exemplo e dê exemplos de pessoas próximas sobre o bom comportamento do cristão.

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS JUNIORES EM PDF

Leia também:

Compartilhe
Material Gospel

View Comments

Recent Posts

5 Técnicas de Ensino Bíblico Infantil que eu uso

Não sou professor de formação, por isso, quando comecei a ministrar o ensino bíblico infantil,…

21 horas ago

A Parábola do semeador infantil

Quer ensinar a parábola do semeador para crianças? Então, fique esperto neste nosso esboço de…

1 semana ago

Sua família está preparada para a segunda vinda de Jesus?

Neste estudo sobre a segunda vinda de Jesus, vamos refletir sobre como devemos nos preparar…

2 semanas ago

Estudo bíblico de 2 Coríntios 7

Neste estudo bíblico de 2 Coríntios 7 vamos entender um pouco mais sobre a viagem…

3 semanas ago

Os Melhores Materiais para Estudo Bíblico para Casais

Se você trabalha com casais, ou deseja aprofundar seu conhecimento nessa área por questões pessoais,…

4 semanas ago

Davi e Bateseba – Como quebrar o ciclo de pecados

A história de Davi e Bateseba é uma das mais conhecidas da Bíblia. Nesse estudo…

1 mês ago

This website uses cookies.