Estudo bíblico de Atos 13  

Estudo bíblico de Atos 13  

Neste estudo bíblico de Atos 13 lemos com mais clareza sobre a vida de Paulo. A igreja primitiva surgiu em Jerusalém, depois espalhou-se para Judeia e Samaria e, por fim, para o mundo, a começar pela Ásia e Europa mediterrânea, com as pregações e cartas de Paulo. A partir do capítulo 13 do livro de Atos dos Apóstolos podemos ler sobre a pregação do cristianismo aos gentios. Os missionários eram fortemente influenciados pelo Espírito Santo.  

A expansão da igreja cristã pode ser conferida em uma leitura sobre o livro de Atos. Neste estudo bíblico de Atos 13 traçamos alguns paralelos e enumeramos algumas curiosidades bíblicas que facilitam o entendimento do contexto no qual se desenvolveu a igreja primitiva. Alguns estudiosos dizem que a partir de Atos 13 começa a seção “Atos de Paulo”, já que o apóstolo se torna a figura principal do livro de Atos a partir deste trecho.   

Estudo Atos 13

‘Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé; Simeão, chamado Níger; Lúcio, de Cirene; Manaém, que tinha sido criado com Herodes, o tetrarca; e Saulo. ‘ Atos 13:1

Em Atos 13:1 lemos sobre Simeão, por sobrenome Níger, que era o nome em Latim de Simeão, provável africano. O termo “colaço” significa irmão de criação. Uma curiosidade bíblica é que este termo era usado para definir crianças da mesma idade que os filhos dos reis.

Normalmente, eram criadas juntas. Herodes mencionado aqui é o tetrarca Herodes Antipas, que reinou na Galiléia, durante o ministério de Jesus Cristo. No versículo seguinte, lemos sobre a “separação” de Paulo para a obra. A bíblia nos trás três relatos sobre Paulo sendo separado. Lemos em Gálatas 1:15 que Paulo fora separado em seu nascimento, depois em sua conversão (Romanos 1:1) e neste trecho, quando começa suas viagens missionárias.  

Atos 13:3

‘Então, jejuando e orando, e impondo as mãos sobre eles, os despediram. ‘ Atos 13:3

Atos 13 relata a primeira viagem missionária de Paulo, ao lado de Barnabé. Logo no versículo 3 lemos sobre a importância da oração e do jejum, pois a primeira viagem missionária de Paulo começou após alguns cristãos orarem e jejuarem pela partida dos missionários. Uma curiosidade bíblica, que é importante ressaltar neste momento histórico, é que o evangelho já estava sendo pregado para pessoas não judias (gentios).

Em Antioquia, na Grécia (Atos 11), Samaria e Etiópia (Atos 8) já haviam sido enviados missionários cristãos. No versículo 5, lemos sobre o auxiliar João Marcos, filho de Maria (Atos 12:12), primo de Barnabé (Atos 13:13 e Colossenses 4:10). João Marcos fazia tudo o que Paulo e Barnabé mandavam e, provavelmente até batizando e ensinando os recém-convertidos.  

Estudo bíblico de Atos 13 – versículos 5 a 8

‘Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. Tinham também João como auxiliar. ‘ Atos 13:5

Podemos perceber uma curiosidade bíblica em Atos 13:5. Os missionários começaram a pregar nas sinagogas porque era este o centro da vida judia. Uma das últimas tentativas de converter os judeus.  

‘Ele estava com o procônsul Sérgio Paulo, que era um homem inteligente. O procônsul, tendo chamado Barnabé e Saulo, desejava ouvir a palavra de Deus. ‘ Atos 13:7

No versículo 7 lemos o termo Procônsul que era um governador de uma província romana.  Em Atos 13:8 lemos sobre Elimas. Este nome fora dado por seus amigos gregos. Seu nome era Bar-Jesus. Em seguida lemos sobre Saulo, nome hebraico de Paulo.   

Estudo Atos 13 – versículos 13 a 16

‘E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros viajaram a Perge da Panfília. João, porém, deixando-os, voltou para Jerusalém. Mas eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se. ‘ Atos 13:13-14

No versículo 13 lemos que João Marcos retornou para casa. Este retorno não é detalhado, mas podemos perceber que Paulo ficou chateado, Atos 15:38. No entanto, podemos ler em 2 Timóteo 4:11, que ambos reataram a amizade.   

No versículo 14 lemos sobre as cidades Perge e Antioquia. Perge era uma cidade portuária importante na época. Antioquia ficava em uma rota importante daquela época, e fica a cerca de 900 metros acima do nível do mar. O termo Antioquia de Pisídia pode não ser preciso, já que Antioquia ficava na Frígia, mas como era próximo à fronteira de Pisídia, este termo “Antioquia de Pisídia” era comum. Este termo era usado para diferenciar de Antioquia da Síria, que era mais importante.  

Mais dados e curiosidades da Bíblia

Seguindo nosso estudo bíblico de Atos 13, encontramos mais curiosidades bíblicas.

‘Paulo, levantando-se e fazendo com a mão sinal de silêncio, disse: — Israelitas e todos vocês que temem a Deus, escutem! ‘ Atos 13:16

Outra curiosidade bíblica sobre os costumes judeus da época de Jesus pode ser conferida em Atos 13:16, quando é relatado que Paulo levantou-se na sinagoga, provavelmente para ser melhor ouvido. Isso nos mostra que os rabinos preferiam ensinar sentados, como em Lucas 4:20 e 21 podemos confirmar.  

‘Tudo isso levou cerca de quatrocentos e cinquenta anos. Depois disso, lhes deu juízes, até o profeta Samuel. ‘ Atos 13:20

Em Antioquia Paulo faz uma série de paralelos entre a vida de Jesus e a história de Israel a fim de demonstrar se Jesus era o messias judeu esperado pelo povo. No versículo 20, quando Paulo menciona 450 anos, ele se refere, possivelmente, aos 400 de escravidão no Egito, mais 40 anos no deserto e mais dez para a conquista total de Canaã.  

Atos 13:33

‘como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como também está escrito no Salmo número dois: “Você é meu Filho; hoje eu gerei você.” — E quanto ao fato de que o ressuscitaria dentre os mortos para que jamais voltasse à corrupção, Deus o expressou desta maneira: “E cumprirei a favor de vocês as santas e fiéis promessas feitas a Davi.” ‘ Atos 13:33-34

Quando Paulo fala da ressurreição de Jesus, Atos 13:33, ele está falando de sua encarnação, porém alguns estudiosos acreditam que seja à sua ressurreição física. Há ainda os que acreditam ser uma referência à sua exaltação, como estão em Salmos 2:7.

No versículo seguinte, Paulo menciona Isaías 55:3, ao escrever “fiéis promessas feitas a Davi”. Em Atos 13:35 Paulo cita Salmos 16:10.

Estudo bíblico Atos 13:39 a 47

‘e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vocês não puderam ser justificados pela lei de Moisés. ‘ Atos 13:39

No versículo 39, Paulo faz uma declaração ousada afirmando que o que a lei de Moisés pode purificar, o sangue de Cristo pode também. Em Atos 13: 40, Paulo menciona Habacuque 15.  

‘Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: — Era necessário pregar a palavra de Deus primeiro a vocês. Mas, como vocês a rejeitam e se julgam indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios. Porque o Senhor assim nos determinou: “Eu coloquei você como luz dos gentios, a fim de que você seja para salvação até os confins da terra.” ‘ Atos 13:46-47

Um dos versículos mais importantes da bíblia está em Atos. Em Atos 13:46 está documentado como Paulo e Barnabé decidiram abandonar o ensinamento do cristianismo aos judeus e decidem dedicarem-se exclusivamente aos gentios.

Dessa forma, Paulo passou a ser referenciado como o apóstolo dos gentios – Gálatas 2:9 e Efésios 3:8. No versículo 46, de Atos 13, podemos ler que Paulo disse “volvemos para os gentios”, uma declaração que demonstra a convicção de que o cristianismo precisava ser levado aos pagãos não judeus e não mais aos judeus céticos.  

A primeira parada de Paulo e Barnabé foi no Chipre porque foi ali que Barnabé nascera – Atos 4:36. Então, Paulo cita Isaías 49:6 em Atos 13:47.  

Estudo Atos 13 – últimos versículos

A partir de Atos 13:50 Paulo cita com frequência a aceitação do evangelho pelos gentios e a rejeição por parte dos judeus.

No versículo 51 do livro de Atos lemos que os missionários sacudiram o pó dos pés, demonstrando aos judeus, portanto, sua revolta e que os gentios não eram piores que os judeus, naquele momento, o que ocorria era exatamente o oposto, os judeus incrédulos eram menos “fiéis” que os gentios convertidos ao cristianismo.

O ato de sacudir o pó dos pés, mencionado no versículo seguinte, era um costume comum dos judeus quando chegavam na região, após uma viagem a outro país. Representava, dessa forma, o fim de comunhão, de qualquer acordo. Jesus também menciona este gesto em Lucas 9:5.  

A partir do capítulo 14 de Atos vamos ver como Paulo passou a se dedicar à converter os não judeus, os gentios. 

Complemente seu estudo bíblico de Atos 13 lendo também: