A tentação de Jesus no deserto

A tentação de Jesus no deserto

Neste modelo de aula sobre a tentação de Jesus no deserto vamos aprender a recorrer ao poder de Deus para resistir às tentações diárias que o inimigo nos oferece. Devemos estar atentos à Palavra e reconhecer nossas fraquezas.

  • Texto base: Mateus 4:1 a 11 
  • Textos auxiliares:  
  • Objetivo: Ensinar as crianças a usarem a Palavra de Deus para vencerem as tentações e tribulações 

Introdução 

Você (criança) conhece algum versículo da bíblica de cor? Vocês já viram os pastores, professores ou cantores evangélicos citarem os versículos da bíblia? Você sabe dizer por que isso é importante? Será que a gente precisa mesmo saber os versículos da bíblia? É muito importante a gente conhecer os versículos da bíblia porque eles nos ajudam a vencer as tentações e as tribulações, ou seja, ajudam a gente a não errar e tomar a decisão certa em momentos difíceis. 

Na história de hoje vamos ver que até Jesus Cristo teve que falar alguns versículos da bíblia para vencer a tentação. 

Confira nossa seleção de Desenhos bíblicos para imprimir – Os reis magos, O batismo de Cristo – Tentação de Jesus.

História da tentação de Jesus no deserto

Depois que Jesus Cristo nasceu ele vivia aprendendo a Palavra de Deus. Ele aprendia com os pais e com os líderes religiosos da época. Ele era muito estudioso e às vezes até conversava com os adultos sobre as escrituras sagrada. Até que um dia Jesus já era adulto e se batizou. Ele já tinha trinta anos quando se batizou, ou seja, já era adulto. Quando Jesus se batizou Deus falou a quem estava por ali que Ele era seu filho amado. Depois que Jesus se batizou foi levado pelo espírito de Deus para o deserto.  

Lá no deserto Jesus estava sozinho, quando o nosso inimigo apareceu lá. Isso mesmo, o próprio diabo foi até Jesus, e vocês sabem por quê? Lembram que quando se batizou, Deus avisou que Jesus era seu filho amado? Então. O diabo queria que Jesus pecasse para mostrar que era mais esperto e poderoso que o próprio filho de Deus. 

Tudo começou porque Jesus estava muito tempo sem comer e sem beber. Ele já estava há quarenta dias no deserto sem comer e beber. Foi aí, que satanás apareceu para Jesus e falou. “Jesus, se você é mesmo o filho de Deus, por que não transforma estas pedras e pão”. Na verdade satanás queria que Jesus desobedecesse Deus. Se Jesus transformasse as pedras em pão, na verdade estaria fazendo a vontade de satanás. 

O objetivo de satanás

Satanás faz isso com todo mundo. Ele tenta enganar a gente para que a gente queira fazer a nossa vontade. Às vezes a gente nem percebe que está desobedecendo a Deus. 

Mas Jesus nem se abateu, ele disse para satanás – “Nem só de pão o homem viverá”. Jesus falou uma passagem que está na bíblia, em Deuteronômio 8:3. Por isso é importante conhecer os versículos, para sabermos como agir quando alguém tenta fazer a gente errar. 

Mas satanás não parou por aí, ele viu que Jesus conhecia a bíblia e falou outro versículo para tentar fazer Jesus pecar. Ele levou Jesus para um lugar bem alto e disse – “por que você não se joga daqui para que os anjos de Deus te segure, pois na própria palavra de Deus está escrito que os anjos te protegerão e te segurarão, não te deixando tropeçar”.  

No entanto, Jesus respondeu com outra passagem bíblica e disse “não tentarás o teu Deus”. Ele respondeu isso para nos fazer entender que não devemos ficar falando algo do tipo “se Deus existe porque ele as pessoas sofrem?”. Existem pessoas que só querem acreditar em Deus se verem milagres acontecer, mas Jesus nos ensinou que não precisamos ver milagres todos os dias para acreditar em Deus.

Satanás no deserto com Jesus 

Por fim, satanás mostrou para Jesus todos os reinos e riquezas do mundo e disse “se você me adorar tudo isso será seu”. Se Jesus fizesse isso, todo o mundo acreditaria que ele era mesmo o filho de Deus e ninguém iria crucificá-lo, mas este não era o plano de Deus. O plano de Deus era que seu próprio filho morresse na cruz para salvar o mundo do pecado, Jesus reinasse sobre toda a terra nada disso aconteceria e ninguém seria salvo dos pecados, assim satanás venceria o próprio Deus, pois ninguém teria chance de salvação. 

Mais uma vez Jesus citou uma passagem da Palavra de Deus e disse “está escrito – somente a teu Deus adorarás”. Depois disso, satanás viu que realmente não conseguiria fazer Jesus pecar e foi embora. 

Conclusão 

Satanás tentou enganar Jesus algumas vezes, por isso, certamente vai tentar nos enganar algumas vezes. Assim como Jesus nos ensinou, devemos conhecer bem a Palavra de Deus para não sermos enganados e pecar. 

Para aprender cada vez mais sobre Deus, devemos pedir a Ele sempre para nos dar orientação e entendimento de sua Palavra. 

Na lição de hoje vimos que todos nós somos alvos de satanás. Ele quer nos fazer pecar contra Deus. Para não cairmos em suas armadilhas devemos conhecer a Palavra de Deus, mas não basta isso, devemos, em primeiro lugar, aceitar q verdade de que Jesus Cristo morreu para nossos pecados e ele é o nosso salvador e quem pode nos guiar a ajudar a não pecar. Se você, neste momento quer aceitar que Jesus é o seu salvador vamos orar comigo. 

Confira outros modelos de aula: