A Parábola do semeador infantil 

A Parábola do semeador infantil 

Quer ensinar a parábola do semeador para crianças? Então, fique esperto neste nosso esboço de aula sobre um dos ensinamentos mais populares de Jesus. Além do resumo da aula, separei algumas sugestões de dinâmicas e atividades para você usar durante a ministração da parábola do semeador infantil.  

Eu gosto muito dessa parábola, pois praticamente todo ensino sobre as histórias bíblicas podem se encaixar neste exemplo dado por Jesus. Primeiro, vamos ver como você pode iniciar a aula. 

Introdução 

Você pode começar sua aula sobre a parábola do semeador infantil falando sobre o que é uma semente. Leve com você a semente de diferentes frutas ou legumes. Podem ser sementes de uva, maçã, mamão, feijão, abóbora e abacate, por exemplo. 

Explique que dali nascerá uma grande árvore. Você pode, inclusive, levar fotos das árvores correspondente às sementes que você levou. Depois, você pode explicar que para que a árvore cresça, ela precisa estar em um solo adequado. Então, depois, você pode iniciar sua aula. 

Outra sugestão para você iniciar a aula é fazer uma dinâmica. Porém, acredito que esta sugestão seja mais adequada para salas com poucas crianças, ou que você selecione algumas crianças para a atividade. 

Atividade inicial 

Vamos nomear essa atividade como a “jornada da semente”. Para essa aula, você vai precisar de: 

  • Cartolinas ou folhas grandes com ilustrações dos diferentes tipos de solo representados na parábola do semeador infantil: caminho, solo rochoso, solo com espinhos e solo fértil. 
  • Sementes de feijão ou outra semente visível. 
  • Etiquetas com as palavras: “caminho”, “rochas”, “espinhos” e “boa terra”. 

Instruções: 

  • Espalhe as cartolinas pelo chão, em diferentes áreas da sala. 
  • Peça para as crianças se dividirem em grupos e darem a cada grupo algumas sementes e uma etiqueta. 
  • Explique que cada grupo representará um tipo de solo. 
  • Peça para que coloquem suas etiquetas em um dos tipos de solo. 
  • Cada grupo deve, então, “semear” suas sementes no solo que escolheram. 
  • Após “semearem”, conduza um diálogo sobre o que acontece com as sementes em cada tipo de solo, de acordo com a parábola. 

Para uma semente gerar uma árvore e, depois, gerar frutos, ela precisa estar em um bom solo, certo? Se a gente plantar uma semente na areia da praia, ou deixar no chão da nossa sala, ela vai virar uma árvore? Não, né? 

Da mesma forma, quando ouvimos a Palavra de Deus, precisamos ter um coração preparado para receber essa Palavra. Caso contrário, nossa vida não será transformada e não teremos uma vida que gere frutos para o Reino de Deus. 

Hoje, vamos aprender a história da parábola do semeador, que foi um ensinamento que Jesus passou aos seus discípulos. Vamos conhecer melhor essa história. 

A parábola do semeador infantil 

Num belo dia, Jesus estava na praia e muitas pessoas se reuniram ao seu redor para ouvi-lo. Como a multidão era tão grande, ele decidiu entrar em um barco e falar de lá, enquanto todos se sentavam na areia. 

Então, Jesus começou a contar uma história muito especial: 

— Imaginem um agricultor que saiu para semear algumas sementes em seu campo. Enquanto ele jogava as sementes, algumas caíram no caminho, e os passarinhos rapidamente vieram e comeram todas elas! 

Algumas sementes caíram em lugares onde havia muitas pedras. Estas sementes até começaram a crescer, mas como não havia terra suficiente, elas secaram ao sol porque as raízes não eram muito profundas. 

Outras sementes caíram entre espinhos. Quando começaram a crescer, os espinhos também cresceram ao redor delas e as sufocaram. 

Mas algumas sementes, ah, essas tiveram sorte! Caíram em boa terra. Cresceram e deram muitos frutos: umas cem, outras sessenta e outras trinta vezes o que foi plantado. 

Jesus terminou a história e as pessoas olhavam confusas. Elas se perguntavam: “Por que Jesus está nos contando sobre um agricultor e suas sementes? O que isso significa?” 

A explicação da Parábola do Semeador para crianças 

vamos explicar a parábola do semeador infantil. Os amigos mais próximos de Jesus, seus discípulos, também estavam curiosos. Eles perguntaram a Jesus o que a história significava. Jesus explicou: 

— A semente é como a palavra de Deus. O caminho onde os passarinhos comem as sementes são as pessoas que ouvem a palavra, mas logo a esquecem. O solo rochoso é como as pessoas que ficam felizes em ouvir a palavra de Deus, mas quando têm problemas, desistem. Os espinhos são as preocupações da vida que impedem a palavra de Deus de crescer em nossos corações. 

Mas a boa terra? Bem, essas são as pessoas que ouvem a palavra de Deus, entendem e fazem boas ações. Eles são como as sementes que crescem e dão muitos frutos. 
E assim, Jesus queria que todos soubessem que é importante ouvir a palavra de Deus e deixá-la crescer em nossos corações.  

Mas o que significa a parábola do semeador infantil? Assim como uma semente precisa de boa terra para crescer, nós precisamos abrir nossos corações para a mensagem de Deus. E quando fazemos isso, podemos fazer coisas incríveis! 

Colocando esses ensinamentos em prática 

Quando você terminar a parábola do semeador infantil, então, você deve explicar que nosso coração pode se parecer com esses quatros tipos de solos. 

A beira do caminho 

As sementes que caíram na beira do caminho logo foram levadas pelas aves. Assim, muitas pessoas rejeitam a Palavra de Deus assim que ouvem. Às vezes você quer falar de Jesus para alguém, mas essa pessoa logo diz que não quer ouvir, ou que “já tem sua religião”. 

Assim, elas não deixam que a Palavra gere frutos e passam a viver como se Deus não existisse. Portanto, ela não produz frutos para o Reino de Deus. 

Pedras 

Outra parte das sementes, mencionadas na parábola do semeador para crianças, caiu nas pedras. Elas não criam raízes e logo morrem. Da mesma forma, algumas pessoas até aceita a Palavra de Deus, mas não suportam algumas dificuldades e logo desistem. 

Muitas pessoas desistem de ser cristãs porque começam a ser perseguidos na escola, ou porque passam por algum problema e pensam “não acredito em Deus, pois se deus existisse mesmo eu não estaria passando por problemas. 

Espinhos 

O terceiro solo que vimos, nesta parábola do semeador infantil, foi o cheio de espinhos, que representam as riquezas deste mundo. As riquezas, aqui, não significam só o dinheiro, mas a popularidade, poder e tudo mais que enche o homem de vaidade. 

Muitas pessoas ouvem a Palavra de Deus, aceitam, mas se perdem porque não têm domínio próprio e preferem viver nos pecados que a vida oferece. Devemos tomar cuidado, pois nem sempre o pecado é ruim. Afinal, quem não quer ser rico e poder fazer o que quiser? 

Bom solo 

O solo bom é como o coração da pessoa que ouve a Palavra de Deus e se dispõe a obedece-la. Se você quer gerar bons frutos para o reino de Deus, você precisa cultivar seu coração. Para isso, você deve estar sempre disposto a aprender mais. Algumas atitudes que você pode ter, para manter seu coração fértil, são: 

  • Ler a Bíblia 
  • Ir à Igreja 
  • Orar 

O primeiro passo para você ter um coração como um solo fértil é aceitar Jesus como o Senhor da sua vida. Assim como vimos na parábola do semeador infantil, hoje, precisamos pedir que Jesus venha habitar em nós, para que ele plante a semente em nosso coração. 

Para aceitar Jesus como salvador de nossa vida, basta uma oração. Se você nunca pediu para que Jesus seja o seu salvador, podemos fazer isso agora. Então, professor, ao terminar a aula sobre a parábola do semeador para crianças, ore por aqueles que querem aceitar Jesus como seu salvador. 

Complemente suas aulas 

A parábola do semeador é uma das histórias bíblicas mais conhecidas. Ela é ideal para ensinar às crianças sobre a importância de manter um coração voltado para Deus. Por isso, mesmo, é muito indicada para ações de evangelismo infantil. 

Se você é professor do ministério infantil de sua igreja, ou tem filhos, e quer aprimorar suas histórias, recomendo que adquira a Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil da APEC

Minha indicação para professores e líderes do ministério infantil é o meu livro Ministério Infantil não é brincadeira. Aqui falo sobre assuntos como: 

  • Como elaborar aulas 
  • Como vencer a timidez 
  • Como criar material, mesmo sem habilidades manuais (como eu kkk) 

O livro pode ser adquirido no formato e-book para Kindle, e em capa comum na Amazon. Porém, recomendo que compre diretamente na Editora Uiclap, que oferece o menor preço. 

Além disso, outra opção, para quem tem pressa, é comprar pelo Mercado Livre, onde o livro está disponível para envio imediato. 

Se você gostou desta aula sobre a parábola do semeador infantil, recomendo que leia também outros modelos de aula, como: 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *