Sua família está preparada para a segunda vinda de Jesus? 

Sua família está preparada para a segunda vinda de Jesus? 

Neste estudo sobre a segunda vinda de Jesus, vamos refletir sobre como devemos nos preparar para este evento, pois, muitas vezes, pensamos que seremos salvos ou condenados levando em consideração somente o que estivermos fazendo no exato momento da volta de Cristo. 

Como professor do ministério infantil, já tive a oportunidade de dar algumas aulas sobre a segunda vinda de Jesus. Uma coisa que eu aprendi é que quase sempre, tememos a volta de Jesus pensando somente “e se eu estiver pecando bem na hora que ele voltar?”. 

Pensando assim, na verdade, estamos abrindo uma brecha em nosso coração, para pensar. “Porém, se ele não voltar agora, posso pecar”.  

Por isso, nossa preparação para a segunda vinda de Jesus não deve ser baseada pensando apenas: “o que estarei fazendo quando ele voltar?”. 

Nosso pensamento correto deve ser: “Estou preparado para a segunda vinda de Jesus?”. 

Você já parou para pensar que seria injusto pensarmos que todas as pessoas podem ser salvas ou condenadas conforme sua vida inteira, porém uma parte da população seria salva ou condenada levando em consideração apenas um momento? No caso, a volta de Cristo. Pois é. 

Como será o julgamento na segunda vinda de Jesus? 

De acordo com a Bíblia, a volta de Jesus está associada a um momento de julgamento, no qual todas as pessoas serão avaliadas por suas ações e palavras durante a vida terrena. Esse julgamento é descrito em Mateus 25:31-46, onde Jesus fala sobre o julgamento das nações. 

O julgamento na volta de Jesus será baseado nas ações e atitudes das pessoas durante suas vidas. Serão recompensados aqueles que ajudaram os mais necessitados e viveram uma vida justa e piedosa.  

Por isso, devemos buscar viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, amando e servindo ao próximo, para que possamos ser encontrados dignos de receber as recompensas prometidas na vida eterna. 

Portanto, a preparação para a volta de Jesus não deve ser baseada em um momento específico, mas em uma forma de vida de perseverança na fé e combate ao pecado. 

Para que você e sua família se prepare para a segunda vinda de Jesus, separei alguns pontos fundamentais para reflexão. 

Seja forte 

Quanto mais perto da volta de Jesus estivermos, mais perseguições e afronta enfrentaremos. Precisamos perseverar na fé, mesmo quando todos afirmam coisas como:  

  • Deus não existe  
  • A Bíblia é um livro antigo, que não serve para os dias atuais 

Desde os tempos remotos, Paulo e Barnabé já passaram por isso: 

E também ensinavam que era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no Reino de Deus. Atos 14:22 

Esse versículo nos mostra que você precisa estar preparado para enfrentar as dificuldades que podem surgir em seu caminho. Ainda que isso signifique passar por perseguições, a nossa fé deve permanecer inabalável. Jesus mesmo disse em João 16:33: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. 

Além disso, a Bíblia nos ensina que as perseguições podem ter um propósito maior. Em Romanos 5:3-5, lemos que “a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança”. Ou seja, as dificuldades que enfrentamos podem nos fortalecer e nos ajudar a crescer na fé. 

Até a segunda vinda de Jesus, a tendência é o cristianismo ser cada vez mais combatido. Quando Jesus ensina aos discípulos sobre a consumação dos séculos, ele diz: 

Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Mateus 24:9 

Portanto, devemos ser forte em nossa fé, para aguentarmos as perseguições. E isso deve ser anunciado de geração em geração. Caso contrário, no dia da perseguição, seus descendentes podem desistir. 

Seja fiel 

Além de ser forte, até a segunda vinda de Jesus, precisamos ser fiéis aos padrões bíblicos, pois, cada vez mais, a sociedade ensina valores que não estão de acordo com as Escrituras. 

Portanto, para validar os padrões “politicamente corretos”, a sociedade caminha para categorizar a Bíblia como um livro antigo, sem valor para estabelecer padrões comportamentais. 

Portanto, sejam obedientes a Deus e deixem de ser teimosos. Deuteronômio 10:16 

Até a segunda vinda de Jesus, precisamos lutar para manter os padrões bíblicos em nossa família. A sociedade se perde cada vez em seus padrões morais e comportamentais, pois cada psicólogo e cada educador, entre outros profissionais, estabelece sua própria regra. Dessa forma, existem milhares de estudos e pesquisas que atestam qualquer tipo de comportamento como aceitável. 

A Bíblia é o único documento que nos oferece um padrão universal a ser seguido. Não importa o local ou a época, as regras são bem definidas. 

Então, até Cristo voltar, precisamos lutar contra as tendências que a sociedade nos impõe como corretos, se elas forem contra o que diz a Palavra Eterna. 

Mude agora 

Como dito antes, quando falamos da segunda vinda de Jesus, não podemos pensar que seremos julgados de acordo com o que estivermos fazendo apenas naquele exato momento. 

Ao pensarmos assim, em determinado momento, podemos nos cansar e achar que podemos pecar, pois pensamos “Jesus não vai voltar agora mesmo”. 

Assim, quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu. 1 João 3:6 

Por isso, devemos ser constantes na luta contra o pecado.  

Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem. Lucas 21:34 

Ensine sua família a lutar constantemente contra o pecado. Não importa se Jesus vai voltar cedo ou tarde, estejam preparados. 

Complemente seu estudo sobre a segunda vinda de Jesus 

Um bom livro para ler sobre a volta de Jesus é “Quando Cristo voltar”, de Max Lucado

Outro material bom para fazer estudos bíblicos é a Bíblia de Estudos Thomas Nelson

Se você gostou deste estudo sobre a segunda vinda de Jesus, leia também os estudos: 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *