4 Dicas práticas para o líder dos adolescentes
Se tornou líder dos adolescentes, mas não sabe por onde começar? Separei essas quatro dicas básicas para que você seja um líder atualizado e preparado.
As igrejas evangélicas estruturam-se em departamentos e, certamente, um dos que precisam de melhor atenção e dedicação é o departamento dos adolescentes. A liderança de adolescentes precisa dar atenção especial a este grupo de pessoas cheias de dúvidas e questionamentos.
Ser líder de adolescentes é uma tarefa que exige compromisso e planejamento, por isso, é importante algumas dicas para os líderes dos adolescentes evangélicos.
Os pastores, presbíteros e demais líderes precisam dar cobertura espiritual para as pessoas que trabalham com os adolescentes da igreja cristã, pois a batalha espiritual é grande, principalmente em tempos modernos, onde adolescentes têm acesso à internet, televisão e informações destrutivas tão facilmente.
Desafios de liderar adolescentes
Um desafio comum na liderança de adolescentes é buscar assuntos modernos. O segredo, é começar pelo básico, com estudos bíblicos temáticos, porém, usando exemplos práticos em cada ponto.
Outro desafio é encontrar o material correto. Livros e sites, como este, são uma grande oportunidade para o líder dos adolescentes reunir um grande número de material, para ir utilizando aos poucos.
1- Prepare as atividades com antecedência
A primeira dica, seja para quem está iniciando um grupo ou quem já lidera, é preparar suas atividades com antecedência. Não apenas enumerar as atividades, mas tudo o que envolve organização, logística, contatos e detalhes devem ser colocados na ponta do lápis para que os adolescentes se sintam confortáveis e aproveite as atividades.
Os adolescentes estão em uma fase crítica e estão começando a ter sua opinião própria, estão começando a formar sua própria personalidade, por isso, muitos deles ficam atentos a procurar falhas. É comum ver adolescentes querendo corrigir os adultos e dizer que fariam isso ou aquilo melhor, puramente por espírito crítico.
Para evitar que suas atividades sejam vista como bobas, inúteis ou mal organizadas, é bom preparar tudo com antecedência.
O ideal é que os preparativos de uma reunião dos adolescentes comecem até um mês antes. Atividades mais complexas como retiros e acampamentos exigem muito mais tempo.
Evidente que alguns detalhes só poderão ser confirmados dias antes de uma reunião, mas não a reunião toda. Ao preparar uma reunião, você deve levar em consideração o tema, a dinâmica, o tempo para cada atividade (leitura, discussão, música, ensaio…).
2- Tenha material atualizado
Os adolescentes dominam muito bem a internet e sabem, ou pensam que sabem, buscar informações atualizadas, por isso, não faça papel de bobo ou desinformado e busque algumas informações em fontes confiáveis e atualizadas. Se você vai falar de como é o Egito hoje, ou vai citar algum costume judeu, busque informações em sites confiáveis. De preferência em mais de um site.
Se for utilizar slides, ou outro material visual, faça algo apresentável. Se não souber como utilizar os programas necessários, peça ajuda aos próprios adolescentes, eles vão se empenhar em ajudar e fazer algo bom porque sabem que os demais vão olhar e saber que foi ele quem fez.
Uma forma de envolver os adolescentes nas aulas é justamente pedindo sua ajuda e solicitando pequenas tarefas.
3- Tipos de reuniões
Os adolescentes que participam de uma igreja evangélica não querem participar sempre das mesmas reuniões. De tempos em tempos vão exigir uma atividade diferente, algo fora da rotina. O jovem cristão não pode ficar entediado participando sempre de reuniões que mais parece um mini-culto: o líder lê uma palavra, prega e fim.
Os adolescentes vão querer atividades que tenham música, outros vão querer atividades esportivas e outros vão querer estudo bíblico mais aprofundado, para conhecer detalhes e curiosidades bíblicas não explícitas na bíblia.
Uma boa ideia e ver com o pastor da igreja a possibilidade de realiar o culto dos adolescentes, no qual os adolescentes cristãos participam do louvor, pode haver um teatro, grupo de dança e até mesmo a palavra pode ser ministrada por um adolescente mais maduro, ou por alguém que eles escolham.
Planeje e pesquise suas atividades para adolescentes cristão com frequência, pois este grupo precisa de variedade de atividades.
4- Faça-os escolher
O departamento dos adolescentes da igreja evangélica não pode ser estático, é preciso ser dinâmico e oferecer atividades variadas, por isso, muitas vezes, o próprio adolescente precisa participar da organização. Além de gerar responsabilidade, o adolescente se sente importante no processo de organização e na igreja.
Eles podem escolher as músicas do culto dos adolescentes, o filme que assistirão no próximo encontro, onde será o próximo retiro e até o tema do próximo estudo.
O adolescente cristão precisa ser ouvido e saber que suas opiniões são levadas em consideração.
Bom trabalho!
As atividades para adolescentes evangélicos sempre rendem bons resultados, quando bem planejadas. Mantenha-se em contato com outros líderes de adolescentes com outras igrejas evangélicas, pois você poderá adquirir novas ideias, e passar suas experiências também.
Leia também: